Os bugs, falhas inesperadas quando se executa um sistema, estão entre as principais dores de cabeça que os times de desenvolvimento enfrentam. Isso porque comprometem desde a qualidade até a segurança das aplicações, além de gerarem retrabalho. O Test-Driven Development (TDD) é um grande aliado para evitar esse problemão.
Bastante popular entre os programadores, esse método prevê a criação de um teste para cada funcionalidade a ser desenvolvida. Tal prática garante um resultado positivo na hora de testá-la, o que reduz o tempo de implementação e aumenta a qualidade final da solução.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar o que é e quais as vantagens do TDD. Confira!
O que é o Test-Driven Development?
O Test-Driven Development, ou simplesmente Desenvolvimento Orientado por Testes, foi criado nos anos 1990 por Kent Beck. Consiste em uma metodologia na qual o desenvolvimento de uma plataforma é feito a partir de testes escritos antes de o código de produção ficar pronto.
O método está alicerçado em pequenos ciclos de repetições. Saiba como funciona cada um:
- escreve-se o teste unitário para a funcionalidade, sendo que ele vai falhar devido ao fato de o código ainda não ter sido implementado;
- é criado o código que atenda ao teste — isso significa que a funcionalidade deve ser implementada a fim de satisfazer os objetivos do teste;
- após implementar o código e atender aos requisitos do teste, é necessário refatorar o código, ou seja, reestruturá-lo;
- em seguida, o teste é aplicado mais uma vez — a ideia é que a nova versão da aplicação seja aprovada sem que haja alteração no teste.
Para que serve o TDD?
O principal objetivo do Test-Driven Development é fazer com que os códigos sejam testados e refatorados de forma contínua. Ao escrever testes antes de implementar a funcionalidade e adotar medidas que os mantenha fáceis de escrever, a sua equipe cria uma documentação que estará sempre atualizada.
Além disso, a metodologia reprojeta o código para que seja testado com facilidade. O resultado disso é um código muito mais limpo e simplificado, que os desenvolvedores entendem e modificam sem maiores obstáculos. Na prática, quer dizer que você estabelece uma rede de segurança, que permite efetuar mudanças de modo mais seguro.
Quais são as vantagens do Test-Driven Development?
Cada vez mais desenvolvedores adotam o Desenvolvimento Orientado por Testes, pois trata-se de uma metodologia que permite a criação de aplicações de alta qualidade de uma maneira muito mais prática. Veja quais são as principais vantagens da metodologia.
Traz facilidade para eliminar bugs
Quando os testes da aplicação não são realizados com frequência, a tendência é que alguns bugs não sejam percebidos e acabem persistindo ao longo da programação. Com a aplicação de testes a cada etapa de desenvolvimento do software, há mais facilidade para identificar e eliminar bugs.
Proporciona uma visão objetiva dos problemas
Como a realização do teste se dá por partes, os desenvolvedores enxergam os detalhes do código e, assim, têm uma visão objetiva dos problemas, podendo resolvê-los rapidamente. Nesse cenário, você também tem a oportunidade de desenvolver funções completas e mais eficientes.
Reduz chances de criação de códigos complexos
Partindo do princípio de que o desenvolvedor sabe antecipadamente o que o código deve fazer, é possível evitar a programação de um código muito complexo e que não atenda aos requisitos do projeto e do negócio em si. A simplificação do processo otimiza o trabalho e a produtividade do time de desenvolvimento.
Quando uma funcionalidade é testada apenas depois da sua implementação, há um risco maior da necessidade de alterar o código em decorrência de testes que não foram aprovados, o que também eleva as chances de novos erros serem introduzidos junto a essas alterações. Já a aplicação de testes logo na etapa inicial reduz bastante a possibilidade de falhas no desenvolvimento do código e contribui para uma entrega de alta qualidade.
E então, curtiu os benefícios do Test-Driven Development? Já conhecia essa metodologia? Deixe seu comentário!