Quando se fala em transformação digital, para a maioria das pessoas o que vem à mente é a popularização das redes sociais e dos aplicativos de varejo ou serviços, certo? Afinal, são essas as inovações que atingiram um público maior.
Tamanho é seu impacto que as empresas estão investindo cada vez mais em estratégias de publicidade voltadas a esses canais. Por isso, o uso de diversos tipos de API no marketing tem crescido nessa área.
A pergunta que fica é: como aplicar essa tecnologia na prática? Veja 8 opções para tanto e outras informações sobre o assunto neste conteúdo!
O que é uma API?
Sua sigla corresponde a Application Programming Interface ou, em bom português, Interface de Programação de Aplicativos. Refere-se a um conjunto de códigos e especificações que permitem que 2 ou mais softwares se comuniquem de forma interativa para trocar informações.
Ou seja, essas soluções tecnológicas servem de ponte entre linguagens de programação diferentes, automatizando ações que dependem de mais que um aplicativo ou sistema informatizado para funcionar.
São utilizadas todos os dias em diversas situações no mundo digital. Por exemplo, compartilhar conteúdos de uma rede social, plataforma ou site em outro canal somente é possível graças a uma API.
Como o marketing se beneficia de APIs?
Com tantas tecnologias disponíveis para a operacionalização da jornada do cliente cobrindo funcionalidades distintas para o relacionamento com a audiência, utilizar alguma API no marketing é sempre necessário. Isso porque são elas que fazem ferramentas, plataformas, canais e sistemas trabalharem juntos.
Mais que isso, devido à importância dos dados para as estratégias dessa área, unificar a base e consolidar todas essas informações possibilita que o negócio tenha uma visão completa tanto de direcionamentos quanto de resultados. Como efeito disso, os principais benefícios são:
- eliminação de tarefas manuais ou desnecessárias;
- redução de falhas e retrabalhos;
- elevação da produtividade e da eficiência na performance;
- maior foco, priorizando ações que agregam valor;
- ampliação da capacidade de resposta e de atendimento às demandas;
- oferta de meios simplificados de contato;
- criação de uma experiência satisfatória para o usuário;
- garantia da segurança de dados;
- otimização de recursos e esforços.
Quais são as melhores dicas para utilizar uma API no marketing?
Pelo visto, são diversas as situações em que a aplicação de uma API no marketing facilita a operação dessa área. Para ajudar a colocar essa tecnologia em prática, que tal receber dicas de utilização? Veja 8 delas a seguir!
1. Invista em uma API de voz
Humanizar e simplificar o relacionamento com o cliente no ambiente digital é um dos maiores desafios das empresas, não é mesmo? Já pensou em implementar uma API de voz para isso?
Ela ajuda disponibilizando mensagens, respostas e informações em áudio. Assim, o acesso e a inclusão de pessoas com dificuldades em lidar com a tecnologia se torna mais fácil, levando-as a compor a base de clientes, que cresce.
2. Conecte site e redes sociais
Você já parou para pensar como as ações que abrangem sites e redes sociais são possíveis, uma vez que elas ocorrem em plataformas diferentes? Esse é um uso comum de uma API no marketing. Ao conectar os 2 canais, essa tecnologia possibilita fluxos que começam em um e terminam em outro, de maneira a levar a audiência a progredir na jornada de compra.
3. Integre meios de pagamento e ferramentas de automação de marketing
A integração via API de meios de pagamento com ferramentas de automação de marketing permite que a funcionalidade de gestão do funil de vendas receba a atualização do status da compra, confirmando o pagamento, e faça o envio de e-mails ou mensagens para lembrar o potencial consumidor do carrinho em espera.
4. Disponibilize ferramentas de localização no site
Sabe quando você entra em um site e consulta um mapa para descobrir onde fica o estabelecimento físico? Esse é mais um exemplo de aplicação de uma API no marketing. Por meio dessa tecnologia, a ferramenta de localização se integra à página e disponibiliza uma visualização do caminho.
5. Permita o acesso do disparador de e-mails a formulários
Formulários são um excelente meio de coleta de dados. Não à toa, diversas empresas os disponibilizam em seus canais para que interessados se cadastrem e recebam seus e-books ou newsletters, por exemplo.
Após isso, uma API se torna útil ao permitir que o sistema que envia e-mails marketing acesse automaticamente essas informações de contato e as inclua na lista de destinatários dos fluxos de nutrição.
6. Automatize a coleta de dados
Quanto mais informações sobre a base de leads, maiores as chances de eles se tornarem clientes. Afinal, a segmentação de público ganha precisão conforme a captura e a análise de dados se aprofunda.
Porém, coletar um volume tão grande não é uma operação fácil. Tão pouco é viável ser realizada de maneira manual. Nesse sentido, um bom uso para uma API no marketing é automatizar a ligação entre várias fontes, facilitando esse processo.
7. Monitore as redes sociais
No ambiente virtual, conseguir acompanhar indicadores e prever comportamentos ajuda a direcionar recursos ou esforços. Que tal fazer isso por meio de uma API para monitorar as redes sociais em tempo real?
Graças ao seu grande impacto no marketing, esses canais são os mais utilizados para atrair consumidores e conduzi-los pela jornada de compra. Nesse cenário, estar atento a eles é fundamental para os resultados do negócio.
8. Invista em uma API para WhatsApp
Todo o empresário quer aumentar seu alcance. Por isso, conectar o WhatsApp a sistemas de marketing e vendas é tão útil. Assim, tanto o registro das interações no aplicativo de mensagens no histórico do cliente quanto disparos promocionais são automatizados.
Como a plataforma DHuO API da Engineering auxilia nisso?
A plataforma DHuO API, da Engineering, é uma solução completamente voltada à gestão, monitoramento e otimização de APIs para a jornada digital. Só para que você tenha uma ideia de como vale a pena contar com ela, seus principais diferenciais são:
- segurança, devido ao controle de acessos, gestão de chaves, rastreamento de requisições, configuração de políticas, registro de histórico, rotas ou meios de autenticação e proteção contra tentativas indevidas;
- facilidade de operação, contando com design Low Code, instalação simplificada, customização de portais, catálogo para reuso, classificação por domínio e versionamento;
- gerenciamento completo via dashboards, relatórios, alertas de vencimentos, indicadores de erros, latência ou volume de requisições e métricas comerciais;
- governança, oferecendo documentação, acompanhamento de certificados, padronização e automação de critérios de qualidade;
- suporte completo de um time de profissionais de TI no Brasil;
- robustez, escalabilidade de tráfego e agilidade de processamento apoiados em multi-gateways, motor de execução performático e deploys em multi-runtimes;
- melhor custo-benefício.
O uso de uma API no marketing facilita várias tarefas e operações dessa área. Mais que isso, viabiliza o melhor aproveitamento dos canais e dados digitais em prol dos resultados da empresa. Com tantas aplicações, não dá para ficar de fora, não é?
Pois não precisa. Conheça mais sobre a DHuO e conte com a parceria da Engineering para gerir essas tecnologias!