A TI deve ser pioneira na automação de processos, pois é uma medida fundamental para otimizar as atividades da área. Quando esse setor não evolui, a tendência é que o restante da empresa também permaneça estagnado, com uma rotina operacional pouco dinâmica e entregas feitas a passos de tartaruga.
Uma estrutura de TI automatizada é determinante para que a companhia tenha condições de tomar decisões estratégicas, aja de forma mais bem direcionada e consiga aproveitar as oportunidades do mercado.
Não quer ficar comendo poeira enquanto a concorrência se moderniza? Neste post, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre automação dos processos de TI. Confira!
O que é automação de processos de TI?
A automação dos processos de TI nada mais é do que a delegação das tarefas rotineiras para as máquinas, permitindo que sejam executadas de modo organizado e autônomo. Com essa prática, os colaboradores da área são liberados das funções operacionais (que costumam ser repetitivas, burocráticas e desgastantes), já que elas ficam a cargo dos computadores e dos respectivos programas implementados.
O nível de automação pode acontecer em maior ou menor escala, dependendo das necessidades da empresa, mas a finalidade será sempre a de ampliar a capacidade de mão de obra, sem que isso acarrete mais custos. Sem falar que esse caminho é muito menos complexo do que lidar com a contratação de novos funcionários.
Todas as atividades da TI podem ser automatizadas, desde o provisionamento de nuvem até o gerenciamento de configuração. Para tanto, é necessário usar softwares e sistemas capazes de realizar as tarefas de forma eficiente e segura, como disparar ações quanto ao limite de demanda ou capacidade do setor.
Qual a sua importância para as empresas?
A importância da automação dos processos de TI está no fato de ajudar no controle e na gestão das operações internas. Afinal, para colocar essa iniciativa em prática, é preciso que os gestores tenham um vasto conhecimento do seu fluxo de tarefas.
Dessa maneira, pode-se assegurar a padronização dos processos de forma simples e efetiva, além de possibilitar o monitoramento e acompanhamento dos resultados — fator crucial para entender se o negócio está obtendo uma performance compatível com os objetivos traçados em seus planejamentos estratégicos.
Por meio da automação da infraestrutura de TI, você não só atende às demandas do mercado, como também traz mais velocidade, precisão, resultados personalizados e dá suporte tecnológico para a empresa, gerando oportunidades de crescimento.
Como fazer a automação de processos na área de TI?
Apenas investir em ferramentas tecnológicas não é o suficiente para automatizar os seus processos. Afinal de contas, estamos falando de uma estratégia que precisa ser bem planejada para você entender o que deve entrar na automação e quais recursos serão bons aliados nesse momento. Veja as melhores dicas para dar o pontapé inicial.
Comece mapeando os processos
Você está a par de todos os processos que fazem parte da sua área de TI? Se a resposta é não, então faça um mapeamento. Além de trazer mais conhecimento das atividades internas, ele ajuda a evidenciar qual é o seu fluxo de tarefas e como se relacionam entre elas.
A partir daí, você terá uma visão do todo e, consequentemente, mais facilidade para determinar como a automação será implementada e o formato ideal para a implantação das atividades.
Defina o que será automatizado
O segundo passo é definir quais processos vão ser automatizados e os níveis de autonomia dos seus sistemas. Essa questão está diretamente relacionada ao contexto específico da empresa, considerando o mercado em que atua e o que vende.
Em alguns casos, automatizar todos os processos do setor de TI pode não ser vantajoso para o cenário em que o negócio se encontra. Recomenda-se começar com a automação das tarefas repetitivas, que se feitas manualmente podem gerar erros, e ir evoluindo conforme a sua necessidade.
Escolha as ferramentas certas
A escolha das ferramentas de automação de TI é uma das etapas mais importantes dessa iniciativa, pois elas devem ser usadas para o gerenciamento de redes, para a organização da infraestrutura da área e muitas outras funções. Entre os recursos mais utilizados, estão o Appium, o Selenium e o Watir.
Além disso, é indicado investir em sistemas de gatilho e reação que ajudam a organizar o fluxo de processos e possibilitam a construção de um padrão para a execução das tarefas. Tenha em mente que essa abordagem se baseia na causa-consequência da programação, como acontece em um fluxograma, em que o “processo A” deve ser finalizado para obter a “reação B”, já que a reação se dá apenas dentro desses parâmetros.
Assim, você pode criar políticas de segurança que preveem que a cada registro de incidente, por exemplo, a sua equipe é treinada para agir na resolução do problema, reduzindo o máximo possível dos danos. Todos os softwares automáticos seguem essa lógica, então é preciso planejar esse fluxo durante a implementação da estratégia.
Avalie os processos frequentemente
Depois da automação é essencial monitorar os processos constantemente para alinhar os pontos necessários e, assim, otimizar a sua performance. Por isso, é altamente recomendado que o setor desenvolva o hábito de checar se os sistemas estão, de fato, contribuindo para o alcance dos seus objetivos e se a automação está o nível adequado.
Quais são os benefícios da prática?
Se você ainda não automatizou a sua infraestrutura de TI, saiba que a sua empresa pode estar perdendo diversas oportunidades de negócio. Isso porque a estratégia gera uma série de benefícios, como os que detalhamos abaixo. Acompanhe!
Aumenta a produtividade
A adoção de ferramentas que automatizam as tarefas manuais traz mais eficiência e agilidade para as suas operações. Diante disso, a empresa tem condições de suprir as suas demandas, comandar projetos e atividades simultaneamente, de maneira consistente.
Amplia a escalabilidade
A escalabilidade é a capacidade de crescimento rápido de uma empresa, tendo como objetivo acompanhar alterações rápidas no volume de demanda, o que costuma ocorrer com frequência no mercado atual.
Nesse sentido, os sistemas automatizados podem comportar cargas mais pesadas de trabalho sem perder a eficiência nem sofrer falhas. Sendo assim, a companhia potencializa o seu crescimento de modo seguro, se adequando às tendências tecnológicas.
Reduz erros
Graças à padronização e à organização dos processos, o setor reduz significativamente o índice de falhas e erros, bem como eventuais inconsistências em seus sistemas e tarefas. Toda essa precisão aumenta a qualidade dos serviços e produtos e, consequentemente, a satisfação do cliente e a credibilidade da companhia.
Para obter o êxito esperado na automação de processos de TI, é imprescindível determinar metas alcançáveis e dentro da sua realidade, além de contar com ferramentas apropriadas para o seu modelo de negócio e com o suporte de especialistas no assunto. Ao automatizar tarefas manuais, você e sua equipe podem tirar o foco dos procedimentos rotineiros e se dedicar às estratégias que façam a empresa alçar voos cada vez mais altos.
E aí, em que pé está a automatização de processos da sua TI? Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe o seu comentário aqui embaixo que a gente vai te dar aquela ajudinha!