O setor financeiro é um dos segmentos da economia que mais tem sido afetado pela tecnologia. As fintechs competindo com instituições tradicionais e o aumento do volume de transações virtuais são exemplos desse fenômeno.
Nesse contexto, não é de se estranhar que a API Open Banking tenha surgido para viabilizar a integração entre empresas desse mercado, certo? Entretanto, é comum restarem dúvidas sobre isso.
Que tal acabar com elas e descobrir 3 vantagens dessa solução para o seu negócio? Confira!
O que é a API Open Banking e como ela funciona na prática?
Basicamente, a API Open Banking é uma interface tecnológica que funciona a partir de um padrão de programação de código aberto, servindo de canal de integração e comunicação entre as plataformas de instituições financeiras para que possam compartilhar:
- dados;
- meios de pagamento;
- propostas de crédito.
No âmbito do sistema financeiro aberto do Brasil, como parte da iniciativa global Open Finance, isso ocorreu em quatro etapas:
- fase 1 — disponibilização de informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e agências com a finalidade de permitir comparações;
- fase 2 — troca de informações pessoais e transacionais entre instituições, facilitando a personalização das ofertas;
- fase 3 — acesso a serviços de pagamentos, transferências e contratação de crédito fora do ambiente virtual dos empreendimentos;
- fase 4 — expansão para outras operações — câmbio, investimentos, seguros, previdência etc. — visando ampliar as possibilidades dos clientes.
Na prática, essas ações só acontecem mediante a autorização dos titulares dos dados, em um processo envolvendo tanto a empresa que os recebe quanto a que os envia, para que haja consentimento, autenticação e confirmação a fim de garantir a segurança.
Quais são as vantagens dessa integração para empresas do mercado financeiro?
Desde que essa iniciativa surgiu, muito se falou dos benefícios dela para os clientes, não é mesmo? Mas saiba que empresas do mercado financeiro também ganham ao aderir a isso e utilizar uma API Open Banking. Veja 3 vantagens nesse sentido!
1. Aumento no volume de negócios
Pense só: se a API Open Banking facilita as operações e ajuda os clientes a encontrar as melhores opções financeiras, isso significa que quem apresentar produtos ou serviços mais competitivos conseguirá atrair um público maior. Em consequência, o empreendimento:
- tem mais oportunidades;
- aumenta sua base de consumidores;
- amplia seu volume de negócios;
- eleva seus resultados.
2. Inovação na oferta de serviços
A tecnologia API Open Banking não serve apenas para as finalidades já descritas no plano do Banco Central. Afinal, ela permite a criação de outras soluções. Assim, as instituições que abraçarem a economia digital podem se valer dela e inovar, oferecendo serviços que agradem seu público.
3. Enriquecimento de dados
A API Open Banking aumenta o volume de informações a que uma instituição financeira tem acesso, enriquecendo seus dados e oportunizando o melhor uso deles. Dessa maneira, ela consegue entender o perfil de cada consumidor e, com base nisso, passa a:
- oferecer experiências, produtos ou serviços mais adequados;
- otimizar o investimento para a retenção de clientes;
- personalizar ofertas;
- fechar mais negócios.
O que é necessário para adotar esse tipo de solução?
Para participar do ecossistema do Open Banking é necessário obter uma autorização do Banco Central na qualidade de Instituição Iniciadora de Pagamentos ou se conectar a uma API de uma integradora que já faz parte dessa iniciativa, dependendo da classificação da empresa.
Quanto à implementação, é imprescindível seguir as rígidas especificações definidas pelo BC em relação aos protocolos e criptografias. Além disso, essa troca de informações se baseia no princípio da reciprocidade. Portanto, para ter acesso também é preciso fornecer dados.
A API Open Banking é a ponte para que os empreendimentos do segmento financeiro possam fazer parte dessa iniciativa. As vantagens disso são tanto para os clientes quanto para as empresas que o adotam. Só pelas 3 que apresentamos neste conteúdo já é possível perceber o quanto vale a pena se integrar, não é?
Ainda ficou com dúvidas sobre esse assunto? Quer compartilhar sua opinião? Comente este post e conte-nos de que forma o Open Banking está impactando o seu negócio!