Ir para o conteúdo
Blog Engineering
  • Home
  • Temas
    • Transformação Digital
    • Cloud computing
    • Tecnologia da informação
    • API
    • Inteligência Artificial
    • Cybersecurity
    • User Experience
    • Linguagens
    • Indústria 4.0
    • IoT
  • Materiais Ricos
  • Site
Blog Engineering
API

Suporte de TI e sua importância para garantia operacional das empresas

Por Engineering Brasil

Em 01/03/2023 • Atualizado em 06/09/2024

7 minutos para ler

O suporte de TI é um componente crítico para garantir a disponibilidade operacional de uma empresa.

Ele é parte fundamental de uma estratégia assertiva, envolvendo o processo de manutenção e garantia de funcionamento de tecnologias, aplicativos e equipamentos empresariais. 

Também faz parte das atribuições da área a identificação e correção de problemas técnicos, a atualização de hardwares e softwares, o monitoramento de desempenho, a melhoria contínua e a adoção de medidas preventivas para antecipação aos problemas.

Além disso, ele garante a segurança de dados e a conformidade regulatória, sendo crucial para garantir a eficiência, eficácia e segurança tecnológica para as empresas.

Neste texto, abordaremos mais detalhes e informações sobre a importância do Suporte de TI para que sua atuação seja cada vez mais estratégica e alinhada aos desafios do dia a dia. 

Conteúdo

Toggle
  • O que é o suporte de TI e por que é importante para as empresas?
  • Os benefícios do suporte de TI
  • Atividades rotineiras do time de suporte de TI
  • A relação entre suporte de TI e as APIs 
  • As diferentes abordagens para a sustentação, incluindo manutenção preventiva e corretiva
  • A importância da disponibilidade na prática
  • Contar com parceiros neste cenário é fundamental
    • Compartilhe !

O que é o suporte de TI e por que é importante para as empresas?

Vital para garantir a saúde e o desempenho das organizações, o suporte de TI inclui atividades de correção de erros, atualização de recursos e proteção contra ameaças.

Ele permite que as empresas mantenham seus sistemas funcionando sem interrupções para garantir a disponibilidade e satisfação dos clientes e stakeholders. Além disso, ele garante a segurança de dados sensíveis e prolonga a vida útil dos sistemas e equipamentos.

Sem uma atuação estratégica na sustentação de TI, os sistemas podem ficar desatualizados e vulneráveis a ameaças, resultando em interrupções, perda de dados e impacto na continuidade dos negócios.

Portanto, o suporte de TI é uma parte crítica da gestão de tecnologia da informação, e é importante que as empresas invistam na sua implementação e manutenção para garantir o sucesso.

Os benefícios do suporte de TI

Os benefícios da implementação de uma estratégia eficiente para as corporações são: 

Aumento da eficiência operacional: com a integração e análise de dados, a empresa se permite olhar para sua operação a fim de otimizar seus processos e desburocratizar atividades.

Competitividade: com a atualização constante, a empresa se mantém competitiva e alinhada às principais tendências e movimentos do mercado, além da maturidade do time, que pode trazer destaque em comparação aos concorrentes.

Disponibilidade: ela garante o funcionamento constante dos sistemas sem nenhum tipo de problema relacionado à indisponibilidade.

Gerenciamento de dados: facilita o gerenciamento de dados, ajudando a garantir que todas as informações sejam armazenadas e acessadas de forma segura.

Custos: ajuda a manter os custos de TI sob controle, pois os problemas são identificados e resolvidos rapidamente antes que se tornem maiores e onerosos.

Segurança e confiabilidade: garante a melhoria, segurança e a confiabilidade dos sistemas de informação da empresa a todos os stakeholders. 

Produtividade: reduz o tempo de inatividade e aumenta a produtividade dos times, pois eles terão acesso aos sistemas de informação necessários para cumprir suas tarefas de maneira segura e disponível.

Qualidade: pode também ajudar a melhorar as soluções da empresa, uma vez que a análise de dados garante a melhoria contínua. 

Agenda ESG: a garantia de funcionamento, a preocupação em relação à antecipação aos problemas e a otimização dos processos através do uso de tecnologia ajudam as empresas a definirem suas agendas ESG de forma cada vez mais estratégica.  

Atividades rotineiras do time de suporte de TI

Para uma atuação eficiente na gestão do setor, uma série de atividades rotineiras devem ser realizadas, são elas:

• Monitoramento: verificação contínua dos sistemas para identificar problemas ou ameaças potenciais;

• Correção de erros: resolução de problemas e bugs no sistema;

• Atualizações de software: instalação de atualizações para garantir a funcionalidade dos sistemas e a proteção contra ameaças;

• Backup de dados: armazenamento de cópias de segurança dos dados para garantir a recuperação em caso de perda de dados;

• Suporte ao usuário: atendimento a solicitações e questões dos usuários sobre o uso dos sistemas;

• Segurança: implementação de medidas de segurança para proteger os sistemas contra ameaças;

• Treinamento: capacitação de usuários e equipe de TI para garantir o uso correto e eficiente dos sistemas.

