4 melhores técnicas de UX para utilizar no seu e-commerce

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Em nossa visão, melhorar a experiência do usuário é uma estratégia fundamental para alavancar as suas vendas online. Por isso, elaboramos este material exclusivo sobre o assunto, elencando as melhores técnicas de UX para implementar na sua loja virtual. Caso ainda não conheça, saiba que não há problema.

O objetivo aqui é justamente apresentar essa ideia, demonstrando a importância dessa área (UX) para a jornada do consumidor e como a adoção de boas técnicas e decisões de arquitetura e design podem ser determinantes para elevar os seus resultados. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que são as técnicas de UX?

Em um primeiro momento, precisamos desfazer uma confusão muito comum sobre o tema, que são as diferenças entre UI e UX. UI remete à User Interface — em português, interface de usuário. Esse é um nicho do design que trabalha a criação de interfaces de boa usabilidade, que sejam agradáveis, bonitas e intuitivas de usar, como a aparência da sua loja virtual.

Já UX remete à User Experience — em português, experiência do usuário. Essa é uma área um pouco mais ampla, que se dedica a estudar e implementar técnicas inteligentes de retenção e usabilidade, diminuindo os atritos no uso de uma interface e estimulando um maior número de vendas. Por isso, UI e UX andam juntas, mas não são a mesma coisa.

A UX elabora ideias e estratégias e trabalha, de perto, com os profissionais de UI para criar interfaces que gerem cada vez mais resultados. Já as técnicas de UX podem ser tanto soluções de arquitetura (análise de dados e contexto) quanto de implementação, conteúdo e design, como a elaboração de interfaces, botões, etapas, escopos e por aí em diante.

O objetivo das técnicas de UX é reduzir o atrito entre a aterrissagem na sua página até a conversão. Se você quer ter uma aula de UX, basta visitar os sites das maiores varejistas. Você já percebeu como é fácil comprar? Com poucos cliques, você vai do item ao pagamento — e é disso que se trata uma experiência frictionless, fluída, com o menor número de obstáculos possíveis.

Quais os benefícios de adotar técnicas de UX?

Não basta apenas reconhecer a importância da transformação digital e colocar a sua loja no ambiente virtual. Para escalonar esse negócio ao sucesso, é preciso investir em inteligência aplicada. É isso que a UX faz, adotando técnicas que, baseadas no comportamento dos usuários, criam as melhores experiências de compra possíveis — veja os benefícios dessa implementação!

Aumento do tráfego

A UX não precisa ser aplicada apenas na loja, mas também no marketing e na publicidade. Quando você consegue fazer o retargeting do público-alvo, é possível veicular campanhas com ainda mais assertividade. Dessa forma, você consegue um número maior de acessos à sua página, que, acima de tudo, já demonstraram um interesse inicial nos seus produtos e serviços.

Aumento das conversões

Como em um efeito cascata, o maior número de acessos gera um maior número de conversões, consequentemente, resultando em maior faturamento e lucratividade. Por meio da ciência de dados e da inteligência artificial, é possível aprender cada vez mais sobre os consumidores, implementando estratégias ainda mais eficientes e com um ROI cada vez mais elevado.

Economia de recursos

Lembra o que falamos de retargeting? Essa é uma tática brilhante da publicidade digital, que permite direcionar os seus anúncios para as pessoas que já visitaram a sua página em um passado recente. Dessa forma, você mira em um público com maior potencial de conversão e precisa investir muito menos na publicidade para atingir o breakeven ou o ROI desejado na operação.

Fidelização

Conforme você aprende mais sobre os seus consumidores, torna-se capaz de criar experiências cada vez mais personalizadas, de acordo com suas particularidades. Com isso, o usuário cria uma afinidade com os seus produtos, serviços e plataformas. Assim, é possível fidelizar com maior velocidade e reduzir a sua dependência da adesão de um novo público.

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Quais as 4 principais técnicas de UX para adotar no e-commerce?

Design, otimização, conteúdos e Inteligência Artificial. Como você perceberá abaixo, esses são quatro pilares muito importantes da aplicação da UX nas lojas virtuais — confira!

1. Design

Antes de criar um layout personalizado e ideal para o seu público, é preciso identificar problemas e comportamentos, para então idealizar uma solução, prototipar esses designs e, por fim, validar isso por meio de testes qualitativos, quantitativos e comparativos (A/B). Assim, é possível alcançar o layout perfeito, com o maior potencial de conversão possível.

2. Otimização

De nada adianta ter as landing pages mais atrativas ou a loja mais intuitiva do mercado se o acesso à página é lento e dificultado. Afinal, essa é uma das principais causas de bounce, que é o abandono da página logo após o acesso. Em sua grande maioria, as técnicas de otimização visam reduzir o tempo de carregamento das páginas e melhorar a qualidade da navegação.

3. Conteúdos

Muito além de produzir páginas e experiências de compra altamente efetivas, a UX também estuda, identifica e implementa a produção e o posicionamento de conteúdos estratégicos. O simples display de vídeos em uma galeria dos seus produtos é capaz de saciar a curiosidade do consumidor e atiçar o seu interesse de compra, estimulando um maior número de conversões.

4. Inteligência Artificial

Por último e mais importante, o uso de tecnologia aplicada. Com soluções de inteligência artificial e análises de dados, é possível ter um diagnóstico completo da experiência de uso dos seus sites. Com isso, é possível aprimorar a sua página perpetuamente, reduzindo gargalos, desperdícios, redundâncias e atritos e tornando a experiência cada vez mais efetiva.

Como podemos solucionar esse dilema?

Por fim, vale notar como a Eng pode solucionar esse problema. Caso não saiba, somos uma das maiores empresas do Brasil, com um longo histórico de excelência, reputação e resultados. Entre outras soluções, nós oferecemos a soluções para a transformação digital da sua empresa — e com a experiência do usuário, isso não seria diferente.

Foi para atender essa demanda que criamos a UX Suite, um portfólio de serviços completos para solucionar todas as necessidades de UX da sua modernização. Essa suite de soluções inclui tudo o que a sua empresa precisa para descobrir, definir, idear, prototipar, testar e implementar as melhores técnicas de UX do mercado, com precisão, eficiência e confiabilidade.

Como você pôde ver nesta leitura, a experiência do usuário é um aspecto determinante para o seu sucesso no ambiente digital. Mas claro, para realizar essa modernização, é preciso contar com a expertise e a experiência de uma boa empresa parceira.

Então, agora que você sabe a importância de boas técnicas de UX para os seus resultados, aproveite para realizar essa transformação com a maior autoridade desse segmento. Para conhecer mais sobre UX Suite e nossas soluções, basta acessar nossa página e entrar em contato!

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