Um produto digital pode ter uma proposta inovadora, mas acaba afundando se o usuário final não souber como interagir com ele. É aí que entra em cena o teste de usabilidade, que visa reproduzir a experiência do cliente antes mesmo de o produto ser lançado, a fim de aumentar a sua aderência quando chegar ao mercado.
A concorrência no meio digital é avassaladora. Se você não entregar um produto que oferece uma experiência altamente satisfatória ao seu cliente, a tendência de ele migrar para a concorrência é grande. Quer aumentar as chances de aceitação do seu produto no mercado? Neste post, vamos mostrar a importância de fazer testes de usabilidade em projetos. Confira!
O que é teste de usabilidade?
O teste de usabilidade consiste em uma metodologia aplicada para que uma empresa entenda o comportamento do usuário final ao interagir com uma interface, que pode ser um software de gestão, um aplicativo para celular ou uma página de um site.
Com base nesse teste, o desenvolvedor pode identificar os pontos positivos e negativos da interação dos usuários com o seu produto. Essas informações servem de suporte para que a interface seja aperfeiçoada até estar totalmente adequada ao perfil do seu cliente.
Quando fazer um teste de usabilidade?
Geralmente, o teste de usabilidade é aplicado por profissionais de User Experience (UX), que em português significa ‘’Experiência do Cliente’’, quando o projeto já está quase pronto. Assim a usabilidade e a funcionalidade podem ser entendidas na prática.
Diante disso, os insights gerados são utilizados com o objetivo de adaptar ou até mesmo construir versões otimizadas do produto, eliminando erros e falhas que demonstraram impactar a experiência do cliente.
Portanto, o teste de usabilidade costuma ocorrer após o desenvolvimento do projeto. Porém, dependendo do produto a ser desenvolvido, nada impede que sejam aplicados testes a cada etapa de construção.
Qual a sua importância?
Todo projeto desenvolvido por uma empresa demanda investimento financeiro e tempo de trabalho dos desenvolvedores. Caso não seja bem-aceito no mercado, o produto pode sofrer rejeição do seu público-alvo e gerar prejuízos para o negócio. Confira, a seguir, a importância de realizar testes de usabilidade.
Ajuda a entender o comportamento do usuário
A realização do teste de usabilidade é imprescindível para entender, na prática, o comportamento do usuário ao interagir com a interface do projeto. Isso porque os produtos são criados com base em hipóteses que nem sempre se concretizam na vida real.
Ao observar as reações do usuário ao utilizar o produto, você pode ver quais são os seus pontos de facilidade e de dificuldade durante a sua experiência de uso, o que contribui para uma entrega final totalmente alinhada ao seu público.
Gera novas oportunidades
Com a análise das interações do usuário, é possível identificar novas necessidades do cliente que ainda não tinham sido consideradas. Assim, o time de desenvolvedores pode acrescentar novas funções em seu projeto ou desenvolver outras versões para atender uma demanda específica do seu público consumidor.
Permite a entrega de soluções mais completas
No decorrer do teste de usabilidade, você pode encontrar problemas mais complexos, como uma interface pouco intuitiva, o que poderia comprometer a experiência do usuário ao navegar pela solução. Nesse contexto, podem ser feitos ajustes e melhorias para garantir ferramentas mais completas.
Aumenta a satisfação do usuário
As empresas que entregam soluções que contemplam todas as demandas do usuário proporcionam uma experiência completa e intuitiva e garantem a satisfação do seu público, fator que contribui para a redução de abandono de página e aumenta as chances de conversão de compra, por exemplo.
O planejamento do teste de usabilidade faz toda a diferença para o seu sucesso. Por isso, o primeiro passo é definir o objetivo específico do teste e verificar quais informações devem ser coletadas para tal.
Depois, basta elaborar o roteiro do teste e selecionar os participantes, que, obviamente, devem ter o perfil do seu cliente final. Todos os resultados do teste deverão ser anotados e analisados para que sejam convertidos em melhorias reais para o seu projeto.
Contar com a ferramenta certa faz toda a diferença para o sucesso dessa jornada, como é o caso da UX Suite, da Engineering, que possibilita uma entrega inovadora e completa. A nossa solução oferece um escopo completo e customizado, que se adequa às suas necessidades, ajudando a construir o projeto a partir da visão usuário, além de mensurar resultados e reduzir custos.
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