A empresa que vai lidar com dados pessoais e sensíveis precisa realizar o processo de Anonimização de Dados (Data Anonymization). Entenda!
Diferentemente da pseudonimização, que trata de substituir dados identificáveis por pseudônimos, a Anonimização de Dados (também conhecida como Data Anonymization) é uma técnica que garante a irreversibilidade das informações, sendo impossível reverter os dados ao seu estado original.
O procedimento tem sido fortemente recomendado pela LGPD, sendo importante que todos os profissionais de dados entendam sua importância e aplicações para garantir a conformidade da anonimização com a lei.
Hoje vamos esclarecer o que é Anonimização de Dados, quais suas vantagens e desafios e, principalmente, como podemos superar os obstáculos com o apoio de ferramentas como o DHuO Data!
O que é Anonimização de Dados
A Anonimização de Dados ou Data Anonymization é uma prática de transformação de dados que utiliza técnicas avançadas para impedir que as informações possam ser associadas a um indivíduo específico.
Esse procedimento é requisitado quando queremos utilizar os dados para análises, pesquisas e até desenvolvimento de produtos, sem que esse uso vá contra a LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados).
Na Lei 13.709/18, a LGPD, não são definidos quais padrões e técnicas devem ser usados pela empresa para realizar o processo de anonimização. Apenas que deve ser praticada para evitar a identificação dos dados.
Criptografia (que transforma dados em códigos), generalização (que reduz a precisão dos dados), supressão (que remove completamente certos elementos identificáveis dos dados) e perturbação (encarregada de adicionar ruído aos dados), por exemplo, integram a lista das principais técnicas.
Data Anonymization: qual sua importância e formas de aplicações?
Sempre que formos usar dados pessoais, seja para qualquer finalidade, é importante que realizemos a Anonimização de Dados, pois o procedimento vai assegurar que informações sensíveis sejam protegidas contra acessos não autorizados.
Exemplos de aplicações desse método incluem:
- Casos médicos, nos quais é preciso preservar a privacidade do paciente para evitar discriminação e proteger informações sensíveis.
- Estudos acadêmicos, em que a anonimização permite a análise de grandes conjuntos de dados sem comprometer a privacidade dos participantes.
- Marketing e pesquisas de mercado, quando os dados anonimizados podem ser utilizados para entender tendências sem violar a privacidade do consumidor.
LEIA TAMBÉM | Arquitetura de pipeline de dados: Da coleta à análise de informações
Vantagens da Anonimização de Dados
Existem muitas vantagens de anonimizar os dados, que vão além da adequação com a LGDP e do respeito à privacidade e aos direitos de cada titular dos dados.
A empresa pode reduzir significativamente os riscos de ataques e crimes virtuais, uma vez que os dados anonimizados não podem ser utilizados para identificar indivíduos, e reduzir os custos de conformidade, já que não são considerados dados pessoais pela LGPD.
Vale dizer, ainda, que o procedimento contribui para o armazenamento e a própria gestão de dados, pois permite um uso mais seguro e flexível das informações.
Desafios na implementação do Data Anonymization
Claro que, assim como qualquer procedimento envolvendo dados, o Data Anonymization possui algumas barreiras que geralmente tornam o processo de transformação das informações pessoais um pouco complexo.
Abaixo, vamos dar uma olhada em alguns deles!
Complexidade técnica
Técnicas como criptografia, generalização e perturbação exigem expertise específica para serem implementadas corretamente. Além disso, é importante garantirmos que as técnicas não apenas protejam a identidade dos indivíduos, mas também mantenham a integridade e a utilidade dos dados para análises futuras.
Perda de valor dos dados
Quando os dados são generalizados ou perturbados, eles podem perder a granularidade necessária para identificarmos padrões específicos ou insights estratégicosvaliosos. Isso pode limitar a eficácia das nossas análises estatísticas, estudos de mercado e outras aplicações que dependem de dados detalhados.
Manutenção da anonimização
É essencial assegurarmos que qualquer dado novo incorporado ao sistema também seja submetido ao mesmo rigor de anonimização. Fora isso, também devemos estabelecer processos robustos de governança de dados para garantir que todas as mudanças e adições aos dados originais sejam tratadas de maneira a preservar a anonimização.
Equilíbrio entre anonimização e utilidade
Técnicas de anonimização que são muito rigorosas podem tornar os dados quase inúteis para qualquer análise prática, enquanto técnicas que são mais leves podem comprometer a integridade da anonimização.
Esse equilíbrio é crítico para garantirmos que os dados possam ser utilizados da maneira como pretendemos, enquanto ainda cumprem os requisitos de privacidade e conformidade legal.
Estratégias para superar os desafios da Anonimização de Dados
Além de capacitar todo o time para lidar com as técnicas de Anonimização de Dados, é importante assegurar o entendimento e comprometimento de todos quanto à LGPD.
Outras estratégias consistem em desenvolver e melhorar a cultura de governança de dados, para que os envolvidos manuseiem informações com responsabilidade, e investir em soluções adequadas que permitam a integração e o gerenciamento de dados em um único ambiente.
O DHuO Data, por exemplo, é uma plataforma desenvolvida pela Engineering para dominar o Big Data. A partir dela é possível coletar dados de mais de 300 tipos de conectores, prepará-los, gerenciá-los e transformá-los em insights estratégicos.
No quesito de Data Anonymization, o DHuO Data se destaca pela capacidade de criptografar, generalizar e perturbar dados, garantindo a conformidade com a LGPD.Com mais de 300 conectores disponíveis, o DHuO facilita a coleta, preparação e gestão de dados, mantendo sua utilidade e integridade. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais!