Apostar na Cloud Computing na educação é uma decisão vantajosa não só nas escolas, pois empresas também podem se valer dessa tecnologia para melhorar os processos de aprendizagem.
Na prática, essa solução elimina diversas dificuldades que atrapalham o progresso dos estudantes. Mais que isso, como parte da transformação digital ela propõe novos modelos e formas de ensino com resultados muito positivos.
Quer saber quais são esses benefícios? Listamos 5 para você. Confira!
O que é Cloud Computing?
Conceitualmente, Cloud Computing é uma tecnologia voltada ao acesso remoto com disponibilidade sob demanda a recursos computacionais — softwares, ambientes virtuais, armazenamento, processamento etc. — por meio da internet em qualquer lugar, equipamento ou horário.
Essa solução tem ganhado cada vez mais espaço no cotidiano de pessoas e empresas, estando presente em diversos setores da economia, como:
- comunicação;
- finanças;
- indústria;
- comércio;
- saúde;
- educação.
Quais são os benefícios da Cloud Computing na educação?
Na educação, a Cloud Computing tem se destacado pelos benefícios que gera para os envolvidos, como instituições de ensino, estudantes e, até mesmo, empresas que fornecem algum tipo de ensino corporativo. Veja, a seguir, os 5 principais!
1. Acessibilidade e disponibilidade
Acessar facilmente cursos, aulas, e-books e outros materiais de apoio em qualquer lugar ou momento permite que mais pessoas consigam estudar. Com isso, tanto o ensino básico quanto o profissionalizante, bem como o desenvolvimento de competências no trabalho, deixam de ter entre seus limitadores a localização da escola, a necessidade de formação de turmas e a adequação de horários.
2. Interatividade e proximidade
Em chats, nos ambientes virtuais de aprendizagem ou em outros meios de comunicação online, os instrutores têm um contato maior com os estudantes com o apoio da nuvem, interagindo e acompanhando seu progresso de perto. A colaboração entre os alunos também ganha com isso, eliminando barreiras ao trabalho em conjunto.
3. Inovação e criatividade
Outra vantagem do uso da Cloud Computing na educação é a criação de novos modelos ou metodologias disruptivas de ensino que incentivam o protagonismo do estudante, respondem a diferentes necessidades de cada um nesse processo e garantem seu melhor aproveitamento pelos alunos.
4. Economia e agilidade
A Cloud Computing ajuda a diminuir situações que são fontes de custos ou de perda de tempo para escolas e estudantes. Dessa forma, tanto quem fornece os cursos quanto os alunos economizam nesses recursos. Mais que isso, quem estuda ganha tempo para se dedicar ao trabalho e à família.
5. Segurança e mobilidade
Também é preciso destacar que o armazenamento em nuvem é seguro, sem deixar de garantir a mobilidade dos usuários, já que conta com criptografia, firewall, backups e antivírus que inibem situações de risco como:
- perda de papéis;
- sequestro e roubo de informações;
- uso indevido de dados.
Como a Cloud Computing pode ser usada na educação?
Como mencionamos, a utilização da Cloud Computing na educação não se limita às escolas de ensino básico e universidades. Instituições profissionalizantes ou empresas também se valem dessa tecnologia para oferecer opções de desenvolvimento. Alguns exemplos práticos de seu uso incluem:
- ambientes virtuais específicos;
- disponibilização de conteúdos e videoaulas;
- entregas de trabalhos;
- armazenamento de documentos e matrículas;
- respostas a testes;
- encontros para a colaboração.
Investir em Cloud Computing na educação é uma forma de tornar o ensino mais abrangente e eficiente, já que os benefícios dessa tecnologia ajudam a superar limitações que atrapalham os processos de aprendizagem.
O que você acha dos novos modelos de ensino que a Cloud Computing possibilita? Comente e conte-nos sua opinião!