Descubra como o uso de APIs está contribuindo para a transformação digital do setor automotivo, desde processos de fabricação até a experiência do usuário final!
Hoje, quando entramos em uma concessionária, esperamos encontrar não apenas veículos de alta qualidade, mas também tecnologia de ponta integrada, como sistemas de navegação, entretenimento e conectividade, entre outras.
Essas expectativas estão impulsionando as montadoras de automóveis a adotarem soluções tecnológicas cada vez mais avançadas, com as APIs (Application Programming Interface) atuando como ganchos nesse processo de transformação digital.
APIs são Interfaces de Programação de aplicações que facilitam a troca de informação entre diferentes produtos de software. Elas permitem que os carros tenham conectividade a uma variedade de serviços e dispositivos, como IoT e robôs.
No artigo de hoje, debatemos sobre a transformação digital no setor automotivo, mostrando como o uso de APIs está sendo aplicado para impulsionar a linha de produção, reforçar a segurança veicular, melhorar atividades de manutenção e mobilidade e aprimorar a experiência dos condutores.
Acompanhe!
Transformação digital na indústria automotiva: uso de APIs na linha de produção
A transformação digital no setor automotivo não se limita apenas aos carros em si, mas se estende por toda a cadeia de produção.
Grandes fabricantes de automóveis utilizam uma abordagem abrangente que engloba a aquisição e a fabricação de peças, e as APIs — aliadas à tecnologia IoT (Internet das Coisas) — contribuem para a gestão dessa complexa rede de informações, assegurando um alto padrão de qualidade sobre seus processos de manufatura.
A Internet das Coisas viabiliza a conexão de objetos físicos à internet, simplificando a troca de informações com outros dispositivos e sistemas. Já as APIs, favorecem a comunicação entre os dispositivos, possibilitando um acesso simplificado e padronizando os dados.
As indústrias automotivas também utilizam robôs para realizar tarefas de soldagem, pintura e montagem de componentes. E com o avanço da robótica, esses robôs dependem do uso de APIs para se conectar a outros dispositivos de hardware e software.
A criação de gêmeos digitais para produtos – que consiste em criar um modelo virtual de um objeto físico – é outra prática inovadora que se tornou possível graças às APIs. Esses gêmeos digitais oferecem representações virtuais dos veículos e processos de ponta a ponta, permitindo que os fabricantes identifiquem precocemente problemas, ineficiências e gargalos nos produtos.
Além da gestão, robótica e criação de gêmeos digitais, o uso de APIs também está favorecendo a fabricação de peças e componentes personalizados e redução de custos a partir da impressão 3D. As APIs conectam sistemas e informações necessárias para a indústria aproveitar ao máximo as capacidades dessas impressoras na fabricação dos automóveis.
LEIA TAMBÉM | Como aplicar a Inteligência Artificial na indústria automotiva?
Aplicação de APIs na manutenção e segurança veicular
Indo além da fabricação, as APIs também estão sendo aplicadas para simplificar os processos envolvendo manutenção e segurança veicular.
A partir de sensores IoT – que identificam problemas técnicos e mecânicos nos automóveis e emitem alertas preventivos –, condutores e prestadores de serviço têm a possibilidade de atuar com antecedência para evitar danos e falhas críticas.
O recebimento dessas informações também tem auxiliado a indústria automotiva na aplicação de melhorias nos automóveis que estão em processo de prototipagem ou fabricação, permitindo que revisões sejam automatizadas por meio de sistemas que escaneiam os carros.
Outro exemplo que evidencia a contribuição das APIs para a manutenção e segurança veicular envolve o Número de Identificação de Veículos (VIN), que as APIs verificam no processo de compra de carros usados, garantia de veículos e prevenção de roubo de automóveis.
As APIs também estão contribuindo para o acesso rápido aos históricos de dados do veículo – que possuem informações reais e atualizadas sobre a procedência e as condições anteriores dos carros –, beneficiando tanto as concessionárias quanto os compradores.
Além disso, as APIs também estão sendo usadas para fornecer informações dos veículos às seguradoras (como uso do automóvel e histórico de manutenções), para que possam oferecer seguro personalizado e descontos aos condutores com base no uso do automóvel.
Experiência móvel e multimídia impulsionada pelo uso de APIs
No quesito “experiência do usuário final”, as APIs estão permitindo a integração de diferentes serviços e aplicativos nos sistemas de entretenimento e navegação dos veículos.
Condutores podem facilmente acessar serviços, como: música, mapa, previsão do tempo e até mesmo aplicativos de terceiros, garantindo uma experiência muito mais conectada e conveniente.
Vale mencionar ainda que as APIs vêm impactando a forma como os veículos interagem com ambientes externos. O uso de APIs como tag de pedágios, por exemplo, permite que os usuários associem suas contas aos veículos e efetuem pagamentos automaticamente enquanto passam pelos locais de cobrança.
O uso de APIs como tag de estacionamento também está influenciando no quesito experiência e mobilidade. Elas podem ser usadas em plataformas de estacionamento para que motoristas verifiquem a disponibilidade de vagas, façam reservas e efetuem o pagamento on-line.
DHuO API Plus: a solução ideal para transformar o setor automotivo
As APIs desempenham um papel indispensável no desenvolvimento e na transformação digital do setor automotivo. Entretanto, precisamos estar cientes de que o sucesso só será garantido se o time de desenvolvedores acompanhar de perto todo o ciclo de vida das APIs.
O DHuO API Plus é uma plataforma desenvolvida pela Engineering para facilitar o ciclo de vida completo, da criação à gestão e governança das APIs e de integrações, do design ao monitoramento. A partir da plataforma, desenvolvedores podem:
- Expor APIs com segurança;
- Criar integrações entre sistemas;
- Habilitar estratégias de produtização de APIs;
- Monitorar a performance;
- E muito mais!
A solução ideal para transformar a indústria automotiva está ao seu alcance. Conheça o DHuO API Plus e obtenha sucesso comprovado na gestão e uso de APIs!