A burocracia é uma das principais reclamações de quem precisa utilizar serviços bancários. O open banking foi criado justamente para facilitar a vida tanto dos clientes quanto das instituições, uma vez que dispensa a necessidade de apresentar uma série de documentos quando a pessoa migra de um banco para outro.
O novo sistema bancário promete ser mais inovador, conectado e livre, além de estimular a competitividade. Afinal, o acesso a informações completas sobre os clientes permite que os bancos ofereçam serviços cada vez mais personalizados.
Ainda tem dúvidas sobre a novidade? Neste post, você vai entender como funciona e as vantagens do open banking. Confira!
O que é open banking?
No sistema bancário antigo, as instituições não consideram a possibilidade de o cliente se relacionar com outros bancos, o que prejudica a elas mesmas, pois fica difícil competir por ele a partir da oferta de serviços mais atrativos. Nesse sentido, o open banking vem para descentralizar o controle sobre os dados dos usuários, de modo que tenham facilidade para escolher as organizações que mais se adéquam às suas necessidades.
O sistema financeiro aberto (tradução de open banking) se caracteriza por permitir que consumidores de serviços e produtos financeiros autorizem o compartilhamento de suas informações entre as organizações autorizadas pelo Banco Central, bem como a opção de movimentar suas contas bancárias usando diferentes plataformas digitais, não só no aplicativo ou no site da instituição, com o máximo de agilidade e segurança.
É importante deixar claro que esse sistema, que deve ser implementado até o final de 2021, não tem o objetivo de expor os dados dos clientes para que qualquer empresa acesse, sem nenhum tipo de controle. Isso porque a decisão de compartilhar as informações entre organizações e plataformas fica não mãos do usuário, de acordo com o seu interesse.
Como funciona na prática?
Informações sobre a sua renda, por exemplo, são importantes para que o cliente receba aprovação para adquirir os serviços oferecidos pelos bancos, como o financiamento de veículos e imóveis. Contudo, ao mudar de banco, é como se essas informações fossem “apagadas”, pois a pessoa terá que comprovar os seus rendimentos novamente.
Isso não acontece no sistema open banking, haja vista que o cliente, por meio de um contrato, autoriza o compartilhamento dos seus dados entre organizações financeiras. Dessa maneira, quando o usuário entra em contato com outra instituição, esta poderá acessar as suas informações rapidamente.
Essa praticidade só é possível graças à utilização de Application Programming Interface (APIs) — ferramentas que promovem a integração de plataformas, gerando agilidade na troca de informações. Portanto, o novo sistema prevê que as instituições financeiras passem a trabalhar com APIs abertas, desde que respeitem os direitos dos clientes.
Quais são as vantagens do open banking?
Ainda em processo de implementação, o open banking já está revolucionando o mercado por trazer liberdade para o cliente e competitividade para as organizações. Veja, a seguir, essas e outras vantagens atreladas ao sistema financeiro aberto.
Agilidade e facilidade na troca de dados
Preencher vários formulários e enviar diversos documentos são alguns dos problemas mais comuns na hora de contratar serviços financeiros. Ao autorizar o compartilhamento dos seus dados entre as instituições, o cliente se livra de toda essa burocracia.
Se o cliente solicita um empréstimo, a prestadora do serviço só precisa acessar o histórico de crédito dele para verificar se ele tem renda suficiente para pagá-la. A iniciativa evita que a empresa e o usuário percam tempo com o preenchimento de uma pilha de formulário, o que possibilita a liberação do crédito em menor tempo.
Liberdade e autonomia para os clientes
Muitas pessoas se tornaram “reféns” de instituições que retêm o seu histórico financeiro e dificultam a sua migração para outras organizações. Diante disso, o open banking chega para trazer liberdade e autonomia para que o cliente escolha ter uma conta bancária ou um simples cartão de crédito onde quiser, sem complicações.
Diversidade de produtos e serviços
No Brasil, os serviços financeiros estão concentrados em pouquíssimos bancos. De acordo com um levantamento do Banco Central, 68,5% do mercado de crédito do país está nas mãos de apenas cinco instituições bancárias. Nesse contexto, quem sofre é o brasileiro, que tem menos opções para abrir contas, investir, solicitar cartão de crédito ou investimentos.
A partir do open banking, as organizações menores ganham espaço no mercado e podem criar produtos e serviços diversificados, tais como:
- ferramentas de comparação de tarifas e serviços financeiros;
- contas digitais;
- carteiras digitais;
- marketplaces de crédito;
- aplicativos de aconselhamento financeiro.
Personalização avançada
Quanto mais informações as organizações financeiras tiverem sobre os seus clientes, mais facilidade terão para criar serviços personalizados e que realmente atendem às suas necessidades. A falta dessa personalização, muitas vezes, leva a pessoa a adquirir produtos que, em vez de beneficiar a sua vida financeira, acabam por prejudicá-la.
Com a abertura do sistema bancário, as instituições poderão desenvolver produtos pensados especificamente para as características de cada usuário, considerando o seu perfil de crédito, preferências e histórico de pagamento.
Redução de taxas e tarifas
Todo mundo que tem conta bancária já se assustou com os valores cobrados para fazer uma simples transação financeira, por exemplo. Os valores praticados pelas poucas instituições bancárias que comandam o setor no país são, muitas vezes, abusivos e injustificáveis.
Uma das maiores expectativas do open banking é a redução das taxas e tarifas embutidas no sistema financeiro. Inclusive, existem fintechs que já oferecem taxa zero, mas a prática ainda é pouco difundida no Brasil. Uma vez que a mudança vai aumentar a concorrência, restará às instituições ofertarem preços mais competitivos ao seu público-alvo.
Viu só quantos benefícios estão atrelados ao open banking? A novidade impacta positivamente as instituições financeiras, possibilitando a expansão das suas atividades, e os clientes, que terão um leque maior de opções na hora de adquirir um produto ou serviço.
Antes de concluirmos, vale reforçar que desde o início o Banco Central, responsável pela implementação do novo sistema bancário, afirma que a segurança dos dados do usuário estará resguardada, pois ele tem a opção de permitir ou não o compartilhamento das suas informações, além de ser possível retirar o seu consentimento quando julgar necessário.
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