Tecnologia e negócios: qual a importância de alinhar essas áreas?

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Tecnologia e negócios já viraram uma combinação clássica. São o arroz e o feijão do ambiente corporativo. Afinal, a interdependência que há entre eles é o que está movendo o mundo.

Basicamente, com a transformação digital, não é mais viável desenvolver as atividades empresariais sem essas soluções. Por outro lado, tamanha demanda por inovação cria um mercado em exponencial crescimento para a TI.

Por isso, vamos te contar a importância dessa relação, seus impactos e como alinhar essas duas áreas. Confira!

Por que alinhar estratégias de tecnologia e negócios?

A tecnologia é tanto um canal para desenvolver o trabalho quanto uma forma de otimizar as atividades corporativas, gerando vantagem competitiva. Nesse sentido, é necessário investir nas soluções certas para o negócio crescer a longo prazo.

O alinhamento entre essas áreas tem um papel imprescindível para viabilizar esses efeitos. Trata-se de delimitar no planejamento estratégico: objetivos, prioridades e diferenciais para guiar uma atuação conjunta rumo às mesmas metas.

Para a equipe de TI, fica mais fácil atuar em apoio ao entender aonde a empresa pretende chegar. Nesse sentido, os profissionais do setor podem mostrar as inovações que estão surgindo para potencializar os resultados do empreendimento.

Como realizar esse alinhamento?

Alinhar tecnologia e negócios deve abranger uma análise que envolve desde a estratégia a longo prazo até a operação cotidiana. Assim, é preciso considerar alguns pontos para assegurar o sucesso desse processo. Descubra quais são!

Tendências que influenciam a direção da organização

A relação tecnologia e negócios já apresenta impactos no mundo corporativo. Mudanças vêm ocorrendo e tendem a continuar nos próximos anos. Avaliar quais delas são relevantes no contexto da sua organização é o primeiro passo para agir e colocá-las em prática. Alguns exemplos são:

  • futuro do trabalho — definir se a atuação será remota, híbrida ou presencial influencia a atração e a retenção de talentos, bem como a estrutura necessária para o modelo adotado;
  • tomada de decisão baseada em dados — o tratamento de grandes volumes de informações depende da capacidade tecnológica da empresa para gerar efeitos;
  • operações digitais — canais de comunicação, atendimento e vendas, sistemas de automação de processos, bots e outros elementos de TI podem ser adotados para otimizar as atividades;
  • novos modelos de empreendimentos — as inovações permitem novas formas de trabalhar e atingir outros públicos ou mercados.

Cultura colaborativa voltada para a inovação

Criar uma cultura organizacional colaborativa voltada para a inovação permite a integração dos esforços das áreas de negócios e TI em busca de novas soluções. Para tanto, é preciso construir um ambiente que incentive a experimentação e motive a equipe a conquistar os objetivos da empresa.

Novo relacionamento com colaboradores e consumidores

O relacionamento com as empresas, seja como colaborador, seja como cliente, está sendo muito valorizado. Somente experiências positivas garantem a atração e a retenção de talentos ou a fidelização dos consumidores. Assim, os resultados do negócio dependem disso.

A tecnologia exerce funções nesse processo. Tais como:

  • meio pelo qual as interações ocorrem;
  • ferramenta para acompanhar e monitorar a satisfação desses grupos;
  • integradora de informações e canais;
  • facilitadora das operações.

Como a tecnologia impacta os resultados das empresas?

Não é exagero dizer que a tecnologia pode viabilizar ou alavancar um negócio, principalmente porque essas soluções oferecem vantagens que impactam os resultados. Por exemplo:

  • aumento da capacidade de tratamento de dados, tornando as bases para a tomada de decisão mais completas e ampliando a precisão delas;
  • otimização de processos, automatizando tarefas e eliminando redundâncias nos fluxos de trabalho;
  • maior eficiência na gestão e na operação, reduzindo os erros humanos;
  • diminuição dos custos e desperdícios a partir do melhor direcionamento do orçamento;
  • melhoria nas interações com os clientes;
  • aumento da visibilidade e do alcance da marca por meio de mais canais de contato;
  • maior colaboração e sincronia entre equipes, minimizando problemas na comunicação e suas consequências.

No mercado atual, é impossível pensar no futuro das empresas sem alinhar tecnologia e negócios. A relação entre esses elementos que se influenciam vincula o sucesso do empreendimento à inovação. Portanto, não fique para trás. Invista nisso.

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