A jornada rumo à transformação digital exige um posicionamento dos líderes de negócio. É preciso abrir mão de uma cultura tradicional, muitas vezes conservadora, para reestruturar processos internos e revolucionar totalmente o mindset.
A sua empresa também pode obter esses benefícios, explicamos como no artigo!
O papel da transformação digital para a competitividade
Afinal, qual a importância da transformação digital? Compreender isso é fundamental para fazê-la com assertividade.
O mercado caminha para uma era cada vez mais tecnológica. Empresas precisam modernizar processos e integrar suas operações o mais rápido possível, a fim de proporcionarem uma experiência imersiva aos clientes e se tornarem referência em seus nichos de atuação.
Muitas empresas entendem essa importância e já abraçaram a tecnologia para uma jornada rumo à transformação digital, o que reforça a necessidade de as demais corporações – que ainda operam de forma tradicional – também investirem em tecnologia.
Empresas que não realizarem as reestruturações necessárias serão incapazes de acompanhar todas as mudanças de mercado e de consumo. E, por isso, podem ficar impossibilitadas de competir de igual para igual com seus concorrentes.
Práticas para uma estratégia de transformação eficiente
Uma estratégia de transformação digital exige o cumprimento de algumas etapas. Líderes devem investir em tecnologia, alinhar processos internos e testar produtos e serviços.
Mas não é só isso. É necessário também promover a cultura de inovação para que os talentos contribuam para viabilizar o projeto.
Colaboradores, fornecedores, usuários. Todos precisam compreender a importância em inovar e desempenhar o seu papel para direcionar a empresa rumo ao futuro. Se todos não estiverem alinhados, isso poderá custar toda a estratégia.
• Investimento em tecnologia: vai viabilizar maneiras de automatizar atividades que antes exigiam mão de obra e muito tempo de trabalho;
• Alinhamento de processos: contribuirá para a empresa direcionar seus recursos e esforços estrategicamente;
• Aplicação de testes: ajudará a empresa a identificar gargalos e realizar ajustes nos produtos e serviços;
• Mudança de mindset: será responsável por garantir o alinhamento das pessoas envolvidas com a mudança.
Todas essas práticas são necessárias para a empresa obter sucesso e conquistar um ecossistema digital único.
Inspire-se em cases de empresas que passaram pelo processo de transformação digital
A Engineering é comprometida em ajudar grandes marcas a se digitalizarem. A seguir, acompanhe alguns cases de sucesso dos clientes que confiaram e confiam nas soluções tecnológicas da Engineering.
Volvo
A Volvo é uma das fabricantes de automóveis mais reconhecidas e respeitadas do mundo.
A falta de integração dos sistemas e o volume de trabalho manual impediam a companhia de implementar melhorias e novos modelos de negócio, o que levou a empresa a realizar uma parceria com a Engineering para desenvolver melhor o mapeamento de seus processos.
Com o apoio dos especialistas, foram mapeados 186 processos e tecnologias, o que aumentou o nível de maturidade da empresa e contribuiu para que ela iniciasse sua jornada para a transformação digital.
Em apenas três meses, houve um aumento na eficiência operacional e redução de 60% do tempo necessário para a execução do ciclo completo dos processos.
Via
A Via é o conglomerado de marcas como Casas Bahia e Ponto, antiga Ponto Frio. O objetivo da marca era conseguir manter a comunicação centralizada em um ecossistema único.
A empresa entrou em contato com a Engineering para construir uma plataforma capaz de centralizar e gerenciar APIs, que passou a ser conhecida como API Portal.
Após 6 meses de desenvolvimento em conjunto, a Via conseguiu maior visibilidade e previsibilidade para tomadores de decisões, inclusive agilidade dos desenvolvedores.
Com a implementação da solução, foi possível centralizar a gestão de APIs e melhorar a tomada de decisões do time. Por consequência, isso tornou a comunicação mais eficiente, trouxe a padronização em processos, maior eficiência operacional e capacidade de inovação.
Além disso, a empresa otimizou a relação com parceiros para o desenvolvimento de uma solução personalizada, desempenhando um papel fundamental na jornada de transformação digital, melhorando sua capacidade de adaptar-se ao cenário digital e aprimorar a experiência dos clientes.
Sabesp
A Unidade de Negócio Leste da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, queria aperfeiçoar seus processos com o foco no cliente e no aumento da efetividade operacional.
A parceria com a Engineering permitiu elaborar um projeto utilizando IA e dados, capaz de reduzir desperdícios, eliminar atividades que não agregam valor e simplificar as operações internas. Também possibilitou ampliar sua oferta de serviços e produtos.
A partir disso, a Engineering integrou cerca de 40 fontes de dados em seus diversos formatos, a fim de entregar à Sabesp todas as principais informações de negócio: água, esgoto e comercial.
A centralização dos dados foi fundamental para o processo de transformação digital da empresa, possibilitando uma visão abrangente e em tempo real do negócio, e as tomadas de decisão se tornaram mais estratégicas e assertivas.
O acesso às informações contribuiu para a Sabesp melhorar o serviço prestado para a população, mitigando impactos como a falta de água e a resolução de solicitações.
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A experiência de quem sabe o que faz
A Engineering Brasil faz parte do Grupo Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em ajudar empresas dos mais variados setores e tamanhos a superar o desafio Transformação Digital. Presente na América Latina, Europa e América do Norte, conta com cerca de 12 mil profissionais focados em entregar soluções de valor aos clientes.
Nossas operações são voltadas a quatro pilares:
• Agile: para a empresa reagir com mais velocidade às mudanças do mercado;
• Data-driven: para os líderes usarem os próprios dados operacionais e de seus clientes para obter vantagem competitiva;
• Platform Oriented: para implementar arquiteturas abertas e uma abordagem API First que ajudam a empresa a desfrutar de ecossistemas digitais;
• Customer Centric: para colocar o cliente da empresa no centro de tudo e entender a sua jornada.
Iniciar uma jornada rumo à transformação digital pode ser mais simples com o apoio de profissionais experientes e preparados. Conheça a Digital Consulting & Services – Engineering Brasil e saiba mais!