O setor de serviços, com os chatbots para atendimento via canais digitais, é o destaque no que se refere ao uso de IA nos negócios. Mas a implementação da inteligência artificial na indústria também vem se desenvolvendo e oferecendo diversos benefícios, sabia? Na área metalúrgica, por exemplo, tem várias aplicações que vão da segurança à gestão.
Ainda não está a par disso? Então, confira este post sobre o assunto.
O que é a inteligência artificial?
Para não restarem mais dúvidas sobre a IA, trata-se da área da TI voltada para o desenvolvimento de sistemas ou dispositivos eletrônicos capazes de simular o pensamento, a lógica e o raciocínio humano.
Com isso, tais tecnologias conseguem se comunicar, aprender, interagir e resolver problemas de maneira independente, aperfeiçoando suas habilidades sem a necessidade de ter atualizações programadas por pessoas.
Quais os impactos do uso da inteligência artificial na indústria?
A aplicação da inteligência artificial na indústria está colocando esse tipo de negócio em sinergia com setores da economia que já se encontram no processo de transformação digital.
Mais que isso, a IA é importante para essa área porque responde aos desafios que surgiram a partir das mudanças socioculturais das últimas décadas, afetando as relações de trabalho e emprego, condições da infraestrutura fabril, etc. Nesse contexto, gera vantagens como:
- aumento da produtividade graças à automatização de ações repetitivas, programáveis e rotineiras, permitindo o melhor aproveitamento da equipe em atividades mais complexas ou de maior valor agregado;
- redução de custos ao aperfeiçoar processos, diminuir erros ou desperdícios e prever fatores que interferem na máxima otimização dos fluxos de trabalho;
- melhoria na tomada de decisão por meio do controle completo sobre o que acontece na fábrica, pela coleta de dados em tempo real e análise de cenários probabilísticos;
- diminuição de problemas de comunicação e suas consequências devido à integração entre setores, assim como pela troca e atualização automática de informações.
Como aplicar a IA na indústria metalúrgica?
Entre as indústrias em que o uso da IA têm maior impacto, a metalurgia se destaca. Seus processos se beneficiam de tecnologias como Internet das Coisas, computação em nuvem, robótica, além de Deep e Machine Learning. Veja, a seguir, de que forma isso acontece.
Segurança
Desde a proteção das informações críticas até a prevenção de acidentes ocupacionais, passando pelo controle de acessos, a inteligência artificial apresenta grandes contribuições para a segurança na indústria metalúrgica com:
- identificação de comportamentos incomuns em sistemas hackeados;
- acompanhamento contínuo das operações por meio de sensores que podem pausá-las para evitar danos físicos aos trabalhadores;
- análises preditivas a fim de antecipar riscos ou descobrir possíveis falhas;
- reconhecimento facial para autenticação e autorização de entrada na planta fabril ou em softwares empresariais.
Gestão
Associada a ERPs, a IA consegue acompanhar o que colaboradores e máquinas estão fazendo, controlando todo o fluxo de trabalho e a adequação das atividades aos padrões estabelecidos. Os ganhos vêm em forma de:
- percepção de oportunidades de otimização e melhorias;
- monitoramento do desempenho produtivo;
- obtenção de dados em tempo real.
Operação
A operacionalização dos processos produtivos nas indústrias também pode usufruir da inteligência artificial para controlar e realizar tais atividades. Algumas aplicações nesse sentido são:
- manutenção preditiva de equipamentos;
- gestão da cadeia de suprimentos e automatização das compras;
- automação robótica de tarefas;
- acompanhamento da qualidade de produtos, insumos e matérias-primas.
A metalurgia é um ótimo exemplo de como a inteligência artificial na indústria oferece oportunidades e vantagens. Com suas aplicações diversas, tanto nas operações quanto na gestão, ela apresenta diferenciais competitivos que respondem às necessidades da economia atual.
Quer ter acesso a posts espertos como este em primeira mão? Facinho! Assine nossa newsletter e pronto!