As tecnologias da transformação digital estão intrinsicamente relacionadas. Essa relação fornece a base para que elas cresçam juntas e continuem evoluindo para gerar mais benefícios para as empresas.
Duas dessas tecnologias são a IA e a IoT (inteligência artificial e internet das coisas). Ambas operam juntas para oferecer maior capacidade de monitoramento, previsibilidade e análise inteligente.
Dessa união pode-se extrair diversos benefícios que favorecem o aumento de produtividade e sustentabilidade dos negócios. Confira e entenda melhor o assunto.
Qual a definição de Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT)?
Vamos começar definindo inteligência artificial e internet das coisas. Depois falaremos um pouco sobre o uso na indústria.
A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que estuda estratégias para tornar os computadores mais inteligentes e poderosos. A ideia é tentar simular a mente humana, no processo de detecção de padrões para que as máquinas consigam aprender e raciocinar.
O principal objetivo é atender a uma das demandas mais antigas da humanidade: a de automação dos processos com o apoio de máquinas.
Se antes a automação ocorria somente com programação explícita das aplicações, de acordo com regras muito claras, hoje os próprios sistemas conseguem definir suas regras com base na vivência.
A IA se divide em conceitos modernos como Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e Deep Learning (Aprendizado Profundo).
O Machine Learning consiste em análise de dados para extrair padrões, determinar correlações, a fim de identificar como aprender e evoluir; ao passo que o Deep Learning simula as redes neurais humanas para tentar analisar objetos com várias camadas de especialização.
A IA tenta determinar novos comportamentos automatizados com base na forma como eles são e foram operados historicamente.
A internet das coisas, por outro lado, é uma tecnologia no campo das redes de computadores. Trata-se de um esquema de sensores sem fio que são conectados via rede. Assim, permitem que objetos do mundo real consigam dialogar entre si e automatizar algumas funções.
Em suma, temos objetos inteligentes, como uma geladeira inteligente ou uma lâmpada inteligente. Mais do que simplesmente um circuito menor para caber em sua estrutura, esses sistemas têm a capacidade de transferir dados para uma central e monitorar o ambiente.
Se há monitoramento do ambiente, naturalmente temos uma massa muito grande de dados sendo gerados em tempo real. Aí chegamos a outro conceito intermediário, o de Big Data.
A relação de IA e IoT se dá nesse ângulo. Os muitos dados gerados serão processados pela IA para otimizar a automação e a capacidade de resposta dos sistemas.
Dentro do contexto da indústria vemos inúmeras aplicações que visam fortalecer esses conceitos. Com a automação inteligente, é possível resolver problemas com mais facilidade e liberar as pessoas para outras funções.
Veremos, a seguir, os benefícios da aplicação na indústria. Vamos entender assim como essa aplicação é feita.
Quais são os benefícios na indústria metalúrgica?
Confira os benefícios da IA e IoT juntas em uma aplicação na indústria de metalurgia.
1. Tomada de decisão rápida
A capacidade de monitoramento em tempo real dos sistemas de internet das coisas favorece entender exatamente o que está acontecendo, com o apoio de sensores. Então, os dados são transferidos e centrais de IA podem ajudar a direcionar a decisão mais certa.
Pode ser, por exemplo, o controle do consumo de recursos, uma detecção acerca da condição de alguma máquina ou a previsão de situações de risco. É possível ter centrais automatizadas que controlam e observam o que acontece para permitir decisões eficazes.
2. Aumento da eficiência operacional
Outra questão é a melhor eficiência das operações. Os sistemas inteligentes permitem controlar os recursos para garantir o melhor uso deles, de acordo com a necessidade de gestão de custos da empresa. Gasta-se menos, com menos desperdícios.
Isso é muito bom na indústria. Precisa-se desperdiçar menos para assegurar maior suporte à produção diária, em massa, para que não haja grandes dificuldades ou imprevistos.
3. Mais segurança
Na metalurgia, a segurança pode ser um problema, com riscos altos para a saúde dos colaboradores. Uma política de proteção pode envolver o uso de sistemas de monitoramento com o apoio da IA. Eles ajudam a detectar situações e riscos, identificar os impactos e determinar soluções de contingência.
Assim, você tem uma visão completa dos riscos e das possíveis consequências. Dessa forma, é possível agir de maneira precisa para combater essas situações e obter os melhores resultados.
4. Melhor atendimento ao cliente
Se há melhor produção, com controle dos recursos, a indústria opera em melhores condições. Por sua vez, isso gera melhor relação com os clientes e com outros agentes na cadeia logística. Afinal, é possível entregar tudo mais rápido, com a consistência e a eficiência de sempre.
5. Aumento da produtividade
Com os sistemas de IA e internet das coisas em conjunção, temos um aumento considerável na produtividade. É possível produzir mais, sem imprevistos, com a garantia de melhores condições. É possível obter uma produção com menos riscos, menos perigos, mais controle dos recursos e mais organização.
Aliás, não é só produtividade por produtividade: é possível manter também um alto padrão de qualidade. As tecnologias de monitoramento permitem garantir o melhor uso dos equipamentos, de máquinas, de modo a chegar às melhores formas de produção.
Nesse sentido, a empresa se destaca no mercado por contar com uma produção moderna, segura e flexível. É possível personalizar bastante a produção e manter altos índices de produtividade.
Quais são os desafios a serem superados quanto à implementação da IA e IoT na indústria metalúrgica?
Um dos desafios é a questão cultural. Para aplicar tecnologias tão avançadas a empresa precisa de um esforço de todos, com o apoio às tecnologias.
Em muitas indústrias, as pessoas ainda ficam reticentes com relação ao uso de automação. Nesse sentido, pode-se apresentar resistências e oposição a esse movimento de transformação.
Em vista disso, é importante conscientizar todo mundo para que os membros entendam a necessidade do uso desses sistemas.
Outro desafio é a infraestrutura. Para que a conjunção de inteligência artificial e IoT funcione, de fato, é preciso contar com uma boa estrutura tecnológica interna. Isso requer mais custos, cuidado com manutenção e pessoal técnico.
Como vimos, IA e IoT juntas ajudam a reforçar a capacidade de monitoramento internamente e a permitir melhor a automação dos processos. Assim, são uma boa prova da transformação digital na indústria metalúrgica e podem trazer benefícios reais e poderosos.
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos.