A produtização é o processo de transformar o desenvolvimento de APIs em produtos ou serviços que possam ser vendidos ou monetizados.
Porém, é importante destacar que a produtização de APIs não é apenas um processo técnico, mas também envolve questões de estratégia do negócio, governança, marketing e precificação.
Ela pode ser feita de diferentes formas, como, por exemplo, a oferta de APIs públicas para desenvolvedores externos, a criação de produtos que utilizam APIs internas, a venda de acesso às aplicações por meio de planos de assinatura e por aí vai.
Cada estratégia apresenta desafios específicos em relação à escalabilidade, qualidade, segurança e implementação.
Para obter sucesso nesta jornada, é importante ter uma visão clara do valor que as APIs agregam ao negócio, os desafios que devem ser superados, além, é claro, de contar com parceiros e ferramentas adequadas.
Confira o artigo que preparamos para tornar a jornada de produtização de APIs da sua empresa ainda mais eficiente e inovadora!
A importância da produtização do ponto de vista de negócio
Do ponto de vista de negócio, a produtização e o desenvolvimento de APIs com objetivo comercial são uma ótima oportunidade para as empresas, pois geram novas fontes de receita e oportunidades de rentabilização.
A disponibilização de APIs públicas ou a criação de produtos que utilizam APIs internas podem atrair novos clientes e parceiros de negócios, aumentar a fidelização dos clientes já existentes e melhorar a reputação da empresa diante do mercado.
No entanto, é fundamental que as estratégias estejam alinhadas com os objetivos do negócio e com as necessidades dos usuários, além de garantir a qualidade e segurança das APIs e monitorar o desempenho da estratégia de produtização ao longo do tempo.
Como os grandes têm se comportado em relação à produtização
Para ilustrar um pouco melhor como os big players têm se comportado neste sentido, vale dar destaque ao Twitter e ao OpenAI.
O Twitter, por exemplo, começou a cobrar dos desenvolvedores pelo acesso às suas APIs, uma medida que tem como objetivo reduzir o número de bots na plataforma, incentivar o desenvolvimento de aplicativos de maior qualidade e atrair mais receita.
A OpenAI lançou uma API para seu modelo de linguagem avançado, o Chat GPT-3, que permite que desenvolvedores integrem recursos de PLN em seus aplicativos. Além disso, a empresa também oferece capacidade dedicada para clientes empresariais, garantindo que a API esteja disponível com desempenho máximo para organizações de grande porte.
Estes são alguns dos recentes movimentos neste sentido. Porém, se você quer que sua empresa aproveite essa oportunidade, é importante entender os desafios que podem surgir e saber como resolvê-los.
Os desafios da produtização de APIs e como superá-los
Abaixo apresentamos alguns dos principais empecilhos da produtização e como resolvê-los:
Identificar as necessidades dos usuários: é necessário entender as necessidades dos usuários e criar produtos com as funcionalidades que atendam às suas demandas. Portanto, faça pesquisas de mercado e de usuários, a fim de entender seus comportamentos e desejos em relação aos produtos que utilizam.
Qualidade e segurança: implementar padrões que garantam a proteção das APIs, de forma a minimizar os riscos de erros e violações de dados. Logo, aconselha-se o uso de ferramentas de testes automatizados, a definição de práticas de segurança, como autenticação e autorização, além, é claro, seu monitoramento constante.
Escalabilidade: à medida que as APIs se tornam mais populares, a demanda por recursos de infraestrutura aumenta, o que pode levar a falhas ou lentidão no desempenho. Assim, podemos adotar, por exemplo, uma abordagem escalável, como a utilização de arquiteturas de microsserviços e serviços em nuvem.
Documentação atualizada: é fundamental para que os usuários possam entender e utilizar as APIs de forma eficiente. Para isso, deve-se investir na criação e manutenção da documentação de forma clara e precisa, além de disponibilizá-la em diferentes formatos.
Monetização: é necessário encontrar a estratégia de cobrança mais adequada para as APIs, considerando fatores como o valor que elas agregam aos usuários e o mercado em que estão inseridas, sendo necessário realizar pesquisas e implementar diferentes modelos de precificação, como assinaturas ou cobrança por uso.
Ciclo de vida: é importante gerenciar todo o ciclo das APIs, desde a concepção até a descontinuação, de forma a garantir sua relevância e utilidade para os usuários. A solução para este desafio é utilizar ferramentas de gestão, como o DHuO API, que oferece recursos para documentação, versionamento, monitoramento e análise de métricas.
Afinal, quais são as soluções mais eficientes na gestão de aplicações?
Em meio a tantas opções de ferramentas disponíveis no mercado, encontrar a solução que mais se adapta às necessidades da sua empresa pode ser um desafio.
Neste sentido, priorizar a escolha por plataformas nacionais, que ofereçam suporte de qualidade e disponibilidade para orientação técnica no dia a dia é importantíssimo.
DHuO API é uma plataforma de gestão de APIs, agnóstica a cloud que entrega uma experiência integrada end-to-end do ciclo de vida das APIs, e integrações, como também fornece as ferramentas ideias para a sua estratégia de produtização.
Com ela, é possível criar catálogos de APIs em portais públicos ou privados personalizáveis, documentação de maneira automática, gestão de acessos por chaves, entre outras soluções para que sua estratégia de produtização seja realizada de maneira ágil e eficaz.
A plataforma tem uma gama de soluções que proporcionam a criação, publicação, gestão, automatização e monitoramento de APIs e integrações, dando destaques a:
• design, gestão e governança de API em interface low code;
• monitoramento de erros e volume de requisições em tempo real;
• controle de alterações das APIs por meio de releases e versionamentos;
• gestão de diferentes API gateways do mercado;
• possibilita rollback de maneira simples e ágil;
• automação de deploys em multi-runtimes.
• customização de relatórios e portais;
• extensão de capacidades por meio de plugins, e muito mais!
Além disso, ela oferece recursos de segurança e privacidade robustos, permitindo que as equipes compartilhem dados e informações com confiança.
Com o DHuO, é possível definir permissões de acesso para diferentes usuários e garantir que apenas as pessoas certas tenham acesso a informações sensíveis.
Outro benefício importante do DHuO API é a facilidade de uso. A plataforma é intuitiva e fácil de usar, permitindo a integração de diferentes sistemas e aplicativos rapidamente e sem problemas.
Isso significa que as equipes podem se concentrar em colaborar e compartilhar ideias relevantes, em vez de se preocupar com questões técnicas ou de integração.
Como dar o primeiro passo para uma estratégia de produtização eficiente
Para obter sucesso na produtização de APIs é fundamental contar com parceiros e ferramentas adequadas que ofereçam suporte técnico, governança e segurança necessários para o negócio.
O DHuO API, plataforma de gestão de APIs e integrações da Engineering, é uma solução completa que pode ajudar a otimizar a estratégia da sua empresa.
Com ela, é possível gerenciar todo o ciclo de vida das APIs e integrações, garantindo qualidade e segurança, além de obter insights valiosos que aproximam o TI dos negócios e das tomadas de decisões.
Conte com o DHuO para alcançar o sucesso na produtização de suas APIs e transforme o seu negócio.