O acesso de uma pessoa não autorizada aos seus sistemas pode ser arrasador para a sua empresa, já que isso coloca em risco a integridade dos dados neles armazenados. Por isso, investir em um sistema de controle de acesso é uma iniciativa imprescindível para controlar e identificar, com maior eficiência, quais pessoas entram no seu ambiente de trabalho virtual e interagem com os seus arquivos.
Embora seja uma questão vital para a segurança dos negócios, muitos gestores ainda negligenciam a adoção desse recurso. A sua empresa não conta com esse sistema de segurança? Vem com a gente que, neste post, a Eng mostra boas razões para adquirir um sistema de controle de acesso e como escolher a melhor opção do mercado. Confira!
O que é sistema de controle de acesso?
De forma direta, um sistema de controle de acesso pode ser definido como a tecnologia que tem a finalidade de promover a segurança de sistemas, a partir da restrição do acesso a um ambiente digital por pessoas que não estejam autorizadas. Com esse recurso, é possível definir diferentes níveis de acesso, levando em consideração as funções exercidas por cada colaborador.
Caso a empresa trabalhe com dados pessoais sigilosos, como é o caso de informações de conta bancária e cartão de crédito, pode-se determinar que apenas os profissionais do departamento de finanças que realmente necessitam desses dados para executar o seu trabalham possam acessá-lo. Isso evita o vazamento ou uso inadequado dos dados do negócio e de seus clientes.
Qual a importância de investir em um sistema de controle de acesso?
Se você ainda não utiliza um sistema de controle de acesso para os seus sistemas, saiba que as suas informações estão correndo risco. Afinal, isso permite que qualquer pessoa acesse, modifique ou vaze os dados gerados pelas suas operações. Veja, a seguir, os benefícios de investir em tecnologia específica para controle de acesso.
Gerenciamento de acesso
Com uma plataforma desenvolvida para o controle de acesso, a empresa tem a opção de definir os níveis de acesso, levando em consideração a sua política de segurança e as atividades realizadas pelos usuários. A sua organização pode, por exemplo, liberar o acesso aos dados sobre o perfil de seus clientes apenas para os colaboradores da área de marketing e atendimento. O acesso aos dados mais sensíveis pode ficar restrito apenas aos funcionários que exercem cargo de confiança.
Identificação dos colaboradores
Uma vez que a empresa passa a trabalhar com o controle de acesso, no qual cada colaborador tem as suas credenciais e os seus acessos ficam registrados na plataforma, torna-se possível identificar quando e por quem cada acesso foi realizado. Desse modo, caso ocorra algum incidente, é mais fácil identificar o responsável.
Proteção de dados
Dados que são considerados sensíveis, como informações financeiras dos seus clientes, devem ser acessados apenas pelos colaboradores autorizados. Nesse sentido, o sistema de controle de acesso é um aliado indispensável, haja vista que limita o acesso às informações que circulam dentro da sua rede, além de dificultar a entrada de agentes exteriores aos seus programas, já que requer o fornecimento de credenciais para tal.
Como escolher o melhor sistema de controle de acesso?
Na hora de escolher um sistema de controle de acesso para a sua empresa, é recomendado considerar alguns fatores que impactam diretamente na segurança e eficiência das suas operações. Em primeiro lugar, avalie a confiabilidade do sistema, verificando se houve algum incidente com outras empresas e quais foram os danos causados.
Outro ponto que deve ser levado em conta são as funcionalidades oferecidas pelo sistema, pois quanto mais recursos disponíveis para delimitar e gerenciar os níveis de acesso, mais seguro ele tende a ser. Por fim, coloque na balança o custo-benefício trazido por essa tecnologia, ou seja, o quanto o investimento vai colaborar para a segurança dos seus dados.
A ausência de um sistema de controle de acesso deixa as suas informações expostas ao acesso de qualquer pessoa, que pode roubá-las, alterá-las ou corrompê-las, ainda que de forma não intencional. Da mesma forma que, ao contratar e implementar a ferramenta, é imprescindível que os colaboradores sejam treinados para utilizá-la corretamente, a fim de proteger as suas credenciais de acesso e aumentar ainda mais a segurança dos dados da empresa.
Gostou deste post? Siga o nosso perfil no LinkedIn e acompanhe mais conteúdos interessantes sobre tecnologia e segurança digital!