Entenda como o API banking está transformando o mercado financeiro ao permitir que empresas ofereçam soluções como pagamentos digitais e acesso a investimentos!
A transformação digital tem remodelado todos os setores da economia, e o mercado financeiro não é exceção.
As APIs, que conectam diferentes sistemas, têm sido um motor dessa mudança, permitindo que empresas de várias áreas ofereçam soluções financeiras que antes eram exclusivas dos bancos tradicionais.
Esse avanço tem derrubado barreiras históricas e ampliado a competitividade no setor bancário. No Brasil, por exemplo, o ecossistema de fintechs tem se fortalecido de tal maneira que já posicionou o país como líder em inovação financeira na América Latina. Os dados são do Global Fintech Rankings.
Continue a leitura e entenda o que é API no mercado financeiro, como funciona e aplicações!
O que é API no mercado financeiro e como funciona
APIs, ou Application Programming Interfaces, são interfaces de programação que permitem a comunicação entre diferentes sistemas e aplicativos. No universo financeiro, funcionam como “portas de entrada” que permitem que serviços bancários sejam integrados a plataformas de terceiros.
Essas interfaces permitem que lojas como a Magazine Luiza, ofereçam soluções como financiamento direto ou carteiras digitais sem precisar ser um banco.
Para que isso aconteça, as empresas utilizam uma API financeira por uma instituição bancária que fica responsável por realizar as transações e garantir a segurança de todos os dados.
API banking na inovação do mercado financeiro
Durante muito tempo, o mercado financeiro foi dominado pelos grandes bancos, mas essa realidade está mudando graças ao avanço das APIs Open Banking.
Elas têm reduzido a barreira de entrada para empresas que desejam oferecer soluções financeiras dentro de seus próprios produtos de software e aplicações, abrindo caminho para uma explosão de novos players no setor.
As fintechs e bancos digitais, por exemplo, são cases que comprovam como as APIs estão remodelando o universo financeiro. Hoje é possível encontrar serviços personalizados, como contas digitais, cartões de crédito e empréstimos, nessas empresas, muitas vezes sem custo para os clientes.
Além disso, o conceito de Embedded Finance — quando serviços financeiros são integrados em plataformas não financeiras — tem ganhado mais espaço no ambiente de negócio. Empresas de tecnologia, e-commerce e até lojas físicas estão usando APIs para oferecer serviços como pagamentos instantâneos e créditos.
Aplicações de APIs: serviços bancários, pagamentos e investimentos
A tecnologia API não é necessariamente nova, e por isso já está em ação em várias áreas do setor financeiro. Quais são elas?
- Integração de dados – permite que os bancos centralizem e integrem dados de diversas fontes, como histórico de transações e informações do cliente.
- Pagamentos digitais – facilitam transações financeiras com os consumidores, que podem realizar agora pagamentos e transferências diretamente de seus dispositivos móveis.
- Automatização – acelera a aprovação de crédito e a liberação de empréstimos e proporciona uma experiência muito mais fluida e instantânea.
- Open banking API – possibilita que clientes compartilhem suas informações financeiras com diferentes instituições, permitindo a criação de ofertas mais personalizadas com o seu perfil e necessidade.
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Benefícios API banking para instituições e consumidores
1. Agilidade nas transações
Ao permitir que diferentes sistemas se comuniquem de forma instantânea, as APIs bancárias garantem que grandes volumes de transações sejam processados com uma rapidez fora do comum.
Essa agilidade, claro, não se limita apenas às operações de compra e venda. Ela se estende também às transferências bancárias, pagamentos de contas e até mesmo à liberação de crédito.
2. Redução de custos operacionais
Ao automatizar processos complexos, como a verificação de crédito, análise de risco e processamento de transações, as APIs eliminam a necessidade de ações manuais.
Essa automação permite que as instituições:
- Façam mais com menos;
- Minimizem o risco de erro humano;
- Diminuam o tempo de execução e recursos necessários para realizar as tarefas.
A integração via API banking também simplifica a infraestrutura de TI das instituições, permitindo que bancos e fintechs terceirizem alguns serviços e funcionalidades sem a necessidade de desenvolverem tudo internamente.
3. Melhoria na experiência do cliente
Hoje em dia, os consumidores querem controle total das suas finanças, tudo na palma da mão – e é exatamente isso que as APIs proporcionam.
Fora isso, as APIs também permitem a personalização de serviços financeiros, tornando possível oferecer soluções feitas sob medida para as necessidades de cada cliente.
Por exemplo, uma fintech pode usar dados agregados, fornecidos por meio de APIs, para oferecer crédito personalizado ao cliente ou investimentos adequados ao seu perfil de risco.
4. Segurança avançada
APIs banking possuem na sua estrutura mecanismos robustos de segurança que incluem autenticação de múltiplos fatores, criptografia avançada e protocolos de autorização.
Mas mais do que só proteger as transações e a troca de dados, elas também permitem que bancos e fintechs implementem sistemas de monitoramento para ajudar na detecção quase instantânea de atividades suspeitas e fraudulentas.
5. Expansão do mercado
Bancos e fintechs podem agora se conectar diretamente a outros setores, como o varejo, transporte e tecnologia, e, assim, oferecer soluções que antes estavam fora de cogitação.
Essa integração cria o que chamamos de Embedded Finance, com empresas de diferentes áreas podendo oferecer serviços financeiros diretamente em suas plataformas (pagamento em e-commerces, carteiras digitais em aplicativos de mobilidade, linhas de crédito para compras parceladas, entre outros).
Assim como no API banking, as APIs vêm sendo aplicadas em muitos outros setores, além do financeiro. Você pode saber mais sobre a aplicação dessa tecnologia lendo o nosso artigo: Uso de APIs na transformação digital do setor automotivo
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