Ir para o conteúdo
Blog Engineering
  • Home
  • Temas
    • Transformação Digital
    • Cloud computing
    • Tecnologia da informação
    • API
    • Inteligência Artificial
    • Cybersecurity
    • User Experience
    • Linguagens
    • Indústria 4.0
    • IoT
  • Materiais Ricos
  • Site
Blog Engineering
Inteligência Artificial

Como reduzir o turnover nas empresas com o uso de IA

Por Engineering Brasil

Em 10/11/2023 • Atualizado em 16/05/2025

8 minutos para ler

Como reduzir o turnover nas empresas? A IA tem contribuído nesse processo, inclusive nas etapas de contratação e treinamento de funcionários.

Uma pesquisa conduzida em parceria entre o LinkedIn e a PwC revela que, anualmente, cerca de US$ 20 bilhões são desperdiçados globalmente por causa de contratações de funcionários malsucedidas.

De acordo com o relatório da Modern Hire, em resposta a esse e outros desafios, 45% das organizações estão adotando a Inteligência Artificial (IA) para aprimorar suas práticas de recrutamento e gestão de recursos humanos.

A IA tem desempenhado um papel muito importante ao filtrar bancos de dados e tornar todo o processo de seleção e contratação mais eficiente. 

No entanto, sua atuação não para aí. Ela vem ajudando também a reduzir o turnover, um problema que cresceu 56% no Brasil, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

No artigo explicamos como a IA está sendo aplicada para reduzir a rotatividade de colaboradores, como calcular o turnover e qual ferramenta a sua empresa pode usar para diminuir o turnover. 

Boa leitura!

Conteúdo

Toggle
  • A importância e os benefícios de reduzir o turnover 
  • Como calcular a taxa de turnover 
  • Aplicação da IA na retenção de talentos
  • Quatro estratégias para reduzir a taxa de turnover 
    • 1- Aumentar o engajamento
    • 2- Valorizar os funcionários
    • 3- Ter um plano de carreira atrativo
    • 4- Desenvolver a cultura e melhorar o ambiente de trabalho
  • Como reduzir o turnover nas empresas: exemplos práticos com IA
    • Compartilhe !

A importância e os benefícios de reduzir o turnover 

A rotatividade de funcionários (turnover) é um problema que traz consequências severas no curto, médio e longo prazo. Ela:

  • Dificulta a construção de relacionamento;
  • Afeta a dinâmica das equipes;
  • Interrompe o fluxo de trabalho;
  • Enfraquece a cultura empresarial;
  • Gera perda de produtividade;
  • Impacta a qualidade do trabalho;
  • Leva a atrasos em projetos e metas;
  • Prejudica a reputação da empresa.

A saída de funcionários experientes também impacta o desenvolvimento, a inovação e o sucesso do negócio. Isso porque o conhecimento desses profissionais é literalmente perdido com as saídas, sendo necessário muito tempo e investimentos para preencher suas posições.  

As empresas que conseguem solucionar problemas associados ao turnover e reduzir o índice de rotatividade são capazes de alcançar benefícios que a tornam mais competitiva, como, por exemplo: 

  • Construir uma base de colaboradores engajada;
  • Melhorar a reputação perante o mercado;
  • Reduzir gastos com contratações e treinamentos;
  • Aumentar a satisfação e a segurança profissional de colaboradores que já compõem a base e de novos talentos.

Como calcular a taxa de turnover 

O cálculo para descobrir se a empresa está com uma alta taxa de turnover é bastante simples. Primeiro, realizamos a soma de todos os funcionários admitidos e demitidos no período e dividimos por 2. 

Em seguida, pegamos o resultado dessa divisão, dividimos pelo número de funcionários e multiplicamos por 100.

Aplicação da IA na retenção de talentos

Como vimos acima, altas taxas de turnover podem resultar em custos e impactos negativos para a empresa, como queda na produtividade, enfraquecimento da cultura empresarial e perda na qualidade de produtos e serviços. 

Felizmente, a Inteligência Artificial (IA) vem para auxiliar com esse tipo de desafio, abrindo caminhos para uma maior retenção de talentos.

O Machine Learning, por exemplo, pode ser aplicado pelas equipes de RH para entender os reais motivos que levam seus funcionários a deixarem a empresa, e ter uma ideia mais clara de quais os principais problemas que devem ser endereçados.

Esse conhecimento é obtido a partir da coleta e análise de dados, e do uso de algoritmos de autoaprendizado para produzir modelos preditivos que conseguem identificar padrões. 

A partir disso,  as equipes de RH podem identificar as variáveis mais relevantes para prever o turnover, e em cima dos dados, tomar medidas proativas para aumentar os níveis de felicidade dos seus colaboradores e impedir que os mesmos peçam demissão. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Society for Human Resource Management, 82% das organizações já utilizam Inteligência Artificial para avaliar a retenção e rotatividade de funcionários. Nesse mesmo levantamento, 71% afirmam usar a IA para avaliar também o recrutamento, entrevistas e contratações.

LEIA TAMBÉM | O uso da inteligência artificial para aumentar a eficiência

Quatro estratégias para reduzir a taxa de turnover 

A maioria das empresas já sofreu ou sofre com turnover, e a principal causa do problema está relacionada à insatisfação. 

Colaboradores que não estão felizes, motivados ou não se sentem valorizados no ambiente de trabalho tendem a procurar locais que os acolham e contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional. 

