Há algumas décadas, muito se imaginava como a tecnologia influenciaria a nossa vida no futuro. Pois bem, ainda não estamos na era dos carros voadores, mas a transformação digital tem revolucionado o modo como vivemos e trabalhamos. Um exemplo disso é o uso da inteligência artificial na indústria, que abriu um mundo de possibilidades para a otimização de processos.
A inteligência artificial (IA) se caracteriza pelo uso de máquinas computacionais com mecanismos que se assemelham ao raciocínio humano, podendo pensar e resolver problemas. Na área industrial, a tecnologia torna a produção mais flexível e eficiente, ainda que envolva produtos com alto grau de complexidade.
Você curte acompanhar os avanços da IA? Este post mostra como a indústria está usando essa tecnologia. Confira!
Quais são os usos da inteligência artificial nas indústrias?
Os softwares e os mecanismos desenvolvidos a partir da inteligência artificial podem ser utilizados nos diferentes níveis industriais, contribuindo principalmente para digitalização e automatização de processos.
De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2018, 48% das grandes empresas do Brasil pretendiam investir em tecnologias 4.0 e 17% já investiam em sistemas inteligentes de gestão e inteligência artificial.
Veja abaixo quais são as aplicações de IA mais comuns no setor industrial.
Aproveitamento de dados em tempo real
Muitas vezes, as empresas registram um enorme prejuízo devido a inconformidades que só são percebidas ao final do processo de produção. Por meio da sensorização e conectividade trazidas pela IA, as máquinas possibilitam o aproveitamento e a análise de dados praticamente em tempo real, o que viabiliza a tomada de decisão no mesmo momento da coleta.
Assim, é possível ter uma visibilidade completa e precisa sobre todo o processo de manufatura da indústria. O gestor da área e a sua equipe conseguem identificar erros e a necessidade de ações preditivas de manutenção, bem como melhorar o planejamento da utilização de recursos.
Correção de ineficiências
A ineficiência nos processos operacionais pode criar gargalos na linha de produção, além de acarretar prejuízos incontáveis. Nesse sentido, a IA também contribui para o reconhecimento e a análise da causa raiz de situações adversas de forma muito mais rápida do que se a correção dependesse de pessoas, visto que elas precisariam avaliar a correlação entre milhares de variáveis para encontrar a resposta adequada.
Isso ocorre graças ao uso de dados históricos e algoritmos preditivos que podem ser aplicados com a finalidade de rastrear a cadeia de eventos que está provocando alterações na escala de produção. Com isso, eventuais instabilidades e demais falhas que impactem a qualidade e o rendimento das etapas produtivas são corrigidas em tempo recorde.
Previsão de ocorrências de ineficiências
Mais do que ter a capacidade de identificar que algo não está funcionando corretamente nos seus processos operacionais em tempo real, a tecnologia embutida na inteligência artificial possibilita à empresa estar sempre um passo à frente, ou seja, prever algum evento.
A partir da combinação entre análises preventivas e preditivas industriais e do auxílio prestado pelo aprendizado de máquina, pode-se usar os dados para fazer previsões de resultados tendo como base ações ou a necessidade de manutenção dos equipamentos. Na prática, isso significa evitar possíveis falhas e ampliar a produtividade da área de produção.
Gestão de supply chain
O supply chain — gerenciamento da cadeia de suprimentos — está diretamente relacionado aos processos industriais. Afinal, é a previsão de demanda que determina o que e qual quantidade a linha de produção deve produzir.
Nesse contexto, a IA também é muito útil, uma vez que conta com ferramentas que tornam as previsões de demandas mais precisas. Desse modo, a empresa pode impedir a ocorrência da fabricação de produtos que não terão saída no mercado, o que poderia trazer desperdício de matéria-prima e custos desnecessários, por exemplo.
Por que a IA é tão importante para a indústria?
A implementação da inteligência artificial nas indústrias gera um forte impacto no setor, tendo em vista que potencializa a performance e os resultados dos processos operacionais. Entenda melhor os benefícios que tornam a IA importante para a evolução da indústria.
Aumenta a qualidade dos produtos
O maior controle sobre a linha de produção estabelecido pela inteligência artificial elimina erros de execução no decorrer da fabricação dos produtos. Logo, eles são finalizados com o máximo de qualidade e segurança, o que garante a satisfação do consumidor final.
Proporciona inovação
A inteligência artificial vem para complementar a inovação proposta pela transformação digital. Com algoritmos ainda mais avançados, existe a possibilidade de detectar e reagir em tempo real — fator que amplia o domínio das organizações sobre as suas aplicações e necessidades, além de aperfeiçoar a sua infraestrutura continuamente.
Facilidade para solucionar problemas
Outro ponto que torna a IA extremamente relevante para o setor industrial é o seu alto potencial para resolver problemas operacionais e gerenciais. Se a indústria está com dificuldades para gerenciar os materiais utilizados na produção, pode-se recorrer a ferramentas automatizadas para calcular quantidades disponíveis em estoque e demandas para o cumprimento dos processos, por exemplo.
Quais indústrias podem utilizar IA?
Todas as indústrias podem aproveitar as vantagens da inteligência artificial. Porém, cada setor a utiliza de uma forma diferente, que possa comportar o seu modelo de operações. A área de logística e estoque pode aplicá-la para identificação e controle de demandas, enquanto que o campo automobilístico pode empregá-la na cadeia produtiva, ou para análises preditivas para checar a necessidade de manutenção do maquinário.
A tendência é que a IA traga ainda mais inovações para o futuro da indústria, principalmente no que se refere à associação dessa tecnologia com a automação. Inclusive, o mecanismo abre espaço para novos padrões de trabalho, como é o caso do uso de drones para a irrigação de plantações na agricultura, algo impensável há alguns anos.
Viu só o quanto a inteligência artificial na indústria tem impactado essa área tão importante da economia? Quando aplicada de forma estratégica e com o suporte adequado, a IA aumenta a eficiência dos processos de produção e os torna mais flexíveis e confiáveis, resultando em uma performance de alta qualidade.
Gostou de saber mais sobre o uso da IA nas indústrias? Siga o nosso perfil no LinkedIn e fique por dentro de mais novidades sobre transformação digital!