A cada ano que passa aumenta o número de aplicações da Inteligência Artificial (IA) no agronegócio. Da forma como percebemos, essa é uma expansão bem justificada, pois a IA é justamente o tipo de tecnologia que permite alavancar a eficiência, a produtividade, a automação e a segurança de um negócio. Por isso, elaboramos este importante material sobre o tema.
Afinal de contas, você já conhece as principais tendências e tecnologias na agricultura? Bem, isso é o que você descobrirá nesta leitura. Aqui, elencamos as principais iniciativas de Inteligência Artificial no campo, demonstrando como essas soluções alavancam os resultados e a qualidade das operações rurais. Então, não perca tempo e acompanhe!
Leia também – IA nas empresas: Como essa tecnologia pode ajudar seu negócio
Como a IA está sendo aplicada na agricultura?
As operações rurais estão entre as mais delicadas e técnicas do setor produtivo, pois exigem o intercâmbio de muitas competências, sobretudo em logística, agronomia e gestão. Elencamos as soluções de IA que mais contribuem para a produtividade no campo — confira!
Agricultura de precisão
Os resultados da agricultura estão ligados a variáveis como o clima e a flutuação dos preços — e é justamente para reduzir as perdas e maximizar o aproveitamento que se utilizam softwares, máquinas e dispositivos da agricultura de precisão.
Uso de drones
Gerenciar propriedades rurais é uma tarefa delicada, justamente pela extensão das terras. Por isso, é cada vez mais comum a utilização de drones, que são especialmente úteis ao monitorar a saúde, o crescimento e a segurança da plantação.
Monitoramento
Ainda que os drones sejam utilizados em missões de monitoramento e até mesmo vigilância, também vale destacar os dispositivos IoT, que estão continuamente diagnosticando a qualidade de uma série de características do solo e do ambiente.
Leia também – Aplicações do machine learning em diferentes setores: Da saúde à indústria
Análise de imagens
A Inteligência Artificial pode ser usada para análise de imagens capturadas por drones e satélites. Com algoritmos avançados de aprendizado de máquina, essas imagens podem ser analisadas para identificar pragas, doenças, estresse hídrico e outras condições capazes de afetar a produtividade das culturas.
Coleta de dados
Em uma operação produtiva e tecnológica, a coleta de dados é um fundamento básico. Ao receber dados em tempo real, a gestão consegue tomar decisões mais efetivas, preservando a plantação e maximizando o aproveitamento no resultado.
Previsão de clima
A IA pode ser utilizada para prever condições climáticas com maior precisão, ajudando os agricultores a planejar melhor suas atividades de plantio, irrigação e colheita. Com base em grandes volumes de dados históricos e atuais, os modelos de IA podem fornecer previsões meteorológicas detalhadas.
Quais são os benefícios de usar essa tecnologia na agricultura?
Segurança, produtividade, economia e eficiência. Da forma como percebemos, essas são as vantagens que fazem as operações rurais investirem pesado para levar a tecnologia aplicada para o campo. Abaixo, detalhamos cada um desses pontos — veja!
Segurança
Com drones e IA, a própria vigilância do perímetro rural pode ser automatizada e qualificada. Mas o mesmo vale para o plantel de animais ou para a integridade das plantações, já que existem ferramentas para todos esses cenários e aplicações.
Leia também – A importância dos MVPs, protótipos e pilotos para acelerar a jornada de transformação digital
Produtividade
A agricultura de precisão é uma das principais tendências no agronegócio brasileiro. Combinando automação, IoT, IA e outras tecnologias, é possível ganhar uma previsibilidade substancial sobre os riscos e oportunidades da operação.
Tomada de decisão
Com a ajuda da IA, os agricultores podem tomar decisões mais informadas e precisas. Algoritmos de IA podem analisar dados de diversas fontes, como sensores no campo, dados climáticos e históricos de colheitas, para fornecer recomendações sobre o melhor momento para plantar, irrigar e colher.
Economia
A regra é clara: quanto maior o aproveitamento, menor o desperdício. No campo, o investimento em tecnologia aplicada reverte resultados muito rapidamente, justamente por conferir precisão, redução de gastos e otimização no uso de recursos.
Leia também – IA e IoT: como gerar receita para sua empresa com essa combinação?
Eficiência
Como em um efeito cascata, a automação de processos e o ganho de produtividade resultam em um aumento da eficiência operacional. Com tecnologia, é possível cortar redundâncias e excessos, deixando a operação mais enxuta, eficiente e funcional.
Sustentabilidade
A IA também contribui para práticas agrícolas mais sustentáveis, permitindo o uso mais eficiente de recursos como água e fertilizantes. Isso reduz os custos e minimiza o impacto ambiental das atividades agrícolas.
Como você pode ver, tanto a Inteligência Artificial quanto muitas outras tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano do campo. Da forma como percebemos, a tecnologia é uma das principais soluções para uma expectativa de produção cada vez mais competitiva e elevada.
Conte com a expertise da Engineering
Agora que você conhece as principais tecnologias na agricultura, aproveite para enriquecer esse bate-papo importante sobre o tema.
A Engineering Brasil oferece uma série de soluções baseadas em tecnologia de ponta e aplicadas aos mais diversos setores.
Quer saber como podemos te ajudar? Fale com nossos especialistas