Responsabilidade ambiental, social e corporativa. Estamos aqui para falar de uma das principais tendências para o futuro das empresas. Afinal de contas, você sabe qual é a relação entre ESG e tecnologia? Caso ainda não, saiba que não há problema, pois foi por isso que elaboramos este material exclusivo sobre o tema.
Aqui, você vai entender o que é ESG, qual a relação desse conceito com a inovação tecnológica, quais as possibilidades nesse modelo e quais os benefícios de adotar essa filosofia na sua gestão. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é ESG?
Environmental, Social and Governance. Esse é o significado de uma das siglas mais famosas da nossa era. Como o nome sugere, o objetivo do conceito ESG é funcionar como uma diretriz de boas práticas e investimentos para tornar uma gestão mais responsável e sustentável dos pontos de vista ambiental, social e corporativo.
A popularização do conceito está sendo liderada pelas maiores empresas do mundo. Estas, por contarem com extensos orçamentos de pesquisa e desenvolvimento, há muito tempo reconheceram a importância de orientar seus modelos de negócio para a manutenção de uma sociedade mais eficiente, harmônica e sustentável.
Para isso, o conceito ESG se firma sobre os três pilares que dão vida à sigla: o meio ambiente, a sociedade e a boa governança. Para as empresas, investir em ESG é uma chance não apenas de modernizar o negócio e aumentar sua produtividade, mas também de aprimorar a sua reputação no mercado.
Afinal de contas, um dos grandes benefícios da transformação ESG é o prestígio social, representado por uma melhoria substancial na forma como os consumidores e os investidores percebem a sua marca no mercado. Ela passa a ser vista como um símbolo de boa ética corporativa, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental.
Mas vale lembrar que não se deve enxergar o conceito de modo oportunista, considerando apenas os retornos diretos para a marca. É importante perceber o impacto positivo que a empresa pode gerar com essas iniciativas, estimulando a qualidade de vida local, a preservação ambiental, além do incentivo à diversidade e à inclusão social.
Qual é a relação entre ESG e tecnologia?
ESG e tecnologia são aliados. Afinal de contas, para alcançar muitas das diretrizes e dos objetivos ESG, é preciso investir em tecnologia aplicada. Por exemplo, vamos começar considerando o fator ambiental. Uma das principais pautas do conceito é que as empresas reduzam ou eliminem suas pegadas de carbono.
Como você já sabe, isso significa reduzir ou eliminar o prejuízo atmosférico produzido por sua atividade operacional — em outras palavras, diminuir a emissão de gases nocivos. Para muitas empresas, não é possível eliminar por completo, mas sempre existem muitas oportunidades de melhoria.
Uma das soluções mais populares é a tendência paperless. O conceito de operação sem papel usa assinaturas eletrônicas para promover economia, eficiência e sustentabilidade. Ao substituir as assinaturas manuscritas pelas digitais, é possível evitar custos com motoboy, cartório e materiais de escritório.
Em escala, multiplicando para os vários acordos, contratos e termos assinados por ano, a mudança já representa uma economia substancial. E o mesmo vale para a pegada ambiental, que, apenas com essa medida, já é drasticamente reduzida por causa do menor consumo de papel e da eliminação das várias viagens de motoboy.
Outro exemplo é o estímulo às fontes de energia renovável. Para muitas empresas, isso significa investir na eletrificação de suas frotas logísticas, ou até mesmo na instalação de placas solares para energizar completamente as suas filiais. Percebe? A tecnologia é um instrumento vital para o conceito ESG.
Quais os possíveis caminhos na gestão ESG?
Como destacamos logo no início deste material, o conceito ESG foca três pilares fundamentais: social, ambiental e corporativo. Portanto, essas são as temáticas de melhoria sugeridas pelo movimento. Nos tópicos anteriores, elencamos vários exemplos de soluções ESG voltadas ao aspecto ambiental.
Mas além disso, é importante considerar os aspectos social e corporativo. Investir em ESG social é criar soluções, programas e iniciativas que estimulem o bem-estar social. Ou seja, incentivar a diversidade no quadro profissional e criar iniciativas educacionais focadas nas comunidades nas quais a sua empresa está inserida.
Já no lado corporativo, falamos especificamente da ética e da boa governança. Sob a ótica ESG, a corrupção internalizada na empresa é tão prejudicial quanto uma operação nociva e negligente à sociedade e ao meio ambiente. Por isso, é interessante investir em programas de compliance, capacitação, conscientização e moral.
Por fim, existem as iniciativas menos óbvias, mas que estão relacionadas aos pilares anteriores. Por exemplo, quando uma empresa investe na segurança dos dados dos seus clientes, ela está sendo protagonista no respeito e na observância da LGPD, assim como preservando o direito à privacidade individual.
Quais as vantagens de adotar o conceito ESG?
Agora que você tem uma visão mais ampla sobre o conceito que está dominando o mundo corporativo, é hora de entender os principais benefícios de adotar essa transformação. Acompanhe!
Consciência
Investir em ESG não é uma decisão de marketing, mas sim um processo de reestruturação da própria filosofia da empresa, que passa a enxergar sua responsabilidade na manutenção do futuro. É a partir disso que se adota uma postura mais consciente na utilização de produtos, serviços, tecnologias e recursos.
Fidelização
Mais do que nunca, os consumidores estão se informando e se conscientizando em uma velocidade insuperável. Por essa razão, as empresas early adopters do conceito ESG tendem a colher o maior ganho em visibilidade, reputação e opinião pública, com marcas que passam a ser vistas como amigáveis, responsáveis e sustentáveis.
Responsabilidade
Apostar no ESG é entender que a sua empresa tem um protagonismo na manutenção de um mundo melhor. Isso não significa ser revolucionário ou reinventar a roda, mas sim que é importante usar sua influência e seu impacto regional para melhorar a qualidade de vida local e a preservação ambiental da sua região.
Como você pôde ver, a tendência ESG é um impulso na direção correta, pois estimula as empresas a serem mais participativas, eficientes e sustentáveis no longo prazo. Em troca, elas melhoram a imagem e a reputação, ganham o reconhecimento e a admiração dos consumidores, entre outros benefícios.
Agora que você tem um entendimento claro da relação entre ESG e tecnologia, aproveite para conferir também nosso material completo sobre as principais tendências para os próximos anos!