Pedir para citar exemplos de APIs acaba gerando uma lista extensa. Afinal, essa tecnologia integra diversas plataformas, aplicativos e serviços utilizados todos os dias. Apesar disso, nem sempre seu impacto na produtividade dos negócios é percebido.
Isso se deve tanto por sua função ser intermediária, fazendo sua presença não ser tão notada, quanto porque não é todo mundo que entende como a API funciona. Mas, ao se aprofundar nesse assunto, você se torna capaz de aplicar tais soluções em prol da eficiência da empresa.
Bora descobrir 4 opções úteis e muito mais?
Como as APIs ajudam a tornar uma empresa mais produtiva?
A produtividade faz toda a diferença para os resultados do negócio, certo? Por esse motivo, entender o impacto dessa tecnologia nisso é tão importante. Seu efeito positivo na velocidade de processamento e de conexão das aplicações é um exemplo de como as APIs são capazes de deixar uma empresa mais produtiva.
Ainda nesse sentido, a automação de processos viabilizada por elas otimiza o trabalho diário das equipes. Além disso, tornam a colaboração e a comunicação fáceis, para que tanto colegas quanto clientes tenham retornos ágeis.
Quais são os melhores exemplos de APIs nesse sentido?
Muitos são os exemplos de APIs que afetam positivamente a produtividade das empresas. Entretanto, os mais usados e mais abrangentes se destacam por não ficarem limitados a segmentos específicos do mercado. Veja a seguir 4 opções!
1. API de voz
Que tal liberar seus colaboradores de alguns atendimentos que pouco agregam aos resultados com o apoio dessa API? Devido a ela, chamadas telefônicas, conversas via chat ou aplicativos e outras mensagens de voz são automatizadas pelo uso de Inteligência Artificial, que cria, entende ou responde a comunicações de modo independente.
2. API para SMS
Os disparos em massa de SMS são uma ferramenta capaz de melhorar o marketing e aumentar as vendas, não é mesmo? Mas também demandam muito tempo se feitos manualmente pelo seu time.
Uma API para isso amplia a produtividade, uma vez que atua como interface de conexão das operadoras de telecomunicações com os sistemas empresariais que automatizam processos, personalizando e aumentando o número de mensagens enviadas em simultâneo.
3. API para Instagram
A API para Instagram também atua para viabilizar um tipo de conexão. Nesse caso, entre essa rede social e outros sistemas — CRMs, plataformas de marketing e atendimento, aplicações financeiras e comerciais. Isso é positivo para a produtividade ao escalar a publicação de conteúdos e dar independência aos fluxos de comunicação ou de vendas.
4. API para WhatsApp
A solução para WhatsApp é outro dos exemplos de APIs de integração. Ela liga esse canal com diversas plataformas comerciais, financeiras ou de marketing. No quesito produtividade, essa tecnologia dá uma baita força, automatizando os fluxos e os registros das transações que passam por essa via.
Como é o processo de integração de APIs na prática?
Linguagens, protocolos, plataformas e softwares envolvidos são alguns dos fatores que influenciam na forma como uma integração dessas é feita. Entretanto, há basicamente 3 etapas nesse processo: codificação, automação e instalação. Nelas estão incluídos adição de recursos e atividades como:
- acesso à documentação do desenvolvedor;
- instalação de aplicativos;
- incorporação de multi-gateways para acrescentar novas APIs;
- personalização e acréscimo de funcionalidades;
- uso de token de confirmação de segurança;
- sincronização de sistemas.
São muitos os exemplos de APIs que tornam as empresas mais produtivas. Só esses 4 já mostram como tal tecnologia é capaz de melhorar esse elemento no ambiente empresarial, aumentando a eficiência, automatizando ou facilitando operações.
Para você se aprofundar ainda mais nos processos de integração via API, sugerimos que dê uma olhada no conteúdo sobre documentação de APIs!