Rest API e sua importância para a segurança da informação

8 minutos para ler

Você sabe a importância da adoção estratégica de uma REST API para melhorar a segurança e garantir a escalabilidade das suas aplicações de negócio? 

Em meio às soluções tecnológicas que surgem no mercado, uma delas se destaca quando pensamos na importância e nos benefícios de sua implementação para uma atuação assertiva e estratégica. 

Ao desenvolver qualquer solução para uma empresa, alguns fatores devem ser levados em consideração, como escalabilidade e segurança. Neste sentido, adotar um conjunto de boas práticas nos processos de desenvolvimento garante essas características. 

Neste texto abordaremos a importância da REST API para uma gestão segura, assertiva e que permita que os times de tecnologia se concentrem em atividades mais estratégicas. Vem com a gente!

O que é REST API? 

O termo REST API vem de Representational State Transfer (Transferência de Estado Representacional) e corresponde a uma abordagem arquitetural para o desenvolvimento de serviços web. Em suma, uma REST API estabelece um conjunto de diretrizes que orientam o design e a interação entre sistemas.

Essas diretrizes fornecem uma estrutura consistente para a criação de APIs com rotinas bem definidas, padroniza e facilita a comunicação entre máquinas e usuários. Ao seguir os princípios REST, as aplicações se tornam mais escaláveis e flexíveis.

A importância da gestão assertiva e adoção da REST API

É papel do gestor de tecnologia, em um cenário com cada vez mais concorrentes, entender as soluções e movimentos necessários para ganhar vantagem competitiva. 

Uma gestão tecnológica eficiente busca implementar processos e práticas para garantir a segurança, confiabilidade e escalabilidade do sistema de APIs.

Contar com a implementação de padrões e com boas práticas de desenvolvimento de software garante a documentação, estruturação consistente e fácil usabilidade. Isso é superimportante para que desenvolvedores e usuários utilizem as soluções com segurança e confiança. 

Vale pontuar que uma gestão eficiente é essencial para garantir que as APIs sejam escaláveis e possam lidar com diversas solicitações e com o alto volume de tráfego. Isso serve para empresas que estão em rápido crescimento e precisam de uma infraestrutura que atenda ao momento e à velocidade do negócio.

Além disso, a adoção estratégica da RESTFul API possibilita que as empresas estejam sempre atualizadas e em conformidade com as melhores práticas de compliance, bem como em conformidade com leis e regulamentações, como a LGPD.

Veja também – OpenAPI: os benefícios de utilizar um padrão de documentação de APIs

Segurança e acessibilidade

Como já vimos, o conjunto de diretrizes que definem como os sistemas interagem é conhecido como REST API, uma abordagem utilizada para desenvolver serviços web que permite que diferentes aplicativos e sistemas se comuniquem e troquem informações de forma padronizada.

Quando pensamos na relação de proteção de dados das aplicações, podemos destacar: 

1 – Autenticação e autorização

Com o uso de tokens de autenticação e autorização, é possível garantir que somente usuários autorizados acessem os dados e recursos das APIs, impedindo que informações sensíveis caiam nas mãos de pessoas desautorizadas. 

2 – Controle de acesso

Com o uso da REST API é possível definir os níveis de acesso para diferentes usuários e aplicativos, o que garante que cada um tenha acesso somente às informações e recursos que são relevantes para suas necessidades e atribuições.

3 – Criptografia

Todas as transações realizadas através de REST API podem ser criptografadas, o que garante a proteção das informações trafegadas.

4 – Monitoramento e auditoria

As APIs podem ser monitoradas e auditadas em tempo real para detectar atividades suspeitas ou tentativas de acesso não autorizado, o que garante que as informações estejam sempre protegidas.

5 – Atualizações

Quando uma vulnerabilidade é identificada em uma API, é possível realizar atualizações e patches para corrigir o problema e garantir que a segurança das informações seja preservada.

Principais vantagens do uso de REST APIs

Ao considerarmos as vantagens, podemos destacar algumas características importantes:

Flexibilidade: são projetadas para serem independentes de plataforma, linguagem e sistema operacional, permitindo que diferentes aplicativos interajam e troquem informações com eficácia, interconectando sistemas e aplicativos. Essa flexibilidade resulta em eficiência operacional, redução de erros e aumento da produtividade.

