Por que empresas de telecomunicação precisam fazer bom uso do setor de dados? Descubra a resposta a seguir!
Segundo o Fórum Econômico Mundial, empresas de serviços públicos — incluindo as empresas de telecomunicações — estão enfrentando uma série de desafios por causa das atuais mudanças do mercado.
Entregar produtos e serviços que satisfaçam e atendam às expectativas dos clientes é o principal desses desafios.
O setor de dados é uma área da empresa que pode ajudar na superação desses desafios, uma vez que gera informações úteis que podem ser usadas para:
- Antecipar oportunidades;
- Melhorar a qualidade do produto/serviço;
- Reduzir custos;
- Obter maior clareza sobre os negócios;
- Otimizar o uso de recurso;
- Melhorar a eficiência operacional.
No artigo, mostramos qual é o papel do setor de dados nas empresas e como as lideranças da área podem melhorar sua administração para usá-los de forma inteligente.
Boa leitura!
Conteúdo
ToggleA evolução do setor de dados nas empresas
Antes de explicarmos o papel do setor de dados é importante ter em mente que eles são gerados a partir do funcionamento da empresa e do uso de sistemas.
Todas as empresas possuem uma base de dados na infraestrutura de TI, onde são armazenados e ficam disponíveis para uso. Quando a liderança sabe como usar os diferentes tipos de dados, é possível obter indicativos e adquirir conhecimento para melhorar a tomada de decisão e o desenvolvimento de produtos e serviços.
Uma pesquisa mostra que 93 % das empresas brasileiras reconhecem a importância dos dados, mas o relatório Tendências em Tecnologia da TOTVS aponta que apenas 5% os utilizam para otimizar os resultados de negócio.
As operadoras de telecomunicações têm acesso a um grande volume de dados. Assim, se levarmos em consideração os porcentuais acima, podemos dizer que apenas uma pequena parcela dessas empresas está realmente aproveitando a inteligência dos dados.
Com a chegada do 5G, o desafio aumenta, exigindo soluções de análise eficazes para lidar com a crescente complexidade e variedade de dados, como mencionado por Alexandre de Almeida, gerente sênior de business lab e pré-vendas da Engineering Brasil para o portal Mobile Time.
A aplicação adequada da análise de dados, especialmente no contexto do 5G, permitirá insights cada vez mais relevantes, impulsionando tomada de decisões estratégicas.
O Gartner prevê que 70% das organizações mudarão o seu foco de grandes para pequenos e amplos dados até 2025. Com a evolução e maturidade do setor, cada vez mais profissionais serão necessários, aumentando a demanda e oportunidades.
Alguns dos cargos com previsão de maior demanda
- Administrador de dados: responsável por criar, instalar, monitorar, reparar e analisar estruturas de banco de dados;
- Analista de dados: encarregado de coletar, compilar, analisar e interpretar dados;
- Arquiteto de dados: responsável por definir a estrutura do banco de dados;
- Cientista de dados: encarregado de explorar os dados para encontrar padrões que ajudam na tomada de decisão;
- Engenheiro de dados: responsável por criar e manter a base de dados.
Essas profissões serão cada vez mais essenciais e determinantes para as empresas tirarem o melhor proveito dos dados.
LEIA TAMBÉM | 6 exemplos de Big Data em diferentes contextos do mercado
Os desafios de gestão de dados no setor de telecomunicações
O gerenciamento de dados envolve práticas como coleta, organização, processamento e armazenamento. Esses procedimentos são necessários para que as empresas possam ter governança sobre seus dados e eles possam ser usados estrategicamente na tomada de decisão.
Fazer a gestão de dados, no entanto, não é uma tarefa simples. E no setor de telecomunicação as dificuldades se provam ainda mais desafiadoras.
A grande quantidade de planos e ofertas, diversidade de fontes de dados e arquitetura variada (utilizada ao mesmo tempo), são obstáculos que dificultam a coleta e a integração dos dados em um único software.
