Como reduzir o turnover nas empresas? A IA tem contribuído nesse processo, inclusive nas etapas de contratação e treinamento de funcionários.
Uma pesquisa conduzida em parceria entre o LinkedIn e a PwC revela que, anualmente, cerca de US$ 20 bilhões são desperdiçados globalmente por causa de contratações de funcionários malsucedidas.
De acordo com o relatório da Modern Hire, em resposta a esse e outros desafios, 45% das organizações estão adotando a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar suas práticas de recrutamento e gestão de recursos humanos.
A IA tem desempenhado um papel muito importante ao filtrar bancos de dados e tornar todo o processo de seleção e contratação mais eficiente.
No entanto, sua atuação não para aí. Ela vem ajudando também a reduzir o turnover, um problema que cresceu 56% no Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
No artigo explicamos como a IA está sendo aplicada para reduzir a rotatividade de colaboradores, como calcular o turnover e qual ferramenta a sua empresa pode usar para diminuir o turnover.
Boa leitura!
A importância e os benefícios de reduzir o turnover
A rotatividade de funcionários (turnover) é um problema que traz consequências severas no curto, médio e longo prazo. Ela:
- Dificulta a construção de relacionamento;
- Afeta a dinâmica das equipes;
- Interrompe o fluxo de trabalho;
- Enfraquece a cultura empresarial;
- Gera perda de produtividade;
- Impacta a qualidade do trabalho;
- Leva a atrasos em projetos e metas;
- Prejudica a reputação da empresa.
A saída de funcionários experientes também impacta o desenvolvimento, a inovação e o sucesso do negócio. Isso porque o conhecimento desses profissionais é literalmente perdido com as saídas, sendo necessário muito tempo e investimentos para preencher suas posições.
As empresas que conseguem solucionar problemas associados ao turnover e reduzir o índice de rotatividade são capazes de alcançar benefícios que a tornam mais competitiva, como, por exemplo:
- Construir uma base de colaboradores engajada;
- Melhorar a reputação perante o mercado;
- Reduzir gastos com contratações e treinamentos;
- Aumentar a satisfação e a segurança profissional de colaboradores que já compõem a base e de novos talentos.
Como calcular a taxa de turnover
O cálculo para descobrir se a empresa está com uma alta taxa de turnover é bastante simples. Primeiro, realizamos a soma de todos os funcionários admitidos e demitidos no período e dividimos por 2.
Em seguida, pegamos o resultado dessa divisão, dividimos pelo número de funcionários e multiplicamos por 100.
Aplicação da IA na retenção de talentos
Como vimos acima, altas taxas de turnover podem resultar em custos e impactos negativos para a empresa, como queda na produtividade, enfraquecimento da cultura empresarial e perda na qualidade de produtos e serviços.
Felizmente, a Inteligência Artificial (IA) vem para auxiliar com esse tipo de desafio, abrindo caminhos para uma maior retenção de talentos.
O Machine Learning, por exemplo, pode ser aplicado pelas equipes de RH para entender os reais motivos que levam seus funcionários a deixarem a empresa, e ter uma ideia mais clara de quais os principais problemas que devem ser endereçados.
Esse conhecimento é obtido a partir da coleta e análise de dados, e do uso de algoritmos de autoaprendizado para produzir modelos preditivos que conseguem identificar padrões.
A partir disso, as equipes de RH podem identificar as variáveis mais relevantes para prever o turnover, e em cima dos dados, tomar medidas proativas para aumentar os níveis de felicidade dos seus colaboradores e impedir que os mesmos peçam demissão.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management, 82% das organizações já utilizam Inteligência Artificial para avaliar a retenção e rotatividade de funcionários. Nesse mesmo levantamento, 71% afirmam usar a IA para avaliar também o recrutamento, entrevistas e contratações.
LEIA TAMBÉM | O uso da inteligência artificial para aumentar a eficiência
Quatro estratégias para reduzir a taxa de turnover
A maioria das empresas já sofreu ou sofre com turnover, e a principal causa do problema está relacionada à insatisfação.
Colaboradores que não estão felizes, motivados ou não se sentem valorizados no ambiente de trabalho tendem a procurar locais que os acolham e contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional.
Tendo isso em mente, selecionamos algumas medidas importantes que podem ajudar as equipes de RH a diminuírem níveis de insatisfação, prever o turnover e reduzir a rotatividade de funcionários. Confira!
1- Aumentar o engajamento
Colaboradores engajados tendem a criar laços com seus líderes e colegas, e esses laços fazem com que construam uma carreira sólida na empresa.
Assim sendo, questione-se: “Quais são os fatores que influenciam o engajamento e a motivação dos seus funcionários?”
A partir dessa resposta, você poderá fazer uso dessas fontes com mais frequência para aumentar a interação e o envolvimento entre os times.
2- Valorizar os funcionários
Funcionários que se sentem valorizados abraçam a empresa e contribuem para o seu crescimento.
Neste ponto, responda: “Quais são os melhores benefícios e incentivos que a sua empresa pode oferecer para cada um dos funcionários?”
Cada pessoa é única e possui necessidades ímpares. Portanto, deve-se valorizar os talentos de forma individual, com base em suas próprias conquistas e interesses.
3- Ter um plano de carreira atrativo
Oferecer oportunidades de crescimento mostra aos colaboradores que a empresa está interessada em mantê-los no time, e que valoriza seus esforços.
Dessa forma, avalie: “Quais são as competências, habilidades e os perfis mais adequados para cada cargo ou função?”
Você poderá construir planos de carreira com base no histórico profissional de cada talento, considerando seus conhecimentos técnicos e níveis de experiência.
4- Desenvolver a cultura e melhorar o ambiente de trabalho
Funcionários querem se sentir bem no ambiente em que estão inseridos, e para entregar esse ambiente, é necessário que a empresa desenvolva uma boa cultura.
Nesse caso, “Quais são os riscos de acidentes, desgaste ou conflitos entre funcionários?”
Essas informações podem ser usadas para antecipar ameaças internas e definir políticas de ação para mitigá-las ou resolvê-las.
LEIA TAMBÉM | Ciência de Dados e IA em corporações: tudo o que você precisa saber
Como reduzir o turnover nas empresas: exemplos práticos com IA
Embora o turnover afete boa parte das empresas, é possível reduzir a rotatividade com as ferramentas certas.
Veja, por exemplo, o caso de uma empresa multinacional de tecnologia que utilizou algoritmos de IA para analisar os dados dos funcionários. Ela identificou padrões de rotatividade que a ajudaram a compreender a causa dos eventos e desenvolver programas de mentoria, arranjos de trabalho flexíveis e planos de treinamento personalizados que aumentaram a satisfação dos funcionários.
Outro caso envolveu uma organização do setor de varejo, que adotou análise de sentimento alimentada por IA para monitorar o feedback dos colaboradores e detectar potenciais riscos de turnover. Após avaliar os riscos, implementou iniciativas como programas de reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento de carreira.
Além desses exemplos, empresas têm adotado ferramentas inteligentes para aumentar a governança sobre os seus dados e otimizar o ambiente corporativo. Essas soluções estão contribuindo para diminuir tarefas repetitivas, identificar erros e vulnerabilidades, além de extrair insights significativos para melhorar a eficiência operacional, as experiências dos funcionários e capacitá-los, também, a tomar decisões.
O DHuO Data é uma plataforma inteligente que proporciona um ambiente completo para as empresas trabalharem seus dados. A partir dela, você pode cruzar informações, identificar padrões de comportamento de colaboradores e implementar medidas proativas para retê-los e reduzir o turnover.
Além disso, o DHuO Data conta com um Smart App de Turnover, que é um produto de dados desenvolvido especificamente para ajudar as empresas com modelos de predição de turnover já prontos para usar.