Empresas com o olhar voltado para o futuro precisam investir em soluções que as tornem data-driven. A consultoria de dados é uma dessas soluções!
Uma pesquisa recente aponta que 93% das empresas brasileiras reconhecem a importância do uso de dados, no entanto, outro levantamento mostra que apenas 5% das organizações fazem bom uso dos dados e sabem aplicar a inteligência de negócio baseada nessas informações.
Os motivos para apenas 5% fazerem bom uso dos dados são muitos, mas um se destaca: a dificuldade em identificar neles padrões e analisá-los corretamente.
Ainda, segundo o relatório, 33% dos executivos concordam que obter inteligência de dados é um dos principais desafios do mundo moderno, e 52% acreditam que as empresas ainda estão muito longe de adotar soluções que ajudem na superação desses obstáculos.
Num futuro próximo, quando praticamente tudo será orientado por dados, não saber reconhecê-los ou usá-los a favor dos negócios pode ser fatal. Aqueles que não os usarem com inteligência correm o risco de perderem competitividade, desempenho e deixarem faltar qualidade nos produtos e serviços.
Infelizmente, o uso inteligente dos dados não é uma operação que se resolve do dia para a noite. Além de requerer conhecimento técnico sobre o assunto e a adoção de uma cultura organizacional voltada para Big Data e Analytics, é necessário ter expertise para extrair insights valiosos dos dados e investir em ferramentas que ajudem na sua boa aplicação.
Hoje, o sucesso dos negócios e das iniciativas digitais é alimentado por estratégias de dados que se adaptam às necessidades dos negócios. Agora, mais do que nunca as empresas precisam ter uma maior consciência para planejar cenários, otimizar, priorizar e focar em investimentos de maneira assertiva para se obter vantagem competitiva.
Os recursos de dados são essenciais para criar recursos de monitoramento, detecção, resposta e previsibilidade, e estão levando as organizações a ciclos sem precedentes de inovação para atender as necessidades do mercado em constante crescimento.
A consultoria de análise de dados ou consultoria digital é um serviço destinado a tornar todo o trabalho de coleta, armazenamento, manutenção, segurança e estudo de dados mais simples. Neste artigo, saiba mais sobre como ela funciona e como pode ajudar a sua empresa. Boa leitura!
Como funciona a consultoria digital
A consultoria de dados digitais é um serviço profissional que aconselha os líderes de negócio a fazerem o bom uso de dados. Nesse serviço são trabalhados métodos, técnicas e estratégias que tornam a empresa data-driven (orientada por dados), além de serem fornecidas assessorias e assistências práticas acerca das análises.
Como a dificuldade em identificar padrões nos dados e analisá-los corretamente é um dos maiores desafios enfrentados na atualidade, investir em consultoria digital é uma importante estratégia para a empresa se tornar mais inteligente e preparada para o futuro, além de sair à frente de concorrentes.
A importância da consultoria de dados para as empresas
Em pesquisa, a International Data Corporation (IDC) estima que o volume de novas informações geradas por ano deve ultrapassar a marca de 175 zettabytes ou 175 trilhões de gigabytes até 2025.
Ao observar esses números impressionantes, é possível compreender o porquê de os dados serem vistos e tratados como o novo petróleo, não é? As informações geradas de forma exponencial assumirão o papel de direcionar e orientar os líderes de negócio sobre o que fazer, como fazer e por que fazer.
Isso é empolgante, mas ao mesmo tempo assustador, e eis o motivo…
A corrida para se tornar data-driven e obter insights inteligentes acerca dos dados começou, e muitas empresas já estão cientes disso. Resta saber agora quais estão dispostas a dar o primeiro passo e investir em soluções que as ajudem a suportar a corrida e chegar até a linha de chegada.
E essas soluções incluem a consultoria de análise de dados e ferramentas como o DHuO Data.
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Etapas da consultoria de análise de dados
Sabendo que a consultoria de dados pode ajudar líderes de negócios a obterem maior inteligência de dados, a questão agora é compreender quais etapas integram essa estratégia e como a empresa pode se beneficiar:
Etapa 1: Coleta de dados e definição de objetivos
Nesse estágio são definidos os objetivos da empresa e a forma como será realizada a coleta dos dados. Aqui também serão determinados os tipos de dados a serem coletados, quais as fontes usadas para a coleta e as ferramentas de apoio que ajudarão os usuários durante todo o procedimento.
Etapa 2: Análise e processamento dos dados
Aqui os dados serão analisados e processados para que, durante a interpretação, a empresa chegue até insights valiosos. Só a coleta não vai gerar esse tipo de informação. É preciso selecionar os dados relevantes, definindo padrões, variáveis e algoritmos.
Etapa 3: Interpretação dos insights e geração de recomendações
Nesse estágio os líderes recebem assessoria para interpretar os insights obtidos através dos dados. O que cada informação significa? Como a empresa pode atuar diante das informações? Quais são os riscos ao ignorá-las? Os profissionais usam esse espaço para gerar recomendações sobre como a empresa pode utilizar os dados de maneira inteligente.
Etapa 4: Aplicação dos insights na estratégia de negócios
Por último, temos a aplicação dos insights. Pelas recomendações dos consultores, os líderes podem definir as ações estratégicas que fazem jus aos seus objetivos e contribuem para sua melhor performance e otimização de resultados.
Por exemplo: se o objetivo é melhorar a experiência dos clientes, os insights podem ser usados em estratégias de atendimento (personalizando o contato com base nas informações de comportamento e interação) ou na entrega de produtos e serviços (melhorando a qualidade com base nos dados sobre preferência e históricos de compra).
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Importância da parceria com especialistas e soluções adequadas
Dados são excelentes para embasar tomadas de decisão e direcionar a empresa para o futuro, mas, antes de investir em consultoria de dados, é importante que os líderes avaliem se as parcerias escolhidas possuem o conhecimento e a expertise necessários para instruí-los rumo à jornada data-driven.
A falta de conhecimento e expertise pode prejudicar a visão e a interpretação dos dados, e colocar em risco o direcionamento inteligente das estratégias.
Além de contar com uma parceria forte, é importante também que os líderes contem com ferramentas modernas que potencializam o uso das informações. Soluções como o DHuO Data, por exemplo, trabalham com Inteligência Artificial, Analytics e Machine Learning, acelerando a transformação de dados brutos em decisões inteligentes.
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