Os novos canais digitais proporcionados pela evolução da tecnologia trouxeram um mundo de oportunidades para os negócios. Mas será que a sua empresa tem maturidade digital suficiente para aproveitá-las? Quanto mais sólida for a relação da organização com o mundo digital, mais facilidade ela terá para agir de modo estratégico e impulsionar a sua performance.
Pensando nisso, saber como medir a maturidade digital da sua empresa é imprescindível para entender qual é o nível de inovação em que ela se encontra. Esse processo vai muito além da análise das ferramentas tecnológicas utilizadas pela empresa, já que avalia também a estrutura, força de trabalho e cultura do ambiente.
Neste post, vamos mostrar como medir a maturidade digital do seu negócio. Confira!
O que é maturidade digital?
De modo direto, o conceito de maturidade digital é definido como a capacidade da empresa de competir de forma bem-sucedida no ambiente digital. Para que isso seja viável, é necessário que ela se adapte às inovações disponíveis no mercado e responda com eficiência às demandas do seu público-alvo.
É necessário dizer que transformação digital e maturidade digital não são a mesma coisa. A primeira diz respeito à inclusão de novas ferramentas tecnológicas no planejamento estratégico da organização, a fim de digitalizar os seus processos. Já a segunda aponta o nível em que a companhia compreende e integra o contexto digital estabelecido na atualidade.
Qual a importância de medir a maturidade digital?
De acordo com um estudo feito pela McKinsey & Company, de 2019, a maioria das empresas brasileiras ainda se encontra em um baixo grau de maturidade digital. Por outro lado, as companhias que estão na liderança da adaptação à realidade tecnológica atingem uma taxa de crescimento até três vezes maior no EBITDA (indicador financeiro dos resultados das organizações) do que aquelas que não se adaptam.
As empresas que alcançam a maturidade digital utilizam melhor os dados gerados pelas suas atividades e, assim, conseguem traçar os seus planejamentos com mais coerência. Elas também investem mais em inovação, bem como na capacitação dos seus colaboradores, para que usem as ferramentas tecnológicas de maneira estratégica, além de fazer uma boa gestão de informação.
Como medir a maturidade digital da sua empresa?
O primeiro passo para saber qual é o nível de maturidade digital da sua empresa é fazer um diagnóstico organizacional, que ocorre a partir de perguntas e respostas objetivas. Cada resposta deve gerar uma pontuação de maturidade que vai de 1 a 5.
Nesse processo, é preciso que a empresa defina quais são as áreas mais relevantes para o sucesso do seu negócio e atribua pesos diferentes para cada uma. Algumas das perguntas que revelam o nível de maturidade digital são:
- os líderes da empresa são maduros e estimulam a integração entre as pessoas?
- A empresa se esforça para traçar estratégias de curto, médio e longo prazo?
- O negócio tem uma boa gestão de conhecimento e costuma analisar os seus resultados?
- O cliente é tratado como figura principal?
As respostas dessas perguntas podem apontar os cinco níveis da maturidade digital. Veja quais são eles!
Nível 1
Diz respeito às empresas que resistem à tecnologia, que não se mostram dispostas a mudar e utilizam pouco ou nenhuma operação digitalizada.
Nível 2
Compreende as organizações que estão começando a experimentar os recursos tecnológicos, pois os seus líderes entenderam a importância da transformação digital e estão modificando a qualidade do seu modo de trabalhar.
Nível 3
Classifica os empreendimentos que têm muitos processos digitais, os seus documentos são digitalizados, além de apresentarem um bom alinhamento organizacional quanto às novas tecnologias. Porém, o negócio ainda não tem uma base totalmente digital. Apesar disso, para seguir o caminho adequado e poder ser denominado digital, tem que amadurecer um pouco mais.
Nível 4
Engloba as empresas que realmente são digitais, que contam com um modelo de negócio disruptivo, que está completamente alicerçado nas ferramentas tecnológicas e adoram uma estratégia de negócios avançada nesse sentido.
Nível 5
Este é o nível mais difícil de atingir, em que estão as empresas que ocupam a liderança do seu segmento tanto em termos de inovação quanto de resultados, como é o caso do Google.
Ao atingir a maturidade digital, as empresas passam a coletar informações imprescindíveis para uma tomada de decisão bem-sucedida, o que aumenta as suas vantagens competitivas no seu nicho. Para aumentar o seu nível de amadurecimento digital, é recomendado adotar um propósito claro a ser atingido pela tecnologia, alinhar as lideranças e principalmente adotar a automação de processos, o que otimiza a execução das suas operações, tornando-as mais rápidas e eficientes.
Contar com uma parceria estratégica, como a que é oferecida a partir da consultoria digital da Engineering, pode acelerar a maturidade digital da sua empresa, já que oferecemos um plano de transformação digital que se adapta às suas características e contribui para descobertas de novas oportunidades.
Curtiu este post? Siga a Eng no LinkedIn e acompanhe mais conteúdos fresquinhos!