Quer extrair o máximo potencial de ferramentas de compliance fiscal?
O Brasil ocupa a segunda posição no ranking de países que mais tributam as empresas, de acordo com dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Para conseguir lidar com essa complexa legislação tributária, e obter sucesso nas operações de negócio e na transformação digital, é necessário que empresários brasileiros não só invistam em ferramentas de compliance fiscal e tributário, como saibam extrair o máximo potencial dessas soluções.
No artigo de hoje debatemos sobre a importância do compliance tributário e fiscal nas empresas, os benefícios de otimizar a atuação fiscal com ferramentas de compliance, e quais os erros mais comuns que impedem organizações de se manter em conformidade.
Boa leitura!
Entendendo o conceito e a importância do compliance tributário e fiscal nas empresas
Compliance fiscal e tributário é o conjunto de práticas, processos e regulamentações que uma empresa deve seguir para garantir que se mantenha em conformidade com todas as leis fiscais e tributárias.
Estar em conformidade implica cumprir as obrigações acessórias, preencher corretamente as declarações, pagar impostos e manter-se alinhada às normas estabelecidas pelos órgãos governamentais. Além disso, envolve preparar e revisar registros contábeis e fiscais para assegurar que estejam corretos.
Embora o objetivo maior do compliance fiscal e tributário seja evitar penalidades legais, a sua importância vai muito além do que só impedir multas e sanções. Estar em conformidade é construir uma boa reputação para a empresa, e aumentar a confiança que seus clientes, investidores e potenciais parceiros comerciais têm sobre a marca.
Benefícios de otimizar a atuação fiscal com ferramentas de compliance
No estudo “OTRS Spotlight: IT Service Management 2023”, o OTRS Group, mostra que 78% das empresas brasileiras já investem em ferramentas de automação de processos de negócios. Esse percentual sobrepõe alguns países do mundo, contudo, é fato que a resistência por parte dos 22% restantes pode ser um problema.
36% dos executivos entrevistados pela OTRS Groups ainda acreditam que os processos manuais são suficientes para conduzir suas operações. Porém, o próprio estudo comprova que otimizar a atuação é o único caminho para empresas que querem se manter ativas.
- Economia de 24% de tempo de trabalho;
- 18% de economia de custos;
- Crescimento acelerado de 19%;
- 9% de aumento de satisfação de clientes;
- Redução de erro de dados em 14%.
Esses são apenas alguns dos benefícios alcançados a partir do uso de tecnologias. E no caso do compliance fiscal e tributário, não é diferente.
A partir de ferramentas de compliance, que otimizam a performance e o desempenho do setor fiscal e contábil, as organizações podem:
- Reduzir o risco de erros humanos, minimizando, por consequência, a probabilidade de incorrer em multas ou sanções por não conformidade;
- Automatizar processos fiscais e tributários, trazendo mais agilidade para a rotina dos colaboradores;
- Economizar tempo e recursos, que podem ser realocados para atividades mais estratégicas e de maior valor agregado;
- Acessar dados, relatórios e informações atualizadas para construir estratégias e tomar decisões.
Erros comuns no compliance fiscal e tributário
Estar em conformidade com todas as leis fiscais e tributárias não deveria ser um problema, ainda mais se tratando de empresas que já trabalham e sabem como a legislação brasileira é complexa.
No entanto, um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP) a pedido do Instituto Brasileiro de Certificação e Monitoramento (Ibracem) aponta que quase 90% das empresas em território nacional sofrem com problemas fiscais.
Os motivos para isso? Excesso de tarefas e uma equipe de trabalho muito enxuta, o que dificulta a compreensão e o acompanhamento contínuo das normas e legislações vigentes.
Mas é claro que outras barreiras também limitam as empresas a se manterem em conformidade, como é o caso de erros comuns no compliance fiscal e tributário.
- Ignorar a segurança da informação;
- Não alinhar os valores da empresa com o compliance;
- Ser incapaz de identificar as próprias necessidades de negócio;
- Não se preparar para as fiscalizações;
- Negligenciar investimentos em ferramentas de inteligência fiscal e tributária
… são exemplos de erros que contribuem para um índice tão expressivo.
LEIA TAMBÉM | Data driven: transforme o fiscal e tributário em áreas estratégicas
Dicas e insights para maximizar o potencial das estratégias fiscais
Com quase 90% das empresas brasileiras sofrendo problemas fiscais, chegamos à única questão que merece ser discutida:
Como evitar os erros mais comuns no compliance fiscal e tributário e assegurar a conformidade?
A resposta é mais simples do que parece: deve-se adotar medidas práticas que, além de ajudar as empresas a aprimorar operações internas, contribuem para acompanhar o dinamismo da legislação tributária e potencializar as estratégias fiscais.
Abaixo preparamos uma lista com algumas dicas que consideramos interessantes. Confira!
- Revisar periodicamente as mudanças nas leis e regulamentações para garantir conformidade;
- Planejar a estratégia fiscal com antecedência, de preferência no início do ano, para identificar oportunidades de economia de impostos;
- Explorar incentivos fiscais que ajudam na redução da carga tributária;
- Realizar auditorias internas para identificar possíveis problemas de regularidade e documentação;
- Melhorar a comunicação entre os departamentos para garantir uma performance holística à gestão fiscal;
- Promover treinamentos, reuniões e workshops para maximizar a compreensão de colaboradores sobre as implicações fiscais e a importância do compliance tributário e fiscal nas empresas;
- Organizar e manter todos os registros em dia para facilitar o acesso aos documentos e auditorias;
- Investir em ferramentas de compliance fiscal e tributário para gerenciar melhor os dados fiscais, reduzir a incidência de erros humanos e agilizar processos internos;
- Buscar consultoria especializada para receber orientação sobre como melhorar as estratégias fiscais.
A importância da atualização constante
Empresas que sobrevivem ao teste do tempo estão cientes sobre as novas legislações, compreendem suas implicações e sabem como elas afetam o financeiro e as operações de negócio.
Elas se mantêm atualizadas sobre as normas, promovem uma cultura de conformidade dentro do seu time e não medem esforços para atualizar, também, seus procedimentos.
Muitos empresários podem estar satisfeitos com a forma que suas operações estão sendo executadas manualmente, mas uma coisa fica em evidência quando falamos em futuro:
Não acompanhar o movimento de todo o globo pode ser fatal para a permanência de qualquer modelo de negócio. Não só pelo sentido de competir com outras grandes marcas, mas porque tolerar erros de compliance é o mesmo que permitir que eles se transformem em problemas mais críticos.
Conte com a experiência de quem entende do assunto
A Smart Tax Platform é uma ferramenta de inteligência fiscal e tributária desenvolvida pela Engineering que automatiza, gerencia e extrai o máximo potencial dos processos fiscais com tecnologia de ponta.
A partir da solução, é possível:
- Apurar impostos;
- Fazer pré-processamentos de SPEDs;
- Realizar auditorias;
- Emitir relatórios gerenciais;
- Automatizar processos;
- Ter apoio de Inteligência Artificial em análises fiscais de mitigação de risco.
Além disso, as empresas também podem receber o suporte e o acompanhamento de especialistas no setor fiscal e tributário para garantir 100% da conformidade legal.
Simplifique as operações fiscais da sua empresa e elimine de uma vez por todas os erros comuns em compliance fiscal e tributário. Conheça a Smart Tax Platform!