Tendo isso em mente, selecionamos algumas medidas importantes que podem ajudar as equipes de RH a diminuírem níveis de insatisfação, prever o turnover e reduzir a rotatividade de funcionários. Confira!

1- Aumentar o engajamento

Colaboradores engajados tendem a criar laços com seus líderes e colegas, e esses laços fazem com que construam uma carreira sólida na empresa. 

Assim sendo, questione-se: “Quais são os fatores que influenciam o engajamento e a motivação dos seus funcionários?”

A partir dessa resposta, você poderá fazer uso dessas fontes com mais frequência para aumentar a interação e o envolvimento entre os times.

2- Valorizar os funcionários

Funcionários que se sentem valorizados abraçam a empresa e contribuem para o seu crescimento.

Neste ponto, responda: “Quais são os melhores benefícios e incentivos que a sua empresa pode oferecer para cada um dos funcionários?”

Cada pessoa é única e possui necessidades ímpares. Portanto, deve-se valorizar os talentos de forma individual, com base em suas próprias conquistas e interesses.

3- Ter um plano de carreira atrativo

Oferecer oportunidades de crescimento mostra aos colaboradores que a empresa está interessada em mantê-los no time, e que valoriza seus esforços.

Dessa forma, avalie: “Quais são as competências, habilidades e os perfis mais adequados para cada cargo ou função?” 

Você poderá construir planos de carreira com base no histórico profissional de cada talento, considerando seus conhecimentos técnicos e níveis de experiência. 

4- Desenvolver a cultura e melhorar o ambiente de trabalho

Funcionários querem se sentir bem no ambiente em que estão inseridos, e para entregar esse ambiente, é necessário que a empresa desenvolva uma boa cultura.

Nesse caso, “Quais são os riscos de acidentes, desgaste ou conflitos entre funcionários?”

Essas informações podem ser usadas para antecipar ameaças internas e definir políticas de ação para mitigá-las ou resolvê-las.

LEIA TAMBÉM | Ciência de Dados e IA em corporações: tudo o que você precisa saber

Como reduzir o turnover nas empresas: exemplos práticos com IA

Embora o turnover afete boa parte das empresas, é possível reduzir a rotatividade com as ferramentas certas. 

Veja, por exemplo, o caso de uma empresa multinacional de tecnologia que utilizou algoritmos de IA para analisar os dados dos funcionários. Ela identificou padrões de rotatividade que a ajudaram a compreender a causa dos eventos e desenvolver programas de mentoria, arranjos de trabalho flexíveis e planos de treinamento personalizados que aumentaram a satisfação dos funcionários.

Outro caso envolveu uma organização do setor de varejo, que adotou análise de sentimento alimentada por IA para monitorar o feedback dos colaboradores e detectar potenciais riscos de turnover. Após avaliar os riscos, implementou iniciativas como programas de reconhecimento e oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Além desses exemplos, empresas têm adotado ferramentas inteligentes para aumentar a governança sobre os seus dados e otimizar o ambiente corporativo. Essas soluções estão contribuindo para diminuir tarefas repetitivas, identificar erros e vulnerabilidades, além de extrair insights significativos para melhorar a eficiência operacional, as experiências dos funcionários e capacitá-los, também, a tomar decisões.

O DHuO é uma plataforma inteligente que proporciona um ambiente completo para as empresas trabalharem seus dados. A partir dela, você pode cruzar informações, identificar padrões de comportamento de colaboradores e implementar medidas proativas para retê-los e reduzir o turnover. 

Além disso, o DHuO conta com um Smart App de Turnover, que é um produto de dados desenvolvido especificamente para ajudar as empresas com modelos de predição de turnover já prontos para usar.

Conheça mais detalhes sobre o DHuO!

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados
Como aplicar a inteligência Artificial na Indústria Automotiva

Conheça os principais usos da inteligência artificial na indústria automotiva

Publicado por Engineering Brasil em 17/01/2025
Ia e agrobusiness

7 benefícios do IA no agribusiness: Conheça os principais.

Publicado por Engineering Brasil em 15/01/2025
Ciência de dados e inteligência artificial

Ciência de dados e inteligência artificial: como se relacionam?

Publicado por Engineering Brasil em 08/01/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts populares

Gestão de APIs,
integração de
sistemas e dados
em uma única
plataforma
logo

Logotipo da API

Veja mais

Institucional

  • Sobre a Engineering
  • Site

Companhia global de Transformação Digital, especializada em soluções que envolvem API e Inteligência Artificial.

Categorias

  • Transformação Digital
  • Cloud computing
  • Tecnologia da informação
  • API
  • Inteligência Artificial
  • Cybersecurity
  • User Experience
  • Linguagens
  • Indústria 4.0
  • IoT

Entre em Contato

  • Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 375 – 10º andar
    São Paulo-SP CEP 04571-020

  • (11) 3629-5300

Redes Sociais

Twitter
Site criado por Stage.

Share

Blogger
Delicious
Digg
Email
Facebook
Facebook messenger
Google
Hacker News
Line
LinkedIn
Mix
Odnoklassniki
PDF
Pinterest
Pocket
Print
Reddit
Renren
Short link
SMS
Skype
Telegram
Tumblr
Twitter
VKontakte
wechat
Weibo
WhatsApp
Xing
Yahoo! Mail
Powered by WP Socializer

Copy short link

Copy link
Powered by WP Socializer