O suporte de TI é um componente crítico para garantir a disponibilidade operacional de uma empresa.
Ele é parte fundamental de uma estratégia assertiva, envolvendo o processo de manutenção e garantia de funcionamento de tecnologias, aplicativos e equipamentos empresariais.
Também faz parte das atribuições da área a identificação e correção de problemas técnicos, a atualização de hardwares e softwares, o monitoramento de desempenho, a melhoria contínua e a adoção de medidas preventivas para antecipação aos problemas.
Além disso, ele garante a segurança de dados e a conformidade regulatória, sendo crucial para garantir a eficiência, eficácia e segurança tecnológica para as empresas.
Neste texto, abordaremos mais detalhes e informações sobre a importância do Suporte de TI para que sua atuação seja cada vez mais estratégica e alinhada aos desafios do dia a dia.
O que é o suporte de TI e por que é importante para as empresas?
Vital para garantir a saúde e o desempenho das organizações, o suporte de TI inclui atividades de correção de erros, atualização de recursos e proteção contra ameaças.
Ele permite que as empresas mantenham seus sistemas funcionando sem interrupções para garantir a disponibilidade e satisfação dos clientes e stakeholders. Além disso, ele garante a segurança de dados sensíveis e prolonga a vida útil dos sistemas e equipamentos.
Sem uma atuação estratégica na sustentação de TI, os sistemas podem ficar desatualizados e vulneráveis a ameaças, resultando em interrupções, perda de dados e impacto na continuidade dos negócios.
Portanto, o suporte de TI é uma parte crítica da gestão de tecnologia da informação, e é importante que as empresas invistam na sua implementação e manutenção para garantir o sucesso.
Os benefícios do suporte de TI
Os benefícios da implementação de uma estratégia eficiente para as corporações são:
Aumento da eficiência operacional: com a integração e análise de dados, a empresa se permite olhar para sua operação a fim de otimizar seus processos e desburocratizar atividades.
Competitividade: com a atualização constante, a empresa se mantém competitiva e alinhada às principais tendências e movimentos do mercado, além da maturidade do time, que pode trazer destaque em comparação aos concorrentes.
Disponibilidade: ela garante o funcionamento constante dos sistemas sem nenhum tipo de problema relacionado à indisponibilidade.
Gerenciamento de dados: facilita o gerenciamento de dados, ajudando a garantir que todas as informações sejam armazenadas e acessadas de forma segura.
Custos: ajuda a manter os custos de TI sob controle, pois os problemas são identificados e resolvidos rapidamente antes que se tornem maiores e onerosos.
Segurança e confiabilidade: garante a melhoria, segurança e a confiabilidade dos sistemas de informação da empresa a todos os stakeholders.
Produtividade: reduz o tempo de inatividade e aumenta a produtividade dos times, pois eles terão acesso aos sistemas de informação necessários para cumprir suas tarefas de maneira segura e disponível.
Qualidade: pode também ajudar a melhorar as soluções da empresa, uma vez que a análise de dados garante a melhoria contínua.
Agenda ESG: a garantia de funcionamento, a preocupação em relação à antecipação aos problemas e a otimização dos processos através do uso de tecnologia ajudam as empresas a definirem suas agendas ESG de forma cada vez mais estratégica.
Atividades rotineiras do time de suporte de TI
Para uma atuação eficiente na gestão do setor, uma série de atividades rotineiras devem ser realizadas, são elas:
• Monitoramento: verificação contínua dos sistemas para identificar problemas ou ameaças potenciais;
• Correção de erros: resolução de problemas e bugs no sistema;
• Atualizações de software: instalação de atualizações para garantir a funcionalidade dos sistemas e a proteção contra ameaças;
• Backup de dados: armazenamento de cópias de segurança dos dados para garantir a recuperação em caso de perda de dados;
• Suporte ao usuário: atendimento a solicitações e questões dos usuários sobre o uso dos sistemas;
• Segurança: implementação de medidas de segurança para proteger os sistemas contra ameaças;
• Treinamento: capacitação de usuários e equipe de TI para garantir o uso correto e eficiente dos sistemas.
A relação entre suporte de TI e as APIs
O suporte de TI deve ter uma relação estreita com o uso de APIs, já que elas podem ser usadas para melhorar a performance e segurança dos sistemas, bem como a automatização de tarefas rotineiras.
Ao usar APIs, é possível integrar diferentes departamentos, otimizando a comunicação e colaboração entre equipes, além da possibilidade de acesso a outros sistemas sem a necessidade de interação direta com o código-fonte.
O papel da sustentação neste cenário é garantir a segurança e a integridade dos dados compartilhados por meio de APIs, assegurando que estejam configuradas corretamente, atualizadas com frequência e protegidas contra ameaças.
Além disso, ela é responsável pelo monitoramento do uso de APIs para detectar qualquer problema ou comportamento anômalo, e responder rapidamente a qualquer questão relacionada a elas.
Ao se valer dos benefícios do uso de APIs, a área de suporte pode automatizar tarefas rotineiras, como a atualização de softwares e o backup de dados. Isso melhora a eficiência da equipe, permitindo que se concentrem em demandas mais críticas.
As diferentes abordagens para a sustentação, incluindo manutenção preventiva e corretiva
A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de evitar problemas futuros e manter os sistemas funcionando corretamente. Já a manutenção corretiva é realizada quando um problema já ocorreu, com o objetivo de corrigi-lo o mais rápido possível. Faz parte das atribuições do suporte a manutenção preventiva, realizando tarefas como verificações regulares de segurança, atualizações de software e backup de dados.
No caso da manutenção corretiva, a equipe é responsável por identificar e corrigir problemas no sistema o mais rápido possível. Isso inclui tarefas como solucionar erros de software, reparar falhas de hardware e restaurar dados perdidos.
A importância da disponibilidade na prática
A TIM, uma gigante de telecomunicações, tinha como objetivo migrar sua plataforma HubTech, que incluía aplicações como TIM Music e TIM Banca Virtual, para a Google Cloud Platform.
A plataforma suporta atualmente mais de 2 bilhões de transações por mês e tem uma taxa de transferência de até 3 mil transações por segundo. Para garantir a segurança, um túnel de comunicação seguro foi criado com a API e os serviços da operadora.
Para garantir a disponibilidade e eficiência no projeto, a Engineering apoiou a mudança na arquitetura da plataforma para aproveitar os recursos da nuvem do Google Cloud Platform, garantindo a disponibilidade, escalabilidade e qualidade.
Como resultado da migração, a TIM melhorou o desempenho geral da plataforma, reduziu os custos operacionais e alavancou a transformação digital. A inclusão de serviços de valor adicionados sem cobrança adicional foi uma inovação da TIM e teve um impacto positivo nos negócios da empresa.
Contar com parceiros neste cenário é fundamental
Fundamental na definição estratégica da atuação em TI, a Suporte de TI ajuda as empresas a alcançarem os melhores resultados com eficiência e inteligência de dados.
Além disso, a integração com as APIs é importante para que as soluções sejam baseadas nos reais desafios e particularidades das organizações.
Para combinar os conceitos, é preciso dispor de maturidade, além de contar com a parceria de empresas certas, que oferecem o apoio estratégico e técnico necessário. A Engineering pode ajudar nesse sentido.