Mais que nunca, a adoção do Business Agility faz sentido no ambiente de negócios. Afinal, se uma empresa quer sobreviver, ela precisa responder rapidamente às demandas e mudanças do mercado, não é mesmo?
Nos últimos anos, isso se mostrou primordial diante da imprevisibilidade e das crises. Hoje vamos falar desse assunto e ajudar você a incorporar essa abordagem. Venha conferir!
O que é Business Agility?
A tradução para Agilidade do Negócio já oferece um spoiler sobre o que é Business Agility. Trata-se de uma metodologia ou abordagem que envolve tanto a estruturação quanto a gestão da empresa, visando aumentar sua capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças de mercado.
Dessa forma, desde a visão estratégica — aproximando-se dos atores externos, buscando entender e priorizar as necessidades dos clientes, bem como perceber e antecipar fatores que impactam o empreendimento — até componentes táticos e operacionais — modelos de trabalho e de tomada de decisão, infraestrutura e ambiente interno — devem se tornar flexíveis.
Como esse conceito surgiu e quais são os seus pilares fundamentais?
A origem do Business Agility são as empresas de softwares que desenvolveram essa metodologia para facilitar a implementação de projetos em seus clientes e atender às suas demandas com rapidez.
Com o tempo, outros modelos de negócio perceberam as vantagens dessa adaptabilidade diante de crises e adotaram essa abordagem.
Para funcionar e gerar melhorias, essa metodologia se ampara em 3 pilares fundamentais. São eles:
- observação do mercado, a fim de perceber e antecipar as alterações, reagindo a elas o quanto antes;
- incorporação de processos de decisão que reavaliem o modelo de negócios continuamente, garantindo a renovação e a adequação à realidade;
- adaptação rápida, mudando a forma de realizar as atividades conforme as demandas e assegurando uma resposta ágil.
Qual é a importância da sua aplicação nas empresas?
O diferencial do Business Agility é que ele é um modelo de gestão que está alinhado com a era digital. Por isso, permite às empresas que o adotam, competir e prosperar em um mercado extremamente dinâmico. Essa proposta potencializa resultados de negócio por meio de vantagens como:
- aumento da velocidade de adaptação operacional e estratégica;
- maior segurança econômica, amparada em uma estrutura flexível de custos;
- percepção e aproveitamento ágil de oportunidades;
- desenvolvimento de soluções inovadoras frente às novas demandas;
- ampliação da capacidade de atender com precisão às necessidades do cliente;
- elevação do envolvimento dos funcionários com os objetivos corporativos;
- melhoria da performance e da produtividade;
- otimização do gerenciamento dos recursos.
Como colocar em prática o conceito de Business Agility?
Até aqui você já percebeu que adotar o Business Agility deixa sua empresa bem preparada para qualquer revés de mercado? Então, que tal colocar a mão na massa e implantar esse conceito na prática? Veja como!
Adote novas tecnologias
Antes de tudo, os meios de trabalho e a infraestrutura de TI necessárias precisam estar disponíveis. Tecnologias voltadas à automação de processos, melhoria dos fluxos e gestão de dados, minimizam o esforço com tarefas que pouco agregam e permitem focar no que realmente tem resultado.
Transforme a cultura organizacional
O Business Agility depende de uma mentalidade coletiva para funcionar: a cultura ágil. Começando pela alta gestão, é necessário que não só a metodologia seja incorporada, como também os valores dessa abordagem passem a fazer parte do dia a dia do empreendimento.
Engaje os funcionários
Atritos e resistência à mudança são inevitáveis. Dessa maneira, engajar a equipe nessa nova visão dos processos é fundamental para que o Business Agility realmente funcione. Gerar a percepção do quão positivos são os efeitos de adotar essa metodologia é um bom começo.
Acompanhe continuamente os resultados
Alcançar melhorias significativas e constantes passa por mensurar os resultados, acompanhando sua evolução. A partir de objetivos, metas e indicadores bem definidos, um monitoramento periódico do histórico deve ser estabelecido, para que a gestão possa visualizar seu andamento.
O Business Agility é o que sua empresa precisa para evitar ser pega de surpresa a cada mudança do mercado, principalmente se considerarmos o retrospecto recente. Adote essa forma disruptiva de gerir e #PartiuTransformar?
Gostou deste artigo? Então, siga-nos no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos como este!