Já parou para pensar como a modernização de aplicações é um processo fundamental para as empresas hoje em dia? Afinal, as operações estão cada vez mais digitais, exigindo o constante aperfeiçoamento dessas soluções.
Além disso, o próprio contexto tecnológico envolve a frequente atualização de ferramentas, plataformas e canais virtuais para garantir a alta performance. Portanto, trata-se de uma atividade que deve ser naturalizada no ambiente corporativo, certo? Quer fazer isso? Então, veja a seguir 6 dicas para ter sucesso!
O que é a modernização de aplicações?
A modernização de aplicações é um processo que visa revitalizar, aperfeiçoar e otimizar essas soluções tecnológicas, tornando-as alinhadas ao que há de mais novo no mercado. Isso ocorre adicionando, reconstruindo ou substituindo capacidades, conceitos, tendências, métodos e inovações que surgiram recentemente ao que a empresa já usa.
Quais são os desafios desse processo?
Apesar de ser um processo necessário e, até mesmo, esperado dentro do ambiente tecnológico atual, a modernização de aplicações envolve desafios que incluem:
- baixa flexibilidade quanto ao tempo de inatividade;
- alta interdependência com outros sistemas;
- falta de mão de obra especializada;
- elevado custo de atualização;
- complexidade das novas soluções;
- dificuldade de adaptação dos usuários.
Como ter sucesso na modernização de aplicações?
Em busca de superar esses desafios e, ainda, ter sucesso com a modernização de aplicações, algumas providências são úteis. Quer saber quais? Confira a seguir!
1. Avalie o que é realmente importante
Entender quais soluções são fundamentais para o funcionamento da empresa, em que pontos sua defasagem afeta o desempenho e de que modo elas impactam o futuro do negócio são os passos iniciais para modernizar as aplicações corporativas com sucesso.
Assim, o andamento do empreendimento não será prejudicado e os investimentos alocados serão bem distribuídos, garantindo que as prioridades sejam respeitadas, bem como que o funcionamento siga durante esse processo.
2. Mapeie os riscos
O processo de modernização de aplicações tem riscos, já que essas soluções são essenciais para o funcionamento diário do negócio. Ou seja, desde interrupções até a redução do desempenho, passando por atrapalhar a entrega da melhor experiência ao cliente ou elevar custos, são diversas as situações negativas que podem ocorrer. Portanto, o ideal é identificar cada uma e planejar ações de prevenção ou contenção antes de começar.
3. Considere as opções existentes
Em meio ao progresso tecnológico constante, diversas soluções estão disponíveis no mercado, certo? Diante disso, para ter sucesso é preciso entender que todas essas opções são igualmente capazes, apenas gerando o mesmo efeito de maneiras diferentes, com prós e contras individuais que devem ser conhecidos antes da decisão.
4. Use APIs para acelerar a transformação digital
As APIs servem para integrar tecnologias diferentes, permitindo que se comuniquem. Dessa forma, são uma importante ferramenta para modernizar aplicações e acelerar o processo de transformação digital da empresa, uma vez que possibilitam superar o desafio da dependência da conexão entre sistemas.
5. Escolha uma estratégia adequada
Como visto, na hora de definir o melhor caminho para cada situação, a avaliação não deve se concentrar em encontrar uma solução definitiva e que esteja acima das demais. Isso não existe em TI.
São as necessidades e capacidades do negócio que devem guiar as decisões. Ademais, a escolha da estratégia mais adequada envolve entender as vantagens das opções em relação a aspectos como:
- velocidade;
- investimento;
- custos de manutenção;
- adaptabilidade;
- escalabilidade;
- adequação aos fluxos da organização;
- acessibilidade.
6. Monitore para garantir a melhoria
A modernização de aplicações não é um processo estático e finito, é necessário manter o monitoramento constante dos resultados e buscar ativamente por melhorias, a fim de garantir a evolução digital do negócio. Para tanto, definir indicadores-chave conforme os objetivos empresariais permite fazer tal acompanhamento.
Agora que você sabe qual a importância que realizar a modernização de aplicações em sua empresa tem diante da economia digital, quais desafios vai enfrentar e como ter sucesso nesse processo, já pode colocar nossas dicas em prática, não é mesmo?
Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas atualizações por lá também!