APIs estão acelerando iniciativas de transformação digital em indústrias mineradoras. Entenda como!
O setor de mineração (mining sector) utiliza dados geológicos críticos para guiar suas operações e identificar novas oportunidades de extração de recursos. Por causa da complexidade que é coletar, gerenciar e integrar esses dados, indústrias mineradoras têm enfrentado grandes desafios no esforço de modernizar sua infraestrutura de dados.
As interfaces de programação de aplicativos, APIs, vêm contribuindo fortemente para facilitar a integração e o compartilhamento de informações, uma vez que permitem a conexão direta entre diferentes tipos de sistemas. Porém, suas aplicações não se resumem a esse universo, sendo também aplicadas para destravar a automação e integração de sistemas.
Continue a leitura e entenda o que é uma API em mineração, quais as vantagens e por que apostar nessa tecnologia!
O papel das APIs na transformação digital da mineração
As APIs funcionam como pontes digitais que geram conexão entre dois componentes de software.
Ao se implementarem, as tecnologias trocam dados instantaneamente, o que possibilita que as indústrias de mineração consigam avançar em suas iniciativas de transformação digital sem necessariamente contarem com uma dependência pesada de integração manual, codificação complexa ou times técnicos especializados.
Antigamente, iniciar um projeto de grande porte ou mudar processos e atividades operacionais, dependia de investimentos massivos em infraestrutura física e tecnológica. Hoje, investimentos ainda são necessários, porém as iniciativas de transformação podem ser simplificadas pela existência e consumo de APIs.
Para o Fórum Econômico Mundial, as iniciativas de transformação digital dentro da mineração são indispensáveis para salvar vidas, reduzir as emissões de CO2 e gerar maior eficiência operacional.
Aplicações das APIs no setor de mineração
Assim como em outros grandes setores, como varejo e automotivo, por exemplo, as APIs estão sendo implementadas na mineração para atuar em diferentes frentes:
1- Segurança operacional
APIs facilitam a troca de dados entre sensores de segurança e sistemas de monitoramento central. Com isso, tornou-se possível monitorar condições críticas como concentração de gases ou instabilidade de estruturas, acionando alertas automáticos que ajudam indústrias mineradoras a prevenir acidentes.
2- Gerenciamento de riscos
As APIs facilitam o acesso a dados geológicos, meteorológicos e operacionais de fontes externas e internas.
Isso entrega uma visão mais ampla e detalhada das variáveis em campo, permitindo que os times monitorem as condições climáticas e planejem seus próximos passos com mais responsabilidade – ações em áreas com alto risco de deslizamentos, inundações ou eventos climáticos extremos são beneficiadas.
3- Cadeia de suprimentos
A logística e a cadeia de suprimentos na mineração são complexas, envolvendo desde as operações de transporte de materiais pesados até a gestão de insumos e equipamentos.
Com APIs conectando sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) e softwares de logística, as indústrias mineradoras podem acompanhar o fluxo de seus materiais e produtos em toda a cadeia, reduzindo o tempo de entrega ou os custos de transporte.
4- Gestão de ativos
APIs possibilitam que sensores em maquinários enviem dados continuamente para sistemas avançados de análise. Com essas informações, profissionais podem detectar sinais de desgaste ou anomalias em seus ativos, antes que problemas mecânicos afetem o desempenho e a performance.
A integração com software de gestão de ativos via API também permite a programação automática de manutenções.
5- Compliance
Na mineração, o cumprimento de normas ambientais e de segurança é um requisito indispensável para evitar penalidades e o cancelamento de licenças.
Assim, como integram outros tipos de tecnologias, APIs podem ser usadas para integrar sistemas de monitoramento ambiental e relatórios de conformidade, facilitando que as empresas automatizem o registro e a atualização de informações de acordo com os requisitos legais.
6- Automação de processos
No setor de mineração, muitos processos operacionais e administrativos ainda exigem esforço manual, o que tende a reduzir a eficiência e aumentar o risco de erros.
Com APIs, esses processos podem ser automatizados, sendo possível:
- controlar o inventário, atualizando automaticamente a quantidade de materiais disponíveis sempre que há entrada ou saída de itens;
- monitorar o desempenho de máquinas, identificar potenciais falhas antes que se tornem problemas críticos;
- emitir ordens de serviço, garantindo uma resposta mais rápida às demandas.
7- Integração de sistemas
O setor de mineração utiliza uma variedade de aparatos tecnológicos, desde ERP até software de geologia e plataformas de monitoramento ambiental. Muitos desses sistemas operam em silos (ou seja, isolados, sem uma comunicação direta entre si), o que dificulta a troca de informações e a colaboração entre as equipes.
As APIs permitem que essas tecnologias se comuniquem e troquem dados sem a necessidade de reconstruções extensivas ou integrações manuais.
LEIA TAMBÉM | API lifecycle: Conheça os estágios de vida das aplicações
O desafio da mineração moderna
Não é de agora que o setor tem enfrentado desafios para modernizar suas operações e torná-las, ao mesmo tempo, mais sustentáveis. Como mencionado, o maior desafio para as indústrias de mineração é conseguir modernizar sua própria infraestrutura para lidar com dados, mas outras tecnologias igualmente importantes, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), também requerem uma base sólida para tornar o setor apto para lidar com o que vem à frente.
As APIs, agentes da transformação digital, estão aí para integrar sistemas e fluxos de data, certificando que o setor de mineração alcance um nível de eficiência e inovação realmente capaz de sustentar as operações atuais e futuras. Agora, quantas das indústrias brasileiras já contam com essa tecnologia? Fica a pergunta!
Quer uma indústria mineradora disruptiva? Conheça o DHuO API Plus e veja como mergulhar no universo de API!