A liderança, por si só, costuma ser desafiadora dentro das empresas. Ser um líder de transformação digital é uma questão que demanda ainda mais atenção e cuidado, uma vez que estamos falando de um cenário repleto de mudanças repentinas, que traz novos métodos e ferramentas aos quais os colaboradores precisam se adaptar e dominar.
Mais do que ensinar a sua equipe a lidar com as tecnologias recentes, é fundamental despertar nela uma visão inovadora, o que garante a sustentabilidade do negócio nos tempos atuais. Neste post, vamos explicar melhor qual é o papel de um líder durante os processos de transformação digital nas empresas. Confira!
Qual é o papel do líder no processo de transformação digital?
A transformação digital tem o objetivo de otimizar o meio corporativo com base na automatização dos seus processos. As operações que antes eram manuais e exigiam muito tempo para que fossem finalizadas, agora podem ser feitas automaticamente, com mais eficiência e qualidade.
Para que essa mudança realmente traga melhorias, é necessário que haja o domínio pleno das ferramentas tecnológicas a partir de um planejamento estratégico, o que só é possível em um ambiente liderado por um gestor engajado e com espírito transformador.
Além de implantar as ferramentas inovadoras, o líder precisa atuar nas modificações estruturais na companhia. Isso porque trata-se de um pensamento que tem de ser difundido em todos os setores do negócio, não apenas no departamento de TI. Todas as áreas devem aprender a pensar a partir de uma perspectiva tecnológica.
Uma vez que a adoção da tecnologia está no centro da transformação digital, o gestor de TI é a figura mais apropriada para assumir essa jornada. Porém, a missão não envolve só conhecimentos técnicos, já que o líder deve ser uma pessoa naturalmente inovadora e que busque na tecnologia as melhores soluções para os gargalos e obstáculos identificados internamente.
Portanto, cabe a quem encabeça essa missão compreender quais são as dores da organização que podem ser resolvidas com a ajuda da tecnologia, desenvolver um plano de ação para implantar as novas soluções e disseminar as suas ideias aos quatro cantos da empresa.
Como liderar a transformação digital na prática?
O líder da transformação digital deve ser o primeiro a estimular o conceito no ambiente de trabalho e demonstrar o quanto acredita nas mudanças implementadas.
Dar o exemplo é imprescindível para incentivar os membros da sua equipe a vestirem a sua camisa e assimilarem o quanto a mudança vai beneficiar a companhia como um todo. Veja como fazer isso na prática.
Promova o desenvolvimento da estratégia do negócio
Se a sua empresa já está executando a mudança para o digital, certamente você participa de reuniões estratégicas frequentemente. Porém, é preciso ir além disso, tendo em vista que para que essas estratégias surtam efeito em um mercado altamente segmentado e que se modifica constantemente, há que se investir em Big Data, efetuar ajustes imediatos na infraestrutura e desenvolver produtos que melhorem a experiência do seu público-alvo.
Tudo isso requer uma TI estratégica, que precisa se comunicar com os outros diretores da empresa para deixar clara a sua relevância para a evolução digital do negócio. Proponha planejamentos fundamentados em inovação e propague os benefícios que a inclusão da tecnologia pode gerar para a rotina operacional da organização.
Invista em infraestrutura tecnológica
A principal forma de mudar o mindset da empresa é realizando investimentos na infraestrutura relacionada ao sucesso direto do empreendimento. Diversas tecnologias, como softwares virtualizados, Cloud Computing e SaaS, estão amplamente disponíveis no mercado e contribuem para a melhora da eficiência produtiva.
Com isso, todo o investimento feito em soluções digitais vai representar um ganho para a companhia. O ideal é contratar e implementar uma infraestrutura que prepare o negócio para se adaptar à flexibilidade e escalabilidade que serão cada vez mais comuns no futuro.
Estabeleça uma gestão flexível
Apesar de sua enorme importância, não é só a infraestrutura que carece de mudanças, o estilo de gestão também deve ser alterado, passando a assumir uma postura mais flexível para que, justamente, permita a inovação que vem acompanhada da transformação digital.
Uma gestão flexível é aquela que se pauta em rotinas automatizadas e livres de burocracia, que abre um canal de comunicação amplo entre todos os setores da empresa para e promove novas oportunidades de negócio. Nesse sentido, vale a pena buscar sistemas com essa finalidade, como é o caso dos ERPs.
Crie uma cultura voltada para a inovação
No dia a dia na corporação, o líder tem de incentivar a sua equipe a pensar e respirar inovação. Nenhum planejamento estratégico vai para frente se a empresa não vive dentro de uma cultura voltada para a inovação. Quanto mais a empresa cria novos produtos ou serviços que impactem o mercado, maiores serão as suas chances de sucesso, já que a tendência é que os negócios reativos percam espaço.
Para tanto, é crucial que o gestor responsável pela transformação digital seja propagador e motivador de ideias disruptivas. Isso exige ter uma boa comunicação com os colaboradores, oferecer treinamentos constantes e disponibilizar canais para ouvir as ideias do seu time.
Quais são as habilidades necessárias para um líder de transformação digital?
Quando se fala em habilidades necessárias para liderar o processo de transformação digital, a maioria das empresas aponta que busca um líder capaz de formar equipes interdisciplinares, conectar, engajar e motivar pessoas, tolerar riscos e estimular a inovação.
Acima das competências técnicas, o líder precisa ter conhecimentos para capacitar, direcionar e empoderar o seu time. Saiba quais são as habilidades indispensáveis para desempenhar uma liderança bem-sucedida:
- direção — apresentar uma visão e objetivos claros para os processos de transformação digital;
- execução — encorajar os colaboradores a pensar diferente;
- inovação — zelar pelas condições adequadas para que a equipe possa realizar experimentos;
- colaboração — incentivar a colaboração entre áreas;
- visão estratégica — tomar decisões estratégicas nos mais variados contextos;
- inspiração — engajar as pessoas a seguirem as suas ideias;
- construção de talento — dar suporte contínuo para o aprendizado e crescimento das pessoas.
É inevitável que constantes novidades tecnológicas lançadas no mercado causem impacto nas empresas. Diante disso, o líder de transformação digital ocupa um papel de extrema importância para que a organização identifique ferramentas que significam oportunidades de negócio, ajuste as suas atividades de acordo com as demandas de inovação e mantenha a sua saúde financeira.
Achou este post interessante? Então venha seguir o nosso LinkedIn para acompanhar conteúdos exclusivos sobre transformação digital!