A Inteligência Artificial não é mais um luxo. Hoje, ela está presente em nossos telefones, casas e carros; nas coisas que usamos e nos lugares que visitamos. Mas a IA não está transformando apenas o mundo, como também o funcionamento das empresas ao nosso redor – principalmente daquelas que desejam crescer.
O crescimento empresarial passa diretamente pela escalabilidade de um negócio. Escalabilidade é a capacidade de uma empresa absorver uma demanda crescente, sem perder a qualidade ou aumentar os custos do seu serviço, proporcionalmente.
Embora escalar negócios seja um empreendimento desafiador, o uso da Inteligência Artificial nas análises de dados empresariais tem provado ser a solução para esse desafio. Neste artigo falaremos sobre a importância da IA e os benefícios da sua utilização para escalar todo tipo de negócio.
Benefícios da IA na escalabilidade de negócios
A atuação da IA nas empresas viabiliza a otimização de processos operacionais que, por sua vez, possibilitam a um negócio crescer em escala. Dentre as principais vantagens de adotar recursos de Inteligência Artificial no desenvolvimento de um produto, ou na prestação de serviços, estão:
Aumento da produtividade
Com o auxílio da Inteligência Artificial, as empresas são capazes de automatizar tarefas rotineiras, como gerenciamento de armazenamento e faturamento, por exemplo. A automatização de encargos repetitivos permite que os colaboradores se concentrem em tarefas mais produtivas do ponto de vista estratégico.
Redução de custos
A autonomia tecnológica que a IA possibilita às empresas simplifica inúmeros processos – o que acaba minimizando os gastos com operações. Além disso, a IA pode ajudar a companhia a identificar gargalos na produção, padrões de uso e desperdício, tornando o negócio mais rentável.
Melhoria na entrega e no atendimento
Para que um negócio cresça em escala ele deve satisfazer os seus clientes. A IA pode ajudar a personalizar o atendimento ao consumidor, oferecendo soluções mais rápidas e efetivas para suas necessidades. Assim, melhora a experiência do cliente, satisfazendo-o e fidelizando-o – o que, por consequência, gera mais receita. E tudo isso com base na análise de dados.
A personalização proporcionada pela IA pode ir além de simplesmente oferecer soluções rápidas. Ela permite criar perfis detalhados dos clientes, antecipando necessidades futuras e sugerindo produtos ou serviços antes mesmo que o cliente perceba que precisa deles. Isso não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta o ticket médio de compras e a fidelização.
Importância da IA aliada ao Data Analytics na tomada de decisões escaláveis
A escalabilidade de um negócio passa diretamente pelas decisões de seus gestores. Tomar uma decisão comercialmente assertiva não é tarefa simples. Contudo, os recursos atuais de IA são capazes de analisar grandes quantidades de dados em um curto período de tempo, fornecendo à gestão informações relevantes (e em tempo real) para uma tomada de decisão mais embasada.
Desta forma, escalar negócios atualmente depende do processamento de dados brutos, para que sejam analisados e transformados em insights valiosos para projeções futuras, otimização de operações e prevenção de erros – tudo isso baseado em algoritmos que detectam padrões e tendências de maneira mais rápida, e exata, do que qualquer ser humano seria capaz de fazer.
Com essas informações, é possível entender melhor o mercado, tomar decisões precisas e estratégicas, personalizando táticas de marketing e identificando novas oportunidades de negócios, por exemplo – o que pode levar a melhores resultados financeiros, reduzindo os riscos de falhas e aumentando as chances de sucesso de uma escalada.
Segundo um estudo da McKinsey & Company, empresas que utilizam IA e análise de dados em suas estratégias de negócios têm 19% mais chances de obter lucros acima da média do setor. Isso destaca a importância de integrar essas tecnologias para obter uma vantagem competitiva.
No entanto, é importante ressaltar que a presença da IA nas empresas não garante, por si só, a tomada de decisão correta; mas quando combinada a outras técnicas de growth hacking ela se torna um fator extremamente decisivo, podendo ser aplicada em vários setores do mercado.
Aplicações da IA em diferentes setores
A IA tem sido utilizada em diversos segmentos para auxiliar na tomada de decisões que visam ao crescimento empresarial. Dentre os tantos nichos, em que os benefícios da IA para as empresas têm se mostrado especialmente úteis, estão:
- E-commerce: a IA melhora a previsão de vendas, fornecendo ao comércio um prognóstico mais detalhado e preciso sobre quais produtos têm maior probabilidade de saída, além de auxiliar na otimização de algoritmos para publicidade personalizada, previsão de demanda, análise de comportamentos fraudulentos e análise de comportamento dos consumidores;
- Finanças: a Inteligência Artificial tem sido utilizada em instituições financeiras para a análise de dados contábeis, como a capacidade de crédito de indivíduos e empresas, facilitando a tomada de decisões quanto a empréstimos, oferecendo também insights valiosos sobre investimentos, além de ajudar na prevenção a fraudes, fluxos, transações e alertas de pagamento.
- Saúde: a IA tem sido empregada também na área da saúde para avaliar comportamentos de doenças massivas, como endemias, epidemias e pandemias, auxiliando médicos e pesquisadores a tomarem decisões mais precisas em relação a diagnósticos e tratamentos;
- Logística: o uso da Inteligência Artificial tem sido muito requisitado em empresas de logística para otimizar rotas de entrega, tomar decisões de gerenciamento de estoque, transporte de cargas e monitoramento de frotas;
- Agronegócio: agrônomos também têm utilizado a IA para tornar a agropecuária mais eficiente, produtiva e sustentável, usufruindo de sensores que podem ser acoplados a máquinas para coletar dados que auxiliam na previsão meteorológica e identificam necessidades nutricionais e ambientais de plantas e animais.
- Educação: outro setor que vem ganhando destaque é o da educação. A IA está sendo utilizada para criar experiências de aprendizado personalizadas, identificando as necessidades individuais de cada aluno e oferecendo conteúdos e exercícios sob medida. Dessa maneira, não só se melhora o desempenho acadêmico, mas também se aumenta o engajamento e a satisfação dos estudantes.
- Manufatura: no setor de manufatura, a IA tem sido fundamental para a manutenção preditiva. Utilizando sensores e algoritmos avançados, as empresas podem prever falhas em máquinas antes que elas ocorram, evitando interrupções na produção e economizando custos significativos com reparos inesperados
Veja também – Webinar: Decisões impulsionadas por dados: Descubra estratégias e melhores práticas
Conte com as ferramentas adequadas para escalar o seu negócio
Nem tudo são flores quando o assunto é IA nas empresas. Para usufruir das suas vantagens, que proporcionam escalabilidade, o empreendedor precisa investir em recursos técnicos que o ajudarão a trabalhar a governança dessa tecnologia inteligente.
Ao realizar um trabalho precisamos de ferramentas. Porém, utilizar uma ferramenta errada é tão inútil quanto não usar nenhuma. Os especialistas em IA para empresas afirmam que o software que você utiliza para expandir sua empresa é tão crucial quanto o software que você usa para geri-la.
O DHuO Data é uma solução inovadora, que ajuda empresas a superar desafios nesse sentido.
Nossa plataforma de Inteligência Artificial e Analytics foi desenvolvida especialmente para quem deseja transformar seus dados brutos em decisões inteligentes e geri-los a partir de um só lugar, de maneira rápida e segura, para escalar o seu poder de decisão.
Fale com nosso time de especialistas e entenda como podemos ajudá-lo a alavancar seus resultados.