A relação entre suporte de TI e as APIs 

O suporte de TI deve ter uma relação estreita com o uso de APIs, já que elas podem ser usadas para melhorar a performance e segurança dos sistemas, bem como a automatização de tarefas rotineiras.

Ao usar APIs, é possível integrar diferentes departamentos, otimizando a comunicação e colaboração entre equipes, além da possibilidade de acesso a outros sistemas sem a necessidade de interação direta com o código-fonte. 

O papel da sustentação neste cenário é garantir a segurança e a integridade dos dados compartilhados por meio de APIs, assegurando que estejam configuradas corretamente, atualizadas com frequência e protegidas contra ameaças. 

Além disso, ela é responsável pelo monitoramento do uso de APIs para detectar qualquer problema ou comportamento anômalo, e responder rapidamente a qualquer questão relacionada a elas.

Ao se valer dos benefícios do uso de APIs, a área de suporte pode automatizar tarefas rotineiras, como a atualização de softwares e o backup de dados. Isso melhora a eficiência da equipe, permitindo que se concentrem em demandas mais críticas.

As diferentes abordagens para a sustentação, incluindo manutenção preventiva e corretiva

A manutenção preventiva é realizada com o objetivo de evitar problemas futuros e manter os sistemas funcionando corretamente. Já a manutenção corretiva é realizada quando um problema já ocorreu, com o objetivo de corrigi-lo o mais rápido possível. Faz parte das atribuições do suporte a manutenção preventiva, realizando tarefas como verificações regulares de segurança, atualizações de software e backup de dados.

No caso da manutenção corretiva, a equipe é responsável por identificar e corrigir problemas no sistema o mais rápido possível. Isso inclui tarefas como solucionar erros de software, reparar falhas de hardware e restaurar dados perdidos.

A importância da disponibilidade na prática

A TIM, uma gigante de telecomunicações, tinha como objetivo migrar sua plataforma HubTech, que incluía aplicações como TIM Music e TIM Banca Virtual, para a Google Cloud Platform. 

A plataforma suporta atualmente mais de 2 bilhões de transações por mês e tem uma taxa de transferência de até 3 mil transações por segundo. Para garantir a segurança, um túnel de comunicação seguro foi criado com a API e os serviços da operadora.

Para garantir a disponibilidade e eficiência no projeto, a Engineering apoiou a mudança na arquitetura da plataforma para aproveitar os recursos da nuvem do Google Cloud Platform, garantindo a disponibilidade, escalabilidade e qualidade. 

Como resultado da migração, a TIM melhorou o desempenho geral da plataforma, reduziu os custos operacionais e alavancou a transformação digital. A inclusão de serviços de valor adicionados sem cobrança adicional foi uma inovação da TIM e teve um impacto positivo nos negócios da empresa.

Contar com parceiros neste cenário é fundamental

Fundamental na definição estratégica da atuação em TI, a Suporte de TI ajuda as empresas a alcançarem os melhores resultados com eficiência e inteligência de dados. 

Além disso, a integração com as APIs é importante para que as soluções sejam baseadas nos reais desafios e particularidades das organizações. 

Para combinar os conceitos, é preciso dispor de maturidade, além de contar com a parceria de empresas certas, que oferecem o apoio estratégico e técnico necessário. A Engineering pode ajudar nesse sentido.

Confira as nossas soluções e saiba mais.

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados
melhores práticas para APIs

Melhores práticas no ciclo de vida de APIs: da documentação à governança

Publicado por Engineering Brasil em 27/05/2025
O que é API Gateway

API Gateway: o que é e como ele amplia a segurança?

Publicado por Engineering Brasil em 05/03/2025
API banking

API banking: o que é e a importância para o setor

Publicado por Engineering Brasil em 28/02/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts populares

  • melhores práticas para APIs
    Melhores práticas no ciclo de vida de APIs: da documentação à governança

Gestão de APIs,
integração de
sistemas e dados
em uma única
plataforma
logo

Logotipo da API

Veja mais

Institucional

  • Sobre a Engineering
  • Site

Companhia global de Transformação Digital, especializada em soluções que envolvem API e Inteligência Artificial.

Categorias

  • Transformação Digital
  • Cloud computing
  • Tecnologia da informação
  • API
  • Inteligência Artificial
  • Cybersecurity
  • User Experience
  • Linguagens
  • Indústria 4.0
  • IoT

Entre em Contato

  • Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 375 – 10º andar
    São Paulo-SP CEP 04571-020

  • (11) 3629-5300

Redes Sociais

Twitter
Site criado por Stage.

Share

Blogger
Delicious
Digg
Email
Facebook
Facebook messenger
Google
Hacker News
Line
LinkedIn
Mix
Odnoklassniki
PDF
Pinterest
Pocket
Print
Reddit
Renren
Short link
SMS
Skype
Telegram
Tumblr
Twitter
VKontakte
wechat
Weibo
WhatsApp
Xing
Yahoo! Mail
Powered by WP Socializer

Copy short link

Copy link
Powered by WP Socializer