A pandemia e o isolamento social criaram novas condições sociais, econômicas e culturais. Isso não é novidade, mas faz a gente pensar: quem está puxando a linha dessa pipa? Sim, as inovações tecnológicas!
É só pensar um pouco: foram necessários novos sistemas para viabilizar o home office. Muitos processos tiveram de ser digitalizados às pressas. As vendas on-line bombaram e passaram a pressionar as estruturas de ecommerce.
Diante de tanta mudança, é natural que dê um certo frio na barriga. Assim, começamos a questionar: e agora? Para onde vamos? Bom, ninguém aqui tem bola de cristal. Contudo, as novidades de tecnologia dos últimos meses dão uma boa pista do que vai acontecer no futuro próximo. Mas como se antecipar aos novos episódios desta série louca que é a vida real?
Que tal embarcar nessa reflexão com a gente? Topa? Então, leia este post e descubra quais são as principais inovações de TI alavancadas pela pandemia! Boa leitura!
Como a Covid-19 mudou o uso da tecnologia?
Foram várias as alterações trazidas pelo novo coronavírus na área de TI. Assim, não faltam comércios alimentícios que mudaram o foco para os serviços de delivery. Na indústria, quase todo o administrativo migrou para o trabalho remoto.
Com as pessoas ficando mais tempo em casa, as compras virtuais tiveram seu boom. Até mesmo a ciência precisou se reinventar, produzindo vacinas contra a Covid em tempo recorde.
Além disso, houve um reflexo enorme na Educação, com a disparada do aprendizado a distância. Até mesmo a medicina clínica foi influenciada, com consultas feitas por meio de aplicativos de videoconferência, como o Zoom, Hangouts e Skype.
Ou seja, em praticamente qualquer aspecto da vida, a TI está lá dando suporte às novas demandas. Sem ela, a situação crítica da pandemia, provavelmente, estaria muito pior. Por outro lado, apesar das dificuldades em todo o mundo, surge um cenário muito favorável aos profissionais de tecnologia da informação. Fique de olho nisso!
Quais são as inovações de TI que estão bombando no pós-pandemia?
Soluções de IA (Inteligência Artificial), de Big Data, de Cloud e de IoT (Internet das Coisas) ganharam fôlego na pandemia. Assim, tecnologias que já apresentavam uma trajetória de alta tiveram o crescimento acelerado.
Nos Estados Unidos, houve testes de entregas em automóveis elétricos sem motoristas. Por sua vez, na China, a empresa Neolix criou uma van autônoma para distribuir remédios em regiões com alta concentração do novo coronavírus.
Startups colocaram no mercado vários apps com serviços inéditos. Por exemplo: o Simbio Bag, que serve para as pessoas experimentarem as roupas de uma loja antes de comprá-las.
Portanto, são muitos os nichos de TI que evoluíram nesses tempos difíceis. Aliás, na contramão de outros segmentos, o mercado da tecnologia vai de vento em popa. A seguir, preparamos alguns tópicos sobre as principais inovações de TI estimuladas pela Covid-19. Venha com a gente para conferir!
Inteligência Artificial (IA)
Um bom exemplo entre as inovações tecnológicas foi o algoritmo de IA da empresa Portal Telemedicina. Essa startup desenvolveu um sistema que reconhece doenças a partir de imagens de Raio-X e tomografias. Essa solução contou com o suporte do Google Cloud e serve para dar apoio ao trabalho dos médicos.
Além disso, a inteligência artificial nas empresas também cresceu. Afinal, muitos processos volumosos e repetitivos tiveram de ser automatizados com ajuda de IA. A própria CNI (Confederação Nacional da Indústria) afirma que o nicho da Indústria 4.0 enfrentou melhor a pandemia do que empresas mais atrasadas em inovação.
Omnichannel
Outro setor que ganhou espaço no mercado com a Covid foi o segmento de omnichannel, com destaque para a conexão entre o WhatsApp e os chats de sites e ecommerces. Com muitas das lojas físicas fechadas, investir na experiência positiva de usuários on-line se tornou a saída para amenizar os prejuízos.
Uma pesquisa da Ebit/Nielsen revela crescimento de 47% nas vendas on-line de 2020, quando comparadas a 2019. Nesse cenário, foi preciso ampliar a visibilidade na internet com a presença das organizações em múltiplos canais interligados.
Chatbots
Com a explosão do ecommerce que acabamos de mencionar, a quantidade de trabalho para manter os meios virtuais de atendimento ao cliente também disparou. Assim, outro segmento de TI impulsionado pela crise foi o de chatbots, que permite experiências intuitivas com base nos objetivos dos clientes.
