A transformação digital nas empresas já deixou de ser uma tendência e virou uma realidade que tem revolucionado o modo como os negócios operam as suas atividades e lidam com as expectativas dos seus clientes. É que esse conceito se baseia na tecnologia para reestruturar os processos das companhias, a fim de potencializar seus resultados.
A partir do surgimento das novas ferramentas tecnológicas, você tem a oportunidade de gerar vantagem competitiva. Por isso, é fundamental entender como esse processo acontece na prática e de que forma pode ser aplicado dentro do contexto da sua empresa.
Quer saber mais? Neste post, vamos explicar melhor como funciona a transformação digital. Confira!
O que é transformação digital nas empresas?
Ao contrário do que muita gente pensa, a transformação digital nas empresas não se resume a adquirir novas tecnologias e implementá-las no ambiente de trabalho. Ela é um processo de inovação que altera as práticas vigentes e, consequentemente, afeta a cultura empresarial e o modo como a companhia se relaciona com seus públicos interno e externo.
Diante disso, podemos definir o conceito como uma mudança que acarreta a reestruturação das organizações, tendo como base o protagonismo da tecnologia na gestão do negócio como um todo. Para tanto, é feita a integração de soluções tecnológicas capazes de otimizar a rotina operacional da empresa.
Quais são os seus impactos nos negócios?
Em muitos casos, a tecnologia já faz parte do cotidiano do empreendimento, mas é utilizada de forma superficial. Quando ele passa pela transformação digital, os recursos tecnológicos ocupam um papel central, o que demanda investir dinheiro e tempo para implementar os sistemas, as práticas e as políticas envolvidos nesse processo.
Assim sendo, a adoção do conceito traz desafios para todas as áreas da empresa, incluindo gestão, departamento de tecnologia, marketing, operação e atendimento. Nesse sentido, para o êxito da mudança, é necessário estabelecer um trabalho coletivo, em que gestores e funcionários estejam cientes e comprometidos com o novo cenário.
Veja quais são os principais impactos da transformação digital no mundo dos negócios.
Produção
A partir de sistemas que permitem a coleta e a análise dos dados dos clientes, você tem maior controle sobre o volume de pedidos e, assim, produz de acordo com a demanda — ação crucial para evitar o problema de estoque parado, que gera um baita prejuízo.
Além disso, ao automatizar trabalhos que antes eram feitos manualmente, a organização ganha eficiência, aumentando a sua capacidade de produtividade. Em linhas gerais, é possível acelerar o processo de produção sem elevar o risco de erros.
Comunicação
O time de relacionamento das empresas tem acesso a uma grande variedade de plataformas virtuais indispensáveis para se aproximar dos clientes. Por meio das redes sociais, por exemplo, você pode criar conteúdos para educar o consumidor sobre o tipo de produto ou serviço oferecido e, assim, estimulá-lo a se tornar fiel à sua marca.
Outro ponto de destaque é a agilidade proporcionada pela era digital. Em vez de ficar horas pendurado no telefone para tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação, o cliente pode usar o chat para falar com a companhia e resolver o seu problema rapidamente.
Vendas
Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 97% dos internautas brasileiros pesquisam na internet antes de comprarem em uma loja física.
Nesse contexto, contar com um site bem estruturado faz toda a diferença para atrair e converter vendas. Também existe a possibilidade de abrir canais de venda online, o que faz com que os seus produtos sejam visualizados e adquiridos por pessoas do mundo todo.
Finanças
Uma vez que é feita a digitalização dos seus processos, a empresa se torna mais sustentável. Isso permite que ela direcione os recursos poupados para ações estratégicas e que beneficiam todos os departamentos, trazendo resultados que viabilizam um crescimento sólido e a longo prazo.
Ambiente de trabalho
Ferramentas tecnológicas automatizam e simplificam tarefas burocráticas e repetitivas, abrindo espaço para que os colaboradores deem mais atenção a atividades com alto grau de complexidade. O ambiente de trabalho também fica mais flexível, já que, dependendo do tipo de negócio, a equipe pode desempenhar suas funções em home office.
Quais são as suas vantagens?
Alguns gestores pensam que a transformação digital só serve para as empresas que trabalham com produtos tecnológicos, mas isso não é verdade. Com a sociedade cada vez conectada, acompanhar essa revolução é de suma importância para se adequar ao mercado contemporâneo. Saiba quais são as vantagens de aplicar esse conceito na sua companhia.
Reduz os processos manuais
As diversas soluções oferecidas ao ambiente empresarial, como os sistemas de gestão, contribuem para a automatização dos processos. Assim, as tarefas executadas manualmente, como a compilação de dados, são automatizadas, economizando tempo e esforço por parte dos funcionários.
Sem falar que as informações ficam salvas nos seus softwares, o que permite que sejam acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento, bastando que a pessoa autorizada a fazer esse acesso esteja conectada à internet.
Torna a gestão mais eficiente
O uso dos recursos digitais otimiza as suas atividades, tornando a gestão mais eficiente. Afinal de contas, as soluções permitem que os gestores tenham facilidade para controlar todas as situações que ocorrem na empresa, visto que eles podem monitorar o andamento de cada setor por meio de um único sistema.
Essa visão ampla ajuda na organização das operações, além de apresentar detalhes que apontam eventuais gargalos que estejam atrapalhando o desempenho do negócio e devem ser corrigidos. A disponibilização de informações também é substancial para orientar o processo de tomada de decisão.
Melhora a satisfação dos clientes
Manter um bom relacionamento com o público consumidor é imprescindível para o êxito de toda empresa. É necessário desenvolver e aplicar práticas capazes de valorizar a experiência do cliente, de modo que ele crie um vínculo duradouro com a sua marca.
Levando isso em consideração, com as ferramentas modernas ofertadas pela transformação digital, você tem acesso a um grande volume de dados sobre os consumidores atuais e potenciais clientes. Com isso, pode fazer análises que aperfeiçoam as estratégias de atendimento e relacionamento com o público-alvo.
Aumenta a vantagem competitiva
Ignorar a inovação da tecnologia e seu impacto no universo empresarial pode sair caro, pois as companhias que param no tempo se tornam defasadas e são facilmente ultrapassadas pela concorrência. Por outro lado, ao acompanhar as inovações, você tem condições de criar produtos ou serviços diferenciados e que aumentam a sua vantagem competitiva.
Portanto, fica evidente que a transformação digital nas empresas abre um mundo de oportunidades e impulsiona os seus resultados. Para iniciá-la, é preciso revisar a sua estrutura, repensar os seus processos e a sua cultura organizacional, bem como digitalizar a inteligência do negócio.
Nessa transição, ter o auxílio de parceiros competentes é indispensável, como é o caso da Engineering do Brasil. Atuamos na modernização das organizações por meio da combinação de novas tecnologias, metodologias e mindset com a interpretação de novos modelos de negócio, gerando valor continuamente.
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