Crescer e exponenciar resultados é a meta de qualquer negócio. Porém, há empresas que mesmo tentando inovar e realizando investimentos, não conseguem sair do lugar, o que muitas vezes está relacionado a uma gestão pouco dinâmica e com processos engessados. Nesse cenário, a metodologia Lean surge como uma importante aliada, pois propõe produzir mais, com maior valor e qualidade, sem cometer desperdícios de tempo ou dinheiro.
Ao identificar e eliminar obstáculos que impedem que as suas tarefas sejam executadas de maneira mais fluida, você não só eleva a sua produtividade, como também faz entregas mais eficientes. Quer simplificar as suas tarefas? Neste post, você vai entender como isso é possível por meio da metodologia Lean. Confira!
O que é a metodologia Lean?
A Lean Manufacturing, que em português significa ‘’Manufatura Enxuta’’, foi criada na década de 1980, pela empresa Toyota, como uma metodologia ágil de gestão alicerçada em cinco práticas: gerar valor para o cliente, organizar o fluxo de valor, estabelecer um fluxo contínuo de tarefas, trabalhar a partir da produção puxada e aumentar a qualidade final do serviço ou produto.
O objetivo da ferramenta é melhorar a produção, cortando processos com complexidades e custos desnecessários, que só servem para engessar o desenvolvimento das tarefas cotidianas. Assim, qualquer procedimento que não esteja gerando valor se torna descartável para o negócio.
Para tanto, é feito um estudo para verificar quais são as tarefas úteis para a empresa e quais estão desencadeando apenas gastos descabidos em termos de tempo e dinheiro. Aqui, também é necessário adotar um sistema de gestão que possibilite a otimização dos processos mais mecânicos e repetitivos, liberando os colaboradores para lidar com as atividades estratégicas.
Qual é a sua importância?
Uma vez que enxuga os processos por meio da eliminação de gargalos, a metodologia Lean acrescenta fluidez ao fluxo de trabalho, bem como torna as atividades mais precisas e eficientes, o que contribui para a construção de projetos otimizados e que promovem a satisfação do usuário ou cliente.
Além disso, a ferramenta ajuda na reestruturação da companhia, já que organiza os processos, visando resultados positivos em todos os departamentos, logo beneficia não só o setor de produção, mas também as áreas que servem de apoio e suporte para o funcionamento do negócio.
Em resumo, o uso dessa metodologia possibilita a redução de desperdício, garantindo que os gestores e suas equipes se mantenham focados no core business. Também sobra mais dinheiro para efetuar investimentos que estimulem o crescimento contínuo da companhia.
Quais são as vantagens da sua implantação?
Apesar de ter surgido no setor industrial, com o passar do tempo a metodologia Lean passou a ser utilizada em outros setores, compreendendo todo o tipo de serviço, devido aos diversos benefícios que oferece quando é aplicada corretamente. Veja algumas das principais vantagens da ferramenta.
Proporciona organização
Uma das bases da metodologia é evitar desperdícios. Para isso, ela prega que as empresas devem trabalhar de acordo com as demandas do mercado, sem fazer estoques de produtos prontos ou matérias-primas — condição que impede que materiais que não estejam sendo utilizados fiquem ocupando espaço físico.
Com isso, a companhia tem mais facilidade para organizar o ambiente de trabalho, além de distribuir os processos conforme a quantidade de pedidos. Assim, os colaboradores e os recursos nunca ficam parados, estando sempre gerando valor para o negócio.
Estimula a melhoria contínua
Ao seguir o sistema Lean, as organizações se comprometem a aprender sobre o que o seu público-alvo quer e necessita para, então, eliminar de vez o que ele não quer. Dessa forma, é possível melhorar o fluxo de valor continuamente e fidelizar o cliente.
A otimização dos processos proposta pela metodologia permite entregas mais rápidas — fator que também acelera a velocidade dos feedbacks que chegam até às equipes. Essas informações auxiliam no aperfeiçoamento dos serviços prestados de maneira ágil e eficiente.
Aumenta a lucratividade
O corte de materiais e demais recursos desnecessários faz com que o empreendimento impulsione a sua capacidade produtiva, realize entregas em menor tempo e com o máximo de qualidade. Isso é um importante diferencial no mercado, tende a atrair cada vez mais clientes e, consequentemente, mais dinheiro para o seu caixa.
A partir do aumento da lucratividade, você pode efetuar investimentos para a inovação e evolução dos seus negócios, como a aquisição de tecnologias para a modernização das suas tarefas ou até mesmo a criação de novos serviços.
Estabelece uma demanda real
Sem a adoção da metodologia Lean o produto deve sair dos processos de produção para depois alcançar o cliente, em decorrência das metas que foram previamente estabelecidas, independentemente se isso vai deixar materiais encalhados no estoque.
Já nos ambientes que trabalham com esse sistema, é o cliente quem puxa a linha de produção. Afinal, a empresa vai produzir de acordo com os dados que determinam o volume de demandas, sem correr o risco de fabricar mais itens do que o solicitado e ficar com o estoque abarrotado de mercadorias com pouca saída.
Valoriza a equipe
Os colaboradores que estão com a mão na massa estão propensos a terem ideias de melhorias, haja vista que entendem como o trabalho funciona na prática. Contudo, não são todas as empresas que dão espaço para que todos os membros da equipe possam participar dos processos criativos.
Nessa metodologia, todas as pessoas são incentivadas a participar ativamente dos processos da organização. Sendo assim, a inovação não fica somente nas mãos dos gestores e os times tendem a se sentir mais valorizados, pois percebem a sua importância para a companhia.
Em quais setores da empresa metodologia pode ser aplicada?
O uso do sistema Lean não fica restrito ao setor de produção, todas as áreas da empresa podem ser igualmente beneficiadas por ele. No campo da administração, a ferramenta pode organizar processos com a finalidade de otimizar as atividades e os seus resultados, por exemplo.
Para o atendimento ao cliente, a metodologia pode identificar e eliminar obstáculos que dificultam a interação com o público na hora de efetuar uma compra ou solucionar um problema. Em relação ao marketing, o recurso ajuda a desafogar o fluxo de tarefas, trabalhando somente com o lançamento de produtos requisitados pelos consumidores.
Os princípios da metodologia Lean podem ser aplicados em todos os departamentos da sua companhia. Para ser bem-sucedido nessa jornada, é fundamental estudar os objetivos do negócio, alinhar a equipe à ideia da gestão e buscar ferramentas tecnológicas que deem suporte para a sua manutenção dentro da rotina da empresa.
Não é à toa que o método já é usado pelas principais corporações do mundo. Ele possibilita a economia de recursos e amplia os ganhos, além de gerar mais valor para o cliente. Sabe qual é o resultado disso? A conquista de um diferencial competitivo que deixa qualquer concorrente para trás.
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