Automatizar as suas operações não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade de mercado. Essa iniciativa ajuda as organizações a alcançar os níveis de agilidade e produtividade que são cada vez mais exigidos pelos seus consumidores. É aí que entra em cena a automação de processos robóticos, que usa robôs de software (bots) para simular e executar ações digitais humanas.
A realização de atividades manuais demanda tempo e manutenção de uma equipe ampla de colaboradores, além de deixar a empresa sujeita ao cometimento de erros. A automação de processos robóticos otimiza o seu fluxo de trabalho e libera os seus profissionais para se dedicar mais às questões estratégicas do negócio.
Quer entender como isso pode ser feito na prática? Neste post, o Eric Alberto da Silva, engenheiro de controle e automação da Engineering, nos explica sobre a importância e como aplicar esse procedimento na prática. Confira!
O que é a automação de processos robóticos?
A Robotic Process Automation (RPA), que traduzido do inglês para o português significa automação de processos robóticos, consiste na automação de processos repetitivos realizados em softwares. A sua finalidade é economizar tempo com a realização de atividades que se resumem em uma sequência de interações, permitindo que os colaboradores das organizações foquem na especialidade do ser humano, o que inclui inteligência e criatividade.
A partir do RPA é possível trocar informações entre sistemas sem que você tenha de desenvolver qualquer interface entre eles. Isso é possível porque ele tem a capacidade de captar a informação, independentemente do site ou aplicação utilizada no momento, pois navega pelos sistemas e pelas plataformas como se fosse um usuário normal.
Há diversas situações em que uma empresa pode fazer automação de processos robóticos, como o preenchimento de planilhas e atendimento ao cliente. Com essa tecnologia, você pode eliminar eventuais gargalos, além de aumentar a eficiência e a produtividade de suas operações e serviços.
Qual a importância de automatizar processos na empresa?
O RPA automatiza o processo. Assim, um processo que seria feito manualmente, passa a ser executado de forma automática. ‘’O sistema utilizado pela empresa pode ser transformado em um robozinho que repete a mesma ação e, se estiver configurado corretamente, ajuda a reduzir erros’’, informa Eric Alberto da Silva.
Caso o sistema cause algum erro, existe a possibilidade de colocar a condição do robô não concluir a operação, transferindo-a para um colaborador humano finalizá-la. Dessa forma, a empresa também diminui o tempo e investimento empregados no retrabalho provocado por erros.
‘’Outro ponto que torna o RPA importante para as empresas é o fato de trabalhar 24 horas por dia, tendo a opção de ser escalado de acordo com as suas necessidades. Portanto, ele trabalha em torno de reduzir erros, colaborando para processos mais eficientes, tendo em vista que garante a veracidade e qualidade das informações utilizados em uma determinada ação’’, ressalta o engenheiro de controle e automação da Engineering.
Na prática, o RPA traz mais oportunidades para a companhia, já que o colaborador que estava se dedicando aos processos manuais pode voltar toda a sua atenção para as atividades que necessitam de inteligência humana, explorando melhor a sua criatividade, o que pode dar origem a novas soluções para o negócio.
Como o RPA impacta nos seus resultados?
Ao implementar a automação de processos robóticos é possível potencializar os resultados da sua empresa, o que se deve ao fato de haver mais controle sobre as suas operações.
‘’O RPA auxilia porque a organização consegue ter vários tipos de informações, de forma precisa e de um único lugar. Nesse cenário, pode-se criar indicadores de consumo, como a empresa está andando e se as informações estão sendo inseridas. O negócio ganha eficiência, podendo atender mais clientes com a mesma estrutura’’, comenta Eric.
Mesmo que a companhia tenha um sistema legado, ainda assim será possível obter ganhos, pois ele poderá ser adaptado para as necessidades atuais do negócio. Isso reduz os seus custos com sistemas defasados e pouco produtivos, além de ajudar a otimizar o trabalho prestado por seus colaboradores.
Como implementar o RPA na sua empresa?
Geralmente, o RPA é aplicado em situações que incluem processos repetitivos, que são suscetíveis a erros, sendo necessário padronizá-los. Esses processos também costumam apresentar baixa produtividade, o que quase sempre está relacionado ao uso de sistemas antigos.
Para implementar esse recurso é feito um estudo dos sistemas legados, visando encontrar uma ‘’porta’’ que permita a integração com o RPA. Se não existe essa possibilidade de abertura, é possível utilizar uma metodologia que revele qual é o seu cenário atual e defina os seus objetivos e, a partir daí, comece a automatizar as atividades repetitivas realizadas em seus sistemas.
Segundo o engenheiro, o RPA é uma rotina, pois sempre vai executar exatamente a mesma coisa. Por isso, existem algumas questões que devem ser observadas para iniciar a implementação dessa tecnologia. São elas:
- se o processo a ser automatizado é padronizado;
- se não vai ter mudanças futuras;
- se não está apresentando erros;
- se o tempo de execução está dentro do esperado;
- quais são os recursos disponíveis;
- se existem etapas que necessitam de intervenção humana, como a validação de dois fatores para acesso;
- confirmar se a informação está chegando onde deveria;
- se há algum impedimento dessa rotina e a sua eficiência.
Qual o futuro da RPA nas empresas?
O RPA já vem se mostrando um importante aliado para as empresas que utilizam sistemas legados, antigos e que têm muita informação, como órgãos governamentais e bancos. Ele está sempre desenvolvendo formas de ser mais eficiente para melhorar a informação.
Atualmente, já existe a possibilidade de usar a Inteligência Artificial (IA) para tomar decisões ou melhorar a remoção de informação de imagens, o que deve se tornar ainda mais comum no futuro.
‘’Trata-se de um mercado que está crescendo e gerando oportunidades para as empresas, uma vez que traz eficiência para os seus processos internos. A tendência é que o RPA desenvolva bibliotecas mais eficientes, que consumam menos o computador e utilizem IA para situações mais complexas’’, aponta Eric.
Como a Engineering pode ajudar?
Na hora de implementar a automação de processos robóticos é preciso contar com profissionais qualificados para entender o seu cenário atual e objetivos. A Engineering tem um time especialista no assunto, que já desenvolve ciclos de automação.
‘’Nós podemos pegar o seu sistema legado e automatizá-lo via imagem. Ou seja, tornamos automático aquilo que hoje exige que a empresa tenha um funcionário para clicar e preencher informações, por exemplo. Conseguimos automatizar todos os pontos, inclusive, fazemos automação de Web’’, destaca Eric Alberto da Silva.
A equipe da Engineering tira informações do seu servidor físico, que você tem medo de perder, permitindo a transferência delas para a internet, sem que tenha uma pessoa digitando-as. ‘’Podemos, por exemplo, automatizar processos jurídicos ou contábeis em PDF, que você não consegue copiar’’, acrescenta o engenheiro.
Para que perder tempo com atividade repetitivas, se os seus colaboradores podem ser mais úteis desenvolvendo soluções criativas para o seu negócio? Com a automação de processos robóticos você obtém a eficiência e a economia de custos que a sua empresa necessita, além de liberar os seus profissionais para cuidar das questões mais estratégicas do negócio.
Quer aproveitar os benefícios do uso de robôs em suas operações? Entre em contato com a Engineering e descubra como podemos ajudar!