Entre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Deep Learning, os últimos anos foram dominados por novos conceitos computacionais. Cada vez mais as empresas reconhecem a importância dessas ferramentas e apostam nelas para conquistar um diferencial competitivo no mercado. Hoje, o assunto é Big Data!
Apesar de a Big Data ser uma tecnologia muito comentada, nem todas as lideranças conhecem os potenciais que ela tem. É exatamente isso que você descobrirá nesta leitura. Acompanhe!
O que é Big Data?
Big Data é uma área que estuda conceitos e soluções para a análise, o manuseio, o tratamento e a interpretação de um grande volume de dados. É um campo cada vez mais importante para a atuação das empresas, pois permite encontrar respostas, até então, invisíveis para a gestão tradicional.
É um segmento que cresce rapidamente, pois estamos em plena era digital, com muita informação mensurável para ser analisada. Portanto, não importa se você atua no setor financeiro, publicitário, social ou científico: a análise estatística dos dados é fundamental para o aprimoramento dos seus resultados.
Quais os principais exemplos de Big Data no mercado?
Previsão, personalização, análise, comunicação, direcionamento e capacitação. Da forma como percebemos, essas são as principais aplicações de Big Data no nosso mercado. Abaixo, explicamos esses pontos com mais detalhes. Olha só!
1. Previsão
Quando combinada com outros módulos e tecnologias, como a Inteligência Artificial, a Big Data pode ser utilizada como uma ferramenta de análise preditiva, identificando padrões históricos. Assim, resulta em probabilidades futuras, na observação tanto de valores como de tendências.
Exemplo: Supermercados utilizam Big Data para analisar dados históricos de vendas e combinar com variáveis como clima, datas festivas e eventos locais. Isso permite prever a demanda por produtos específicos, ajustando os estoques para evitar falta de produtos ou excesso de inventário.
2. Personalização
Os dados são o ouro da era moderna. Enquanto usuário, tudo o que você faz é registrado como informação estratégica sobre o seu perfil de uso para, assim, personalizar sugestões para estimular o seu engajamento.
Exemplo: Plataformas de e-commerce como a Amazon utilizam algoritmos de Big Data para analisar o comportamento de compra dos usuários, incluindo histórico de compras, itens visualizados e pesquisas. Esses dados são usados para personalizar recomendações de produtos, aumentando a probabilidade de compra.
3. Análise
Existe uma infinidade de campos que lidam com uma “tonelada” de dados e informações dispersas. Com boas aplicações de Big Data, é possível achar a lógica em meio a esse caos, eliminando todo o ruído informacional desses datasets e encontrando as respostas para cada dilema.
Exemplo: Instituições financeiras usam Big Data para monitorar transações em tempo real. Com técnicas de análise de dados, é possível identificar padrões anormais que possam indicar atividades fraudulentas, como transações em locais incomuns, em horários “estranhos” ou valores atípicos.
4. Comunicação
Combinada com outras inovações em TI, a Big Data pode ser usada para refinar a estratégia de comunicação de uma empresa. Com uma interpretação linguística cada vez mais apurada, existem soluções que auxiliam na construção de tons e linguagens específicas, estimulando vendas, controlando danos, e por aí vai.
Exemplo: Empresas utilizam Big Data para analisar dados demográficos e comportamentais de usuários em redes sociais. Isso permite criar campanhas publicitárias com mensagens e conteúdos ajustados para diferentes segmentos de público, aumentando a eficácia das campanhas de marketing.
5. Direcionamento
Essa é uma aplicação complementar à previsão e à análise estatística. O grande diferencial dessa tecnologia, sobretudo em aplicações de Business Intelligence, é oferecer insights estratégicos para os gestores, que só são possíveis por causa da análise apurada de uma quantidade massiva de dados.
Exemplo: Empresas de logística, como a FedEx, utilizam Big Data para analisar dados de tráfego, condições climáticas e histórico de entregas. Isso ajuda a otimizar as rotas de transporte, reduzindo custos e tempo de entrega – além de melhorar a satisfação do cliente.
6. Capacitação
Por último, mas também importante, a qualificação dos colaboradores. Muitas empresas estão apostando em plataformas de gamificação, que não só analisam a atividade e o desempenho dos colaboradores, como também disparam dicas e notificações para aprimorar as suas performances.
Exemplo: Empresas utilizam Big Data em plataformas de treinamento gamificado para monitorar o progresso dos funcionários, identificar áreas de melhoria e fornecer feedback personalizado. Isso ajuda a aumentar o engajamento dos colaboradores e melhorar suas habilidades de forma contínua.
Como você pôde ver, existem muitas aplicações de Big Data no mercado, sobretudo para as empresas que contam com uma filosofia Data Driven, ou seja, fortemente orientada pelos dados. Com ambos os conceitos, é possível qualificar a sua gestão, ajustando seus resultados de maneira rápida, eficiente e precisa.
Gostou de conhecer os principais exemplos de Big Data no mercado? Lembrou de outras aplicações importantes? Então, deixe seu comentário para enriquecer a discussão! Acompanhe também o nosso blog para saber mais sobre o assunto!