A importância e os desafios da gestão de User Experience

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Você já ouviu falar em User Experience (UX) ou UX Design (Design de Experiência de Usuário? O termo se popularizou rapidamente, pois está contribuindo para empresas melhorarem o User Experience e garantirem a total satisfação de seus clientes..

No artigo falamos mais sobre a prática e qual a importância da experiência do usuário para fidelização. Além disso, apresentamos dicas valiosas para implementar o UX Design. Confira! 

O que é gestão de User Experience

Quando falamos de User Experience estamos nos referindo à experiência do usuário ao interagir com um produto ou serviço.

Embora seja comumente associado a projetos de TI, como softwares, sites e aplicativos, o conceito de UX é amplo, podendo ser aplicado a qualquer tipo de empresa, independentemente do seu ramo de atuação.

A essência do User Experience está em adaptar um produto ou serviço de forma a proporcionar uma experiência agradável e satisfatória a quem o utiliza. Ao criar o layout de um site, por exemplo, um designer deve considerar uma série de questões técnicas e estéticas para garantir a melhor experiência possível.

Importância da experiência do usuário

A experiência do usuário é o que garante o sucesso de qualquer produto ou serviço no longo prazo. Quando os usuários têm uma experiência positiva, eles tendem a se engajar mais, utilizar o produto ou serviço com frequência e até mesmo recomendá-lo a outras pessoas. 

Por outro lado, uma má experiência pode resultar em frustração, abandono do produto ou serviço e danos à reputação da marca.

Uma gestão eficiente de UX leva em consideração as necessidades, expectativas e comportamentos dos clientes. Ela se concentra em projetar itens que realmente façam sentido e garantir que as funcionalidades do produto atendam às necessidades do usuário. 

Além disso, a gestão de UX também se preocupa em oferecer um design atraente, que reflete a identidade e os valores propostos pela marca.

LEIA TAMBÉM | UX Suite: por que é importante definir uma boa estratégia?

Desafios da gestão de UX

Embora a importância do User Experience seja inegável, a gestão eficaz de UX apresenta desafios. Um dos principais é a necessidade de compreender as expectativas dos usuários, o que exige pesquisas contínuas e a coleta de feedback para garantir que o produto ou serviço esteja alinhado com suas preferências.

Outro desafio é a complexidade do processo de design e desenvolvimento de UX. É preciso encontrar um equilíbrio entre a criatividade e a funcionalidade, levando em consideração restrições técnicas e orçamentárias. 

Além disso, a gestão de UX envolve a colaboração de diferentes times (designers, desenvolvedores, especialistas em marketing e especialistas em experiência do usuário), o que vai exigir uma comunicação fluida e uma abordagem multidisciplinar na empresa.

Equívocos comuns no design de experiência do usuário

Existem alguns equívocos que geralmente prejudicam a implementação da estratégia. São eles:

Pensar que o design UX se limita aos usuários: o UX não pode ser encarado apenas do ponto de vista do usuário. É importante garantir que o produto seja funcional e também considerar aspectos como viabilidade tecnológica e financeira;

Achar que a experiência se limita ao design: o User Experience não se restringe apenas ao design do produto. O conceito abrange diversos outros aspectos, como a marca, então é necessário considerar ainda as formas como o cliente interage com a empresa, seja em um ambiente físico ou digital;

Acreditar que os usuários são previsíveis e continuarão os mesmos: outro equívoco é presumir que os usuários sempre vão se comportar da mesma maneira. As interações podem variar dependendo do contexto, portanto, é importante estar preparado para lidar com essas variações e adaptar-se a elas.

Seis dicas eficazes para uma boa experiência de usuário

Para garantir aos usuários uma experiência memorável, existem algumas estratégias que as empresas podem adotar ao desenvolver seus produtos e serviços:

1. Faça pesquisas e análises: elas ajudarão a compreender as reais necessidades e expectativas dos usuários, impedindo que os times atuem de forma descentralizada. Para isso, aplique entrevistas, grupos de foco, testes de usabilidade e análise de métricas;

2. Mantenha o foco centrado no usuário: isso ajudará a equipe a desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades reais e expectativas dos clientes. O foco precisa estar presentes em todas as etapas do projeto, desde o começo até a conclusão;

3. Aplique testes qualitativos, quantitativos e comparativos continuamente: eles serão necessários para identificar problemas e oportunidades de melhoria, além de refinar o seu produto e serviço;

4. Garanta a acessibilidade: isso vai ampliar o número de pessoas que utilizarão o serviço ou produto. Assim sendo, considere aplicar requisitos, como design responsivo, compatibilidade com leitores de tela e suporte a recursos de acessibilidade;

5. Colete feedback dos usuários: eles ajudarão a aprimorar a experiência do cliente, apontando o seu real nível de satisfação. Obtenha essas respostas por meio de pesquisas, avaliações, canais de suporte e interações em redes sociais;

6. Tenha um design consistente: isso vai fazer com que os usuários também interajam com a marca. Inclua elementos visuais, tipografia, paleta de cores e linguagem de design alinhados à identidade da empresa e que conversem com o público.

LEIA TAMBÉM | Melhores técnicas de UX para utilizar no seu e-commerce!

Ferramentas para otimizar a gestão de UX: escolha adequada e implementação eficiente

Melhorar o User Experience não depende apenas das estratégias acima, mas também do apoio das ferramentas certas.

A UX Suite Engineering é uma solução desenvolvida para garantir a implementação e execução perfeita da gestão UX, combinando metodologias inovadoras para:

• Identificar problemas dos usuários (UX Descoberta);

• Entender seus comportamentos (UX Definição);

• Desenhar a solução (UX Ideação);

• Construir protótipos de produtos (UX/UI Protótipos);

• Validar a solução por meio de testes qualitativos, quantitativos e comparativos (UX Testes).

Impulsionar os resultados do seu negócio e garantir a satisfação do cliente e a fidelização com a marca é possível ao melhorar o User Experience. Conte com a tecnologia UX Suite Engineering para ir além das expectativas

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