Na jornada de compras pelo ominichannel, a presença desses robôs é quase obrigatória. Pelo menos para fazer uma triagem na demanda que chega aos operadores humanos. Além disso, de acordo com um estudo da MarketsandMarkets, o setor de chatbots vai avançar 30% até 2024.
Cloud Computing
Sem os serviços de cloud, não seria possível uma transição tão rápida do trabalho físico para o universo digital. Para se ter uma ideia, graças à nuvem, empresas de call centers puderam colocar times inteiros na atuação remota. Para isso, bastou fornecer computador e internet ao pessoal. Assim, toda a integração desses sistemas recebeu tecnologia cloud e cada funcionário passou a atender de casa.
Mais um ponto interessante para ficar de olho é a computação em névoa (flog computing). Nesse caso, trata-se de uma tecnologia capaz de processar dados com melhor desempenho do que a nuvem. Ela terá um papel importante, especialmente nas soluções de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas).
Tecnologia Científica
Quando falamos em inovações tecnológicas, não podemos deixar de fora a TI científica. Aliás, podemos dizer que ela tem sido a grande heroína nessa aventura que vem se tornando o enredo do novo coronavírus.
Mas são muitos os aspectos para serem destacados, que não caberiam em um único texto. Por essa razão, decidimos falar das vacinas de RNA, feitas com minúsculos fragmentos de DNA injetados nas células.
Esse método “copia” proteínas virais, “passando a perna” no sistema imunológico. Assim, a pessoa vacinada com esse tipo de imunizante recebe proteção contra os males mais graves da Covid-19. São exemplos dessa técnica as vacinas da Moderna e da Pfizer/BioNT.
Como fazer a empresa se adaptar às inovações de TI?
Quem trabalha com TI sabe bem a importância de se atualizar, especialmente nas questões de segurança de dados e disponibilidade. No entanto, com a rotina corrida, precisamos de disciplina e tempo dedicado à qualificação. Mas não se preocupe. Preparamos algumas dicas marotas que podem ser encaixadas direitinho no dia a dia. Ficou com curiosidade? Então, é só continuar a leitura!
Questione o atual método de trabalho
Tire pelo menos cinco minutinhos por dia para refletir: o que pode ser melhorado em termos de TI no atual modelo de trabalho? Aqui, o segredo é a regularidade. Se fizer isso sempre, aos poucos passará a ter cada vez mais insights. Desenvolver ideias não é muito diferente do que fazer musculação. Nesse sentido, é fundamental treinar com frequência e ter em mente que é preciso tempo para ver os resultados.
Forme uma equipe de TI com pensamento crítico
Procure escolher profissionais de TI arrojados — isso não tem a ver com a idade, viu?. Pessoas que apreciam as mudanças e encaram os desafios com coragem são essenciais nos processos inovadores.
Sabe aquela máxima: “pensar fora da caixa”? Então, estimule a cultura da transformação digital no seu time. Como já dissemos, o pensamento criativo requer estímulos. Ou seja, conquistar times de alta performance exige esforço.
Consuma conteúdo nas mídias especializadas
Acompanhe o material publicado pelas mídias especializadas em TI. Entre esses canais podemos recomendar os portais Olhar Digital, Canaltech e TechTudo. Leia as matérias publicadas nessas mídias, mas também siga essas publicações nas redes.
Assim, você terá acesso às principais inovações de TI constantemente. Nesse tipo de veículo existem vários materiais interessantes: lives, fóruns, webinars, podcasts, vídeos, infográficos, textos, newsletters e muito mais. E o que é melhor: eles estão sempre falando de lançamentos.
Conte com parceiros que entendam de TI e negócios
Mais uma alternativa para se preparar para a nova era digital é contar com o apoio de experts em TI e negócios. Nesse contexto, saiba que existem prestadoras de TI especializadas em transformação digital nas empresas.
Esse suporte inclui fazer a aderência dos atuais processos a novos modelos de mercado. Assim, a companhia contratante ganha inovação permanente, rápida e extremamente competitiva.
Portanto, as inovações de TI ganharam musculatura com a pandemia. Mas as mudanças continuam em andamento, de modo que é fundamental acompanhar essas evoluções.
Há muita novidade em quase todos os nichos: IA, Chatbots, Cloud, entre outros. Nesse sentido, a melhor saída para acompanhar o progresso é manter um olho bem aberto no mercado de atuação da sua companhia e, o outro, mais aberto ainda para notar os avanços de informática.
Por falar nisso, quer saber onde os negócios encontram a tecnologia? Então entre em contato com a Engineering agora mesmo!