Você sabe o que é algoritmo de IA? Eles são capazes de reconhecer padrões em dados e permitir que sistemas computacionais aprendam por meio deles! Entenda como a sua empresa pode se beneficiar!
Segundo a McKinsey, as organizações que implantaram algoritmos de personalização de marketing tiveram um aumento de 20% em vendas. De acordo com a Deloitte, o resultado de campanhas publicitárias melhorou em até 30% ao contar com algoritmos para planejamento, monitoramento e correção dos processos durante a execução.
Para a McKinsey, o uso de algoritmos de Inteligência Artificial ajudaram a reduzir em até 25% a taxa de churn e a aumentar em 20% a receita com clientes da base.
Investimentos em inteligência artificial estão alcançando patamares cada vez mais elevados e existe uma explicação para isso: a capacidade da empresa acelerar suas operações, análises e fundamentar decisões.
Sua empresa está na lista das que já iniciaram o movimento de adoção e uso inteligente da IA? No artigo de hoje, explicamos o que é algoritmo de IA, qual é o papel deles na tomada de decisão estratégica e como a sua empresa pode obter resultados jamais vistos antes por meio desta tecnologia. Acompanhe!
O que é um algoritmo de IA e qual a sua importância?
Algoritmos de IA são sequências de comandos que um computador utiliza para executar uma tarefa. Esses códigos são projetados para seguir uma ordem lógica, identificar padrões nos dados e aprender em cima disso para tomar decisões ou realizar ações específicas, o que pode ser conhecido também como aprendizado de máquina ou machine learning.
A importância dos algoritmos se dá pelo fato de conseguirem processar e analisar um volume massivo de dados e apontar tendências que seriam difíceis de detectar manualmente. Não só isso, treinar sistemas e máquinas para automatizar tarefas complexas e repetitivas.
Aplicações práticas de algoritmos de IA em diferentes setores
Por causa da capacidade de processar grandes volumes de dados e identificar padrões complexos, os algoritmos de Inteligência Artificial vêm sendo aplicados em diferentes vertentes de negócio.
Na agricultura, por exemplo, estão sendo utilizados para melhorar a eficiência e a produtividade no campo através da robótica agrícola, do monitoramento de culturas e da análise preditiva. Além disso, estão facilitando a gestão de propriedades, fornecendo aos produtores rurais insights relevantes baseados em imagens.
Já no setor automotivo, os algoritmos estão sendo aplicados desde a produção até a entrega de infoentretenimento. Otimização de processos na linha de montagem, identificação precisa de falhas e defeitos, análise em massa na gestão de ativos, fabricação de automóveis mais lógicos e automatizados. Essas são apenas algumas das aplicações.
Na logística e no varejo, os algoritmos estão transformando a forma com que as empresas atendem seus clientes ao entregar recomendações de produtos específicos, ofertas personalizadas e conteúdo direcionado. Além disso, estão contribuindo também para a previsão de demandas, o gerenciamento de estoque e a maior transparência nas cadeias de suprimentos.
Na área de saúde, os algoritmos de IA estão conseguindo identificar padrões que ajudam nos diagnósticos médicos e na criação de métodos inovadores de tratamento. Robôs e sistemas cirúrgicos alimentados por IA também estão sendo aplicados dentro das salas cirúrgicas para auxiliar os cirurgiões em procedimentos críticos.
O setor financeiro também está sendo beneficiado pela aplicação dos algoritmos de Inteligência Artificial. Eles estão desempenhando o papel de detecção de fraudes e movimentações suspeitas nas contas e também ajudando na entrega de serviços bancários mais personalizados e ágeis a partir do uso de assistentes virtuais.
De acordo com um relatório publicado pela Goldman Sachs, os investimentos em Inteligência Artificial devem atingir a marca de US$ 200 bilhões até 2025, isso globalmente. E em razão da ascensão da IA corporativa, o Gartner prevê que a IA será responsável por 20% da força de trabalho global e 40% de toda produtividade econômica até 2028.
LEIA TAMBÉM | 10 tendências de tecnologia para ficar atento em 2024
O papel da gestão de dados no uso eficiente dos algoritmos de IA
Para que os algoritmos de IA consigam aprender e identificar padrões em cima dos dados, é necessário que eles sejam alimentados com a maior quantidade de informações possível.
É importante entendermos, no entanto, que a quantidade de dados não é o único fator determinante para a empresa alcançar o uso eficiente dos algoritmos de Inteligência Artificial. Os dados utilizados no treinamento precisam ser de alta qualidade, acessíveis, seguros e estar em conformidade com as principais regulamentações.
Assim sendo, podemos afirmar que a primeira preocupação das empresas precisa estar em otimizar a gestão de seus próprios dados. Etapas como coleta, armazenamento, manutenção e processamento devem ser realizadas corretamente e com o máximo de agilidade. Não só isso, é necessário que a empresa tenha no time talentos capazes de analisar dados para geração de insights úteis.
A partir dos processos de coleta, armazenamento, manutenção e processamento, os dados poderão ter machine learning aplicados neles. Mas assim como o gerenciamento de dados é importante, a gestão dos modelos de ML também é necessária para: – Garantir que os dados de treinamento sejam de alta qualidade; – Proteger os modelos e os dados utilizados para treiná-los; – Garantir que os modelos tenham uma explicabilidade clara e transparente; – Assegurar que os modelos sejam desenvolvidos e utilizados de acordo com os padrões éticos, legais e regulatórios. |
Como garantir a tomada de decisões com as ferramentas adequadas
A necessidade e a importância de implementar uma cultura de dados motivou muitos fornecedores de software a desenvolver soluções robustas para gerenciar dados e simplificar as análises.
Essas soluções são determinantes dentro dos ambientes corporativos, que querem se beneficiar das informações ou então treinar máquinas e sistemas por meio da Inteligência Artificial para desempenhar tarefas repetitivas.
Um estudo desenvolvido pela McKinsey mostra que a forma como os dados são analisados e processados deve mudar até 2025. O apoio da Inteligência Artificial se tornará peça-chave para o uso eficiente dos dados, movimentando equipes a se tornarem menos operacionais e mais estratégicas.
A Engineering, sabendo que a fusão dos dados e da IA impulsiona o crescimento dos negócios, desenvolveu uma solução voltada para a transformação de dados brutos em decisões inteligentes: o DHuO Data!
Com o DHuO Data, as empresas podem coletar dados, prepará-los para análises, criar modelos de Machine Learning e alcançar insights poderosos a partir dos dados. O futuro pertence às empresas que inovam hoje. Eleve o seu potencial de decisão com Inteligência Artificial e saia na frente. Conheça o DHuO Data!