Escalabilidade: altamente escaláveis, permitem a adição de novos recursos e funcionalidades sem interromper a operação. Devido a natureza das REST APIs, sua infraestrutura pode também ser escalada de forma horizontal, melhorando o balanceamento de carga nos servidores. Embora possuam essas capacidades, as REST APIs não garantem escalabilidade por si só, sendo necessária uma gestão estratégica para garantir o crescimento sustentável.

Facilidade de desenvolvimento: a arquitetura REST simplifica e padroniza a troca de informações, tornando-se simples para os desenvolvedores. A compatibilidade com linguagens, como JavaScript, Python, Java e PHP, facilita ainda mais a integração.

Segurança: com uma camada adicional de proteção com o uso de tokens de acesso e autenticação, garantem que apenas usuários autorizados tenham acesso a dados confidenciais, protegendo as empresas contra possíveis ataques e garantindo a integridade.

Experiência do usuário: a adoção de arquiteturas REST API na construção de sistemas possibilita a criação de aplicativos responsivos e interativos, oferecendo aos usuários uma experiência rica e envolvente. Essa melhoria na experiência aumenta a satisfação e a fidelidade à marca.

Veja também – API gateway: quais são os tipos e suas principais características 

REST API no dia a dia das empresas

Para esclarecer um pouco mais o conceito, vale entender como as empresas hoje têm aplicado a solução em suas operações para as mais diferentes finalidades.

Análise e mensuração de dados: as empresas otimizam a atuação integrando dados e informações de diferentes plataformas para análise e monitoramento. Isso permite que sejam obtidos insights importantes para a empresa. Por exemplo, utilizar REST API para obter informações sobre o tráfego de um site concorrente e utilizar esses dados para aprimorar a sua própria estratégia de marketing.

Automação de processos: times de TI podem utilizar REST API para automatizar processos e tarefas que envolvem a integração de diferentes sistemas. Exemplo, uma empresa de logística utiliza a solução para automatizar o processo de rastreamento de encomendas, possibilitando que a localização e o status das entregas sejam atualizados automaticamente.

Integração de sistemas: possibilidade de integrar diferentes sistemas e plataformas, permitindo que informações e dados sejam compartilhados de forma segura e padronizada. Na prática, uma empresa integra sua plataforma de e-commerce com o sistema de gerenciamento de estoque utilizando REST API para garantir que as informações sobre vendas e estoque estejam sempre em dia.

Integração com redes sociais: REST API também são utilizadas para integrar plataformas e sistemas com as redes sociais, permitindo que informações e dados sejam compartilhados entre eles. Uma empresa pode utilizar REST API para permitir que os seus clientes se conectem à plataforma de e-commerce utilizando as suas contas nas redes sociais.

Desenvolvimento de aplicativos: utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e web. Empresas disponibilizam serviços e dados através de REST API para que desenvolvedores criem aplicativos que utilizem essas informações. 

A tecnologia é versátil e utilizada de diversas formas para atender às necessidades de negócios de diferentes setores e segmentos.

Em um cenário complexo, contar com quem entende é fundamental 

Em meio aos desafios e responsabilidades que a atuação estratégica e a transformação digital impõem às empresas, atuar com assertividade não precisa ser mais um desafio. 

Nós da Engineering ajudamos empresas de diversos tamanhos e setores a acelerar a transformação digital com eficiência. Somos API experts e estamos em constante atualização e aprimoramento na disponibilização de soluções para viabilizar tecnologia de ponta com adoção do mindset API First.

A DHuO API Plus é uma plataforma desenvolvida sob medida para gerenciar, monitorar e aprimorar APIs através dos principais pilares do ciclo de vida de aplicativos que são: criação, publicação, disponibilização e monitoramento.Transforme a gestão de APIs em uma realidade no seu negócio. Conheça a nossa solução!

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados

Deixe um comentário

Conecte-se conosco. Estamos aqui para ajudar.

Solicite uma demonstração gratuita

Preencha o formulário ao lado para saber mais.


    * Todos os campos são obrigatórios


    Termos e condições de privacidade