A Internet of Things (IoT) é definida como uma rede de objetos físicos, softwares, plataformas, aplicativos, sensores e outros recursos que estão conectados e se comunicando. Com isso, são capazes de interagir, coletar informações em tempo real e reagir, tanto em relação ao ambiente externo quanto entre si.
Não dá para negar que a implementação da Internet das Coisas na indústria 4.0 é o futuro da produção em larga escala, integrando e automatizando os seus processos. Ou seja, quem se adapta primeiro sai na frente da concorrência.
Você não vai deixar sua empresa ficar para trás, não é? Então, veja exemplos de aplicação da IoT na nova era do setor industrial para implementar já e muito mais!
Quais as aplicações da Internet das Coisas na indústria 4.0?
A indústria 4.0 parte da conexão entre máquinas, dispositivos e equipamentos para monitorar, automatizar e, assim, otimizar as operações. Como uma tecnologia embarcada para a integração entre objetos, a Internet das Coisas facilita isso. Além disso, seu alcance a torna útil para a tomada de decisões estratégicas.
Apesar de a ideia parecer futurista, a Internet das Coisas na indústria 4.0 está em pleno funcionamento. Descubra, a seguir, seis exemplos de aplicação!
1. Integração com RPA e IA
A automação de processos por robôs, associada ao uso de Inteligência Artificial para comandar essas operações, dá um passo evolutivo com a IoT. Isso porque ela possibilita integrar todos os equipamentos e coletar informações ambientais para manter a continuidade das tarefas sem a ação humana.
2. Dados como serviço
Foi-se a época em que o acompanhamento das operações em tempo real só era possível a partir de um controle visual das tarefas. Por meio do acesso sob demanda de dados, a produção industrial pode ser supervisionada com exatidão, identificando mais oportunidades de melhorias do que com a observação.
3. Visibilidade em tempo real
Sensores são parte da IoT, servindo de canal de interação entre os equipamentos e o ambiente externo. Assim, monitoram condições e riscos, bem como identificam e resolvem problemas que interferem no andamento dos processos.
4. Planejamento do estoque
Que tal controlar, prever e alimentar os estoques de forma automática? Com a coleta de dados cobrindo desde o inventário até o andamento da produção, atrelada à análise preditiva, isso se torna fácil. Quantidades e prazos para a compra são precisamente definidos.
5. Acompanhamento da produtividade
Outra utilidade dos sensores está na gestão da produtividade. Funciona da seguinte maneira: sabendo como anda cada máquina, seu tempo de produção e o período de parada para manutenção, a empresa consegue perceber as melhorias necessárias para tornar o time mais produtivo.
6. Manutenção preventiva
Como uma das vantagens da implementação da Internet das Coisas na indústria 4.0 é a capacidade de antecipar situações, a manutenção preventiva das próprias máquinas não pode ficar de fora. Percebendo os primeiros sinais de falha, o tempo de parada é menor e a equipe que faz o conserto tem uma resposta mais eficiente.
Quais os benefícios de aplicar IoT na indústria 4.0?
As várias aplicações da Internet das Coisas no contexto industrial trazem benefícios que vão do operacional ao estratégico. Os principais são:
- otimizar os processos;
- tornar a produção independente;
- aumentar a eficiência e a produtividade;
- prever falhas e evitá-las;
- garantir a segurança do trabalho;
- minimizar custos.
O que esperar para o futuro dessa tecnologia?
A IoT está apenas engatinhando. Isto é, seu potencial está longe de ser completamente medido, quanto mais, usufruído. O que sabemos sobre o seu futuro é que ela vai crescer, servindo de solução para novos problemas que surgem com a transformação digital.
Como efeito, cada vez menos atividades serão executadas de forma manual. Assim, uma adaptação dos profissionais para uma atuação estratégica também está em curso. Por fim, a última tendência é a sua associação com outras tecnologias para otimizar seus usos. Uma delas é o 5G.
Essa nova banda de acesso à internet é mais robusta e está chegando ao Brasil agora. Porém, se apresenta com o potencial para aumentar a velocidade, a cobertura e a amplitude da conexão dos objetos na IoT. Desse modo, aumentará a agilidade e a eficiência de seu funcionamento.
A Internet das Coisas na indústria 4.0 veio para ficar. Ignorar suas aplicações e seus benefícios é perder o bonde para o futuro. Não coloque a competitividade da sua empresa em risco, hein? Invista em tecnologia!
Gostou deste conteúdo? Então, curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização!