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Tecnologia da informação

Veja o que esperar para o futuro dos chatbots de Inteligência Artificial

Por Engineering Brasil

Em 14/12/2022 • Atualizado em 13/03/2025

4 minutos para ler

Já percebeu que a presença de chatbots de Inteligência Artificial em sites, aplicativos e redes sociais têm crescido nos últimos anos em prol de facilitar o contato dos clientes, potencializando os resultados das empresas?

Além dessa expansão, outra constante é a evolução de suas capacidades. Ou seja, essa ferramenta está se tornado cada vez melhor. Assim, conhecer qual é o próximo passo é fundamental para se preparar, não é mesmo? Veja o que esperar para o futuro dessas soluções e muito mais neste conteúdo!

Conteúdo

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  • O que é Inteligência Artificial?
  • Quais são os tipos de chatbots?
  • Como os chatbots de IA contribuem com as empresas?
  • Quais são as perspectivas para o futuro dessas soluções?
  • Por que é importante que as empresas acompanhem essa evolução?
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O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (IA) é um segmento da ciência da computação que visa desenvolver soluções tecnológicas capazes de imitar o raciocínio, a lógica e o pensamento humanos. Assim, essa tecnologia automatiza processos analíticos e operacionais sem depender de uma programação prévia, incluindo:

  • percepção;
  • aprendizagem;
  • compreensão;
  • abstração;
  • dedução;
  • adaptação. 

Quais são os tipos de chatbots?

Ainda que muito ligados à IA, nem todos os chatbots contam com essa tecnologia. Esses robôs de conversação conseguem automatizar desde o atendimento até a comunicação de duas maneiras:

  • chatbots de fluxo — atuam a partir de um conjunto de regras e estruturas de processos predeterminados que desencadeiam a próxima etapa de acordo com as palavras do usuário ou suas escolhas em um menu;
  • chatbots de Inteligência Artificial ou cognitivos — utilizam algoritmos, Machine Learning e Deep Learning para interagir com o público que entra em contato.

Como os chatbots de IA contribuem com as empresas?

Enquanto solução de comunicação, atendimento e suporte, os chatbots de Inteligência Artificial contam com diversas funções que permitem às empresas oferecer funcionalidades aos seus clientes, obtendo resultados relevantes com isso. Entre eles:

  • automação de processos, como pesquisas de opinião, agendamentos, reservas, pedidos, confirmações, acompanhamento de status, triagem etc.;
  • divulgação de ofertas e conteúdo de marketing, gerando ou nutrindo leads;
  • disponibilidade 24 horas por dia, sete dias por semana, para esclarecer dúvidas, encaminhar boletos, entre outras tarefas que não dependem de pessoas;
  • rapidez de resposta, reduzindo as filas, a espera e a necessidade direcionar recursos para atividades mais simples.

Quais são as perspectivas para o futuro dessas soluções?

A popularidade em alta dos chatbots de Inteligência Artificial não é o único crescimento que essas soluções apresentaram recentemente. Elas estão em constante evolução e se desenvolvendo de várias formas. Suas principais perspectivas de futuro são:

  • redução da robotização, ampliando a humanização e personalização nas interações;
  • maior uso em substituição a aplicativos móveis de comunicação por suas vantagens operacionais;
  • elevação da adaptação das respostas por meio do avanço do Processamento de Linguagem Natural (PLN);
  • mais interação com o cliente, oferecendo retornos adequados e disponibilizando uma gama maior de funcionalidades;
  • aumento da rapidez e precisão das respostas automáticas com a melhoria da capacidade analítica, bem como das bases de referência.

Por que é importante que as empresas acompanhem essa evolução?

O aumento do uso de chatbots de Inteligência Artificial é só um exemplo do impacto da transformação digital nos negócios. O processo de adoção e desenvolvimento de tecnologias é uma marca do mercado atual.

Suas facilidades ajudam tanto empresas quanto clientes. Dessa forma, acompanhar a evolução das tendências para o futuro e se adaptar às mudanças é uma necessidade para os empreendimentos se manterem competitivos.

O futuro dos chatbots de Inteligência Artificial torna essa tecnologia ainda mais útil para a comunicação das empresas, superando as dificuldades durante as interações para construir uma ponte entre pessoas e inovações.

Quer garantir que sua empresa conte com as tecnologias mais avançadas? Entre em contato com a Engineering e descubra tudo o que temos a oferecer!

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