API e Data Driven: 4 dicas para fazer essa combinação na empresa

6 minutos para ler

Projetar cenários, gerar insights e criar soluções efetivas. Esses fatores são cada vez mais relevantes para as empresas modernas que almejam se destacar em um mercado extremamente dinâmico. A junção API Data Driven é ideal para chegar a esse patamar, já que permite a orientação por dados e facilita a integração de suas operações.

Enquanto o Data Driven possibilita o acesso a um grande volume de dados para tomar decisões mais estratégicas, a API integra softwares e otimiza processos. É a combinação perfeita para estabelecer um ambiente de alta performance e se tornar uma empresa mais competitiva.

Quer saber mais sobre esse assunto? Vem com a Eng que, neste post, explicamos a importância dessa junção e mostramos as melhores dicas para viabilizá-la na prática. Confira!

Qual a importância do Data Driven?

De forma simplificada, o Data Driven consiste em uma estratégia de base de dados estruturados, cuja finalidade é dar suporte para uma tomada de decisão alicerçada na análise de informações precisas, em vez de os gestores seguirem suposições ou intuições.

Qualquer negócio que se baseia em achismos está sujeito ao fracasso. Nesse sentido, a abordagem Data Driven é imprescindível por proporcionar uma base sólida na hora de planejar e definir ações e soluções para a sua empresa.

A análise de dados reais permite a execução de ações mais eficientes e, consequentemente, impulsiona a performance das organizações. Isso facilita o alcance de metas e fortalece a atuação do negócio no mercado.

Por que utilizar a API na sua empresa?

A Application Programning Interface (API), que em português significa Interface de Programação de Aplicativos, é uma solução que conecta aplicativos, softwares e sistemas. Portanto, a API integra plataformas e melhora a experiência dos seus usuários.

Graças ao uso de APIs, é possível utilizar softwares e alterar e armazenar dados sem a necessidade de acessá-los de modo direto. Com essa solução, é possível integrar sistemas para ampliar as suas funcionalidades e torná-los mais eficientes.

Portanto, as APIs são ferramentas estratégicas para os negócios, uma vez que permitem a interação entre softwares, o que otimiza as suas operações, agregando automação e agilidade. Assim, você pode expandir os recursos de suas plataformas e aperfeiçoar a experiência de seus clientes.

Um exemplo disso são as APIs de comércio eletrônico, as quais você pode integrar a sistemas para ampliar a oferta e a venda de produtos, ou ainda para monitorar o comportamento e as preferências do consumidor.

banner-dhuo

Como juntar API e Data Driven na prática?

Consideradas tendências tecnológicas indispensáveis para o universo corporativo, a API e o Data Driven podem e devem ser utilizados de forma complementar. A orientação por dados faz com que as empresas utilizem as suas APIs de maneira mais estratégica, voltada para o aperfeiçoamento de suas operações. Veja, a seguir, como unir esses dois conceitos na prática.

1. Utilize APIs para extrair dados

Uma importante iniciativa para alinhar o Data Driven e a API é utilizar as APIs para extrair as informações coletadas e armazenadas em seu banco de dados e demais sistemas. A ideia principal é formar blocos funcionais de dados que forneçam uma visão ampla e sólida das atividades da empresa.

As plataformas de integração também podem ser implementadas com o intuito de otimizar processos e aumentar a produtividade da sua equipe. Nesse sentido, as APIs podem ser aplicadas como uma ponte para gerar e alimentar dados em seus sistemas analíticos, o que possibilita insights que garantem a melhora contínua dos seus serviços.

2. Proteja as suas APIs

A segurança de dados é um requisito fundamental para as organizações, tendo em vista que os crimes cibernéticos estão se tornando cada vez mais sofisticados. Uma ataque cibernético bem-sucedido pode acarretar desde o roubo de dados estratégicos até o vazamento de informações sigilosas, o que traz consequências relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Levando isso em consideração, é fundamental zelar pela segurança de suas APIs para proteger os seus dados de qualquer tipo de ameaça cibernética. Afinal, qualquer falha pode ser uma brecha para que hackers invadam e inviabilizem o funcionamento de seus sistemas.

Para evitar desastres que afetem a sua orientação por dados, é altamente recomendado criar camadas de proteção em torno de suas plataformas de integração. Isso pode ser feito a partir da implementação e da adaptação de estruturas de segurança às demandas específicas da companhia.

3. Monitore a integridade das APIs

Ampliar a segurança das APIs é fundamental, mas não é o suficiente para preservar a abordagem orientada por dados. Sendo assim, é necessário promover um monitoramento ativo e constante da integridade das suas APIs.

Sempre que uma ameaça ou gargalo for identificado, a empresa deve solucioná-los o mais rápido possível. Esse comportamento garante um Retorno Sobre Investimento (ROI) alto, já que possibilita que as equipes de todos os setores da empresa utilizem a mesma API para acessar dados pertinentes às suas atividades.

4. Conte com suporte especializado

Embora as organizações estejam cientes da importância da cultura Data Driven e das APIs, muitas delas ainda enfrentam dificuldades na hora de dar o pontapé para a junção desses dois conceitos. Nesse momento, contar com suporte especializado é indispensável para a sua jornada digital.

Um problema comum entre as organizações é gerar dados e não saber o que fazer com eles, deixando de aproveitá-los de modo efetivo. A partir da ajuda de um time especializado nessa área, o negócio pode fazer melhor uso de seus dados operacionais e de seus clientes por meio de ferramentas com Inteligência Artificial (IA) — fator que impulsiona uma tomada de decisão mais acertada e melhora a sua competitividade.

Além disso, o conhecimento de especialistas facilita a implementação de arquiteturas abertas e da abordagem API First (API Primeiro), que otimiza a construção e o aproveitamento de ecossistemas digitais, bem como as possibilidades de escalonamento da sua plataforma de negócios.

A alta competitividade dos mercados não dá mais espaço para erros, obrigando as empresas a atuarem de modo cada vez mais estratégico. A junção entre API e Data Driven contribui para a sua adaptação a esse novo cenário, pois possibilita a operação de negócios orientada por dados com agilidade, segurança e eficiência.

Quer acelerar a transformação digital da sua empresa? Conheça o DHuO API, a plataforma da Engineering para gestão multi-gateway de APIs.

 

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conecte-se conosco. Estamos aqui para ajudar.

Solicite uma demonstração gratuita

Preencha o formulário ao lado para saber mais.


    * Todos os campos são obrigatórios


    Termos e condições de privacidade