Já percebeu que a presença de chatbots de Inteligência Artificial em sites, aplicativos e redes sociais têm crescido nos últimos anos em prol de facilitar o contato dos clientes, potencializando os resultados das empresas?
Além dessa expansão, outra constante é a evolução de suas capacidades. Ou seja, essa ferramenta está se tornado cada vez melhor. Assim, conhecer qual é o próximo passo é fundamental para se preparar, não é mesmo? Veja o que esperar para o futuro dessas soluções e muito mais neste conteúdo!
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (IA) é um segmento da ciência da computação que visa desenvolver soluções tecnológicas capazes de imitar o raciocínio, a lógica e o pensamento humanos. Assim, essa tecnologia automatiza processos analíticos e operacionais sem depender de uma programação prévia, incluindo:
- percepção;
- aprendizagem;
- compreensão;
- abstração;
- dedução;
- adaptação.
Quais são os tipos de chatbots?
Ainda que muito ligados à IA, nem todos os chatbots contam com essa tecnologia. Esses robôs de conversação conseguem automatizar desde o atendimento até a comunicação de duas maneiras:
- chatbots de fluxo — atuam a partir de um conjunto de regras e estruturas de processos predeterminados que desencadeiam a próxima etapa de acordo com as palavras do usuário ou suas escolhas em um menu;
- chatbots de Inteligência Artificial ou cognitivos — utilizam algoritmos, Machine Learning e Deep Learning para interagir com o público que entra em contato.
Como os chatbots de IA contribuem com as empresas?
Enquanto solução de comunicação, atendimento e suporte, os chatbots de Inteligência Artificial contam com diversas funções que permitem às empresas oferecer funcionalidades aos seus clientes, obtendo resultados relevantes com isso. Entre eles:
- automação de processos, como pesquisas de opinião, agendamentos, reservas, pedidos, confirmações, acompanhamento de status, triagem etc.;
- divulgação de ofertas e conteúdo de marketing, gerando ou nutrindo leads;
- disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, para esclarecer dúvidas, encaminhar boletos, entre outras tarefas que não dependem de pessoas;
- rapidez de resposta, reduzindo as filas, a espera e a necessidade direcionar recursos para atividades mais simples.
Quais são as perspectivas para o futuro dessas soluções?
A popularidade em alta dos chatbots de Inteligência Artificial não é o único crescimento que essas soluções apresentaram recentemente. Elas estão em constante evolução e se desenvolvendo de várias formas. Suas principais perspectivas de futuro são:
- redução da robotização, ampliando a humanização e personalização nas interações;
- maior uso em substituição a aplicativos móveis de comunicação por suas vantagens operacionais;
- elevação da adaptação das respostas por meio do avanço do Processamento de Linguagem Natural (PLN);
- mais interação com o cliente, oferecendo retornos adequados e disponibilizando uma gama maior de funcionalidades;
- aumento da rapidez e precisão das respostas automáticas com a melhoria da capacidade analítica, bem como das bases de referência.
Por que é importante que as empresas acompanhem essa evolução?
O aumento do uso de chatbots de Inteligência Artificial é só um exemplo do impacto da transformação digital nos negócios. O processo de adoção e desenvolvimento de tecnologias é uma marca do mercado atual.
Suas facilidades ajudam tanto empresas quanto clientes. Dessa forma, acompanhar a evolução das tendências para o futuro e se adaptar às mudanças é uma necessidade para os empreendimentos se manterem competitivos.
O futuro dos chatbots de Inteligência Artificial torna essa tecnologia ainda mais útil para a comunicação das empresas, superando as dificuldades durante as interações para construir uma ponte entre pessoas e inovações.
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