Ir para o conteúdo
Blog Engineering
  • Home
  • Temas
    • Transformação Digital
    • Cloud computing
    • Tecnologia da informação
    • API
    • Inteligência Artificial
    • Cybersecurity
    • User Experience
    • Linguagens
    • Indústria 4.0
    • IoT
  • Materiais Ricos
  • Site
Blog Engineering
API

Rest API e sua importância para a segurança da informação

Por Engineering Brasil

Em 12/07/2024 • Atualizado em 16/05/2025

8 minutos para ler

Você sabe a importância da adoção estratégica de uma REST API para melhorar a segurança e garantir a escalabilidade das suas aplicações de negócio? 

Em meio às soluções tecnológicas que surgem no mercado, uma delas se destaca quando pensamos na importância e nos benefícios de sua implementação para uma atuação assertiva e estratégica. 

Ao desenvolver qualquer solução para uma empresa, alguns fatores devem ser levados em consideração, como escalabilidade e segurança. Neste sentido, adotar um conjunto de boas práticas nos processos de desenvolvimento garante essas características. 

Neste texto abordaremos a importância da REST API para uma gestão segura, assertiva e que permita que os times de tecnologia se concentrem em atividades mais estratégicas. Vem com a gente!

Conteúdo

Toggle
  • O que é REST API? 
  • A importância da gestão assertiva e adoção da REST API
  • Segurança e acessibilidade
    • 1 – Autenticação e autorização
    • 2 – Controle de acesso
    • 3 – Criptografia
    • 4 – Monitoramento e auditoria
    • 5 – Atualizações
  • Principais vantagens do uso de REST APIs
  • REST API no dia a dia das empresas
  • Em um cenário complexo, contar com quem entende é fundamental 
    • Compartilhe !

O que é REST API? 

O termo REST API vem de Representational State Transfer (Transferência de Estado Representacional) e corresponde a uma abordagem arquitetural para o desenvolvimento de serviços web. Em suma, uma REST API estabelece um conjunto de diretrizes que orientam o design e a interação entre sistemas.

Essas diretrizes fornecem uma estrutura consistente para a criação de APIs com rotinas bem definidas, padroniza e facilita a comunicação entre máquinas e usuários. Ao seguir os princípios REST, as aplicações se tornam mais escaláveis e flexíveis.

A importância da gestão assertiva e adoção da REST API

É papel do gestor de tecnologia, em um cenário com cada vez mais concorrentes, entender as soluções e movimentos necessários para ganhar vantagem competitiva. 

Uma gestão tecnológica eficiente busca implementar processos e práticas para garantir a segurança, confiabilidade e escalabilidade do sistema de APIs.

Contar com a implementação de padrões e com boas práticas de desenvolvimento de software garante a documentação, estruturação consistente e fácil usabilidade. Isso é superimportante para que desenvolvedores e usuários utilizem as soluções com segurança e confiança. 

Vale pontuar que uma gestão eficiente é essencial para garantir que as APIs sejam escaláveis e possam lidar com diversas solicitações e com o alto volume de tráfego. Isso serve para empresas que estão em rápido crescimento e precisam de uma infraestrutura que atenda ao momento e à velocidade do negócio.

Além disso, a adoção estratégica da RESTFul API possibilita que as empresas estejam sempre atualizadas e em conformidade com as melhores práticas de compliance, bem como em conformidade com leis e regulamentações, como a LGPD.

Veja também – OpenAPI: os benefícios de utilizar um padrão de documentação de APIs

Segurança e acessibilidade

Como já vimos, o conjunto de diretrizes que definem como os sistemas interagem é conhecido como REST API, uma abordagem utilizada para desenvolver serviços web que permite que diferentes aplicativos e sistemas se comuniquem e troquem informações de forma padronizada.

Quando pensamos na relação de proteção de dados das aplicações, podemos destacar: 

1 – Autenticação e autorização

Com o uso de tokens de autenticação e autorização, é possível garantir que somente usuários autorizados acessem os dados e recursos das APIs, impedindo que informações sensíveis caiam nas mãos de pessoas desautorizadas. 

2 – Controle de acesso

Com o uso da REST API é possível definir os níveis de acesso para diferentes usuários e aplicativos, o que garante que cada um tenha acesso somente às informações e recursos que são relevantes para suas necessidades e atribuições.

3 – Criptografia

Todas as transações realizadas através de REST API podem ser criptografadas, o que garante a proteção das informações trafegadas.

4 – Monitoramento e auditoria

As APIs podem ser monitoradas e auditadas em tempo real para detectar atividades suspeitas ou tentativas de acesso não autorizado, o que garante que as informações estejam sempre protegidas.

5 – Atualizações

Quando uma vulnerabilidade é identificada em uma API, é possível realizar atualizações e patches para corrigir o problema e garantir que a segurança das informações seja preservada.

Principais vantagens do uso de REST APIs

Ao considerarmos as vantagens, podemos destacar algumas características importantes:

Flexibilidade: são projetadas para serem independentes de plataforma, linguagem e sistema operacional, permitindo que diferentes aplicativos interajam e troquem informações com eficácia, interconectando sistemas e aplicativos. Essa flexibilidade resulta em eficiência operacional, redução de erros e aumento da produtividade.

Escalabilidade: altamente escaláveis, permitem a adição de novos recursos e funcionalidades sem interromper a operação. Devido a natureza das REST APIs, sua infraestrutura pode também ser escalada de forma horizontal, melhorando o balanceamento de carga nos servidores. Embora possuam essas capacidades, as REST APIs não garantem escalabilidade por si só, sendo necessária uma gestão estratégica para garantir o crescimento sustentável.

Facilidade de desenvolvimento: a arquitetura REST simplifica e padroniza a troca de informações, tornando-se simples para os desenvolvedores. A compatibilidade com linguagens, como JavaScript, Python, Java e PHP, facilita ainda mais a integração.

Segurança: com uma camada adicional de proteção com o uso de tokens de acesso e autenticação, garantem que apenas usuários autorizados tenham acesso a dados confidenciais, protegendo as empresas contra possíveis ataques e garantindo a integridade.

Experiência do usuário: a adoção de arquiteturas REST API na construção de sistemas possibilita a criação de aplicativos responsivos e interativos, oferecendo aos usuários uma experiência rica e envolvente. Essa melhoria na experiência aumenta a satisfação e a fidelidade à marca.

Veja também – API gateway: quais são os tipos e suas principais características 

REST API no dia a dia das empresas

Para esclarecer um pouco mais o conceito, vale entender como as empresas hoje têm aplicado a solução em suas operações para as mais diferentes finalidades.

Análise e mensuração de dados: as empresas otimizam a atuação integrando dados e informações de diferentes plataformas para análise e monitoramento. Isso permite que sejam obtidos insights importantes para a empresa. Por exemplo, utilizar REST API para obter informações sobre o tráfego de um site concorrente e utilizar esses dados para aprimorar a sua própria estratégia de marketing.

Automação de processos: times de TI podem utilizar REST API para automatizar processos e tarefas que envolvem a integração de diferentes sistemas. Exemplo, uma empresa de logística utiliza a solução para automatizar o processo de rastreamento de encomendas, possibilitando que a localização e o status das entregas sejam atualizados automaticamente.

Integração de sistemas: possibilidade de integrar diferentes sistemas e plataformas, permitindo que informações e dados sejam compartilhados de forma segura e padronizada. Na prática, uma empresa integra sua plataforma de e-commerce com o sistema de gerenciamento de estoque utilizando REST API para garantir que as informações sobre vendas e estoque estejam sempre em dia.

Integração com redes sociais: REST API também são utilizadas para integrar plataformas e sistemas com as redes sociais, permitindo que informações e dados sejam compartilhados entre eles. Uma empresa pode utilizar REST API para permitir que os seus clientes se conectem à plataforma de e-commerce utilizando as suas contas nas redes sociais.

Desenvolvimento de aplicativos: utilizada para o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e web. Empresas disponibilizam serviços e dados através de REST API para que desenvolvedores criem aplicativos que utilizem essas informações. 

A tecnologia é versátil e utilizada de diversas formas para atender às necessidades de negócios de diferentes setores e segmentos.

Em um cenário complexo, contar com quem entende é fundamental 

Em meio aos desafios e responsabilidades que a atuação estratégica e a transformação digital impõem às empresas, atuar com assertividade não precisa ser mais um desafio. 

Nós da Engineering ajudamos empresas de diversos tamanhos e setores a acelerar a transformação digital com eficiência. Somos API experts e estamos em constante atualização e aprimoramento na disponibilização de soluções para viabilizar tecnologia de ponta com adoção do mindset API First.

A DHuO é uma plataforma desenvolvida sob medida para gerenciar, monitorar e aprimorar APIs através dos principais pilares do ciclo de vida de aplicativos que são: criação, publicação, disponibilização e monitoramento.Transforme a gestão de APIs em uma realidade no seu negócio. Conheça a nossa solução!

Avalie esse post

Compartilhe !

Twitter
Posts relacionados
O que é API Gateway

API Gateway: o que é e como ele amplia a segurança?

Publicado por Engineering Brasil em 05/03/2025
API banking

API banking: o que é e a importância para o setor

Publicado por Engineering Brasil em 28/02/2025
API security

API Security: como ficar seguro e garantir a segurança em ambientes multi-cloud?

Publicado por Engineering Brasil em 26/02/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts populares

Gestão de APIs,
integração de
sistemas e dados
em uma única
plataforma
logo

Logotipo da API

Veja mais

Institucional

  • Sobre a Engineering
  • Site

Companhia global de Transformação Digital, especializada em soluções que envolvem API e Inteligência Artificial.

Categorias

  • Transformação Digital
  • Cloud computing
  • Tecnologia da informação
  • API
  • Inteligência Artificial
  • Cybersecurity
  • User Experience
  • Linguagens
  • Indústria 4.0
  • IoT

Entre em Contato

  • Rua Dr. Geraldo Campos Moreira, 375 – 10º andar
    São Paulo-SP CEP 04571-020

  • (11) 3629-5300

Redes Sociais

Twitter
Site criado por Stage.

Share

Blogger
Delicious
Digg
Email
Facebook
Facebook messenger
Google
Hacker News
Line
LinkedIn
Mix
Odnoklassniki
PDF
Pinterest
Pocket
Print
Reddit
Renren
Short link
SMS
Skype
Telegram
Tumblr
Twitter
VKontakte
wechat
Weibo
WhatsApp
Xing
Yahoo! Mail
Powered by WP Socializer

Copy short link

Copy link
Powered by WP Socializer