Outros desafios envolvem a agilidade de processamento de dados e a privacidade. A geração de dados requer que o processamento seja realizado em tempo real, e com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) em vigor, o gestor de dados precisa garantir que os processos de coleta e qualificação estejam em conformidade com a legislação.
Importância da gestão de dados para processos eficientes
Embora existam desafios, a gestão de dados precisa fazer parte da rotina das empresas de telecomunicação, sendo tratada como um pilar necessário para a sua sobrevivência.
É a partir do gerenciamento que serão capazes de obter uma visão holística sobre os dados e identificar padrões que ajudem a reconhecer as necessidades de seus clientes. Esse conhecimento será útil para melhorar processos, aumentar a qualidade de serviços e desenvolver produtos que satisfaçam até os usuários mais exigentes.
Mas não é só para garantir processos eficientes que a gestão de dados se faz necessária. Ela também é importante para eliminar a incidência de riscos e problemas relacionados a eles, que podem prejudicar a credibilidade e reputação da empresa. Como, por exemplo, o churn: um dos maiores desafios das operadoras de telecom.
O churn é uma taxa que indica o cancelamento ou desistência de um produto ou serviço por parte do cliente. As empresas de telecomunicação sofrem muito com churn porque os usuários sempre buscam por pacotes que ofereçam relações custo-benefício superiores. Então, se a operadora não souber construir esse plano — a partir dos dados de comportamento do cliente e histórico de compra, por exemplo, os clientes tendem a migrar para uma outra operadora que os entenda e supra suas necessidades de maneira mais adequada.
Decisões embasadas: dados como diferencial estratégico
Usar dados como diferencial estratégico requer que a liderança entenda como seus dados são gerados e como podem ser usados.
Os dados transacionais, por exemplo, são obtidos a partir das operações diárias. São dados comuns, que geram massas de informações. Para serem transformados em insights, eles precisam ser preparados, cruzados e contextualizados.
Os dados master, por outro lado, conhecidos como dados mestres, são aqueles de que as empresas dependem para seu funcionamento. Ou seja, são necessários para o gerenciamento dos negócios.
Fazer a distinção desses dados, selecionar aqueles que são relevantes, prepará-los, cruzar os dados e analisá-los garante insights valiosos que podem ser usados como diferencial estratégico.
No caso de telecom, os dados podem ser usados para fundamentar decisões relacionadas às áreas de marketing (com recomendação de novos produtos e serviços), financeiro (diminuindo a inadimplência e prevenindo fraudes), e churn (entregando pacotes com excelente custo-benefício e que suprem as necessidades), por exemplo.
Soluções para gestão de dados
Já vimos que o uso estratégico de dados depende de uma boa gestão. A questão é saber como as empresas de telecom podem praticar esse controle sem se perderem no grande volume e variedade dos dados.
Nesse ponto, entra a tecnologia.
Existem ferramentas e serviços que oferecem um ambiente de inteligência e qualificação de dados que, além de ser integrado aos sistemas internos da empresa, oferece recursos capazes de simplificar a coleta e organização de dados.
Esses ambientes inteligentes também permitem construir modelos preditivos de Machine Learning, que podem ser usados pela liderança de dados para evidenciar padrões capazes de prever tendências e entender o comportamento do cliente.
O DHuO Data é uma plataforma inteligente que proporciona um ambiente completo para os usuários trabalharem seus dados. A partir dela, podem:
- Carregar informações de diversas fontes;
- Preparar os dados;
- Criar modelos de Machine Learning;
- Visualizar dados via Smart Apps, Eventos ou APIs.
Mesmo que as empresas de telecomunicação lidem com um grande volume de dados, é possível obter todo o potencial deles a partir de soluções desenvolvidas para a governança de dados. O DHuO Data é uma dessas soluções, e pode começar a ser usado pela sua empresa hoje mesmo. Conheça mais detalhes sobre o DHuO Data!