Eficiência, aprimoramento e antecipação. Da forma como percebemos, essas são algumas das principais qualidades das soluções de Inteligência Artificial. Nos últimos anos, muitos setores vêm apostando nessa tecnologia como um diferencial competitivo para suas atuações no mercado. E hoje, você conhecerá as principais aplicações da IA na indústria de automóveis.
Afinal, esse é um dos setores mais delicados da indústria moderna. Por isso, as montadoras olham para as principais tecnologias da nossa era — Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina (ML) e Big Data — como uma forma prática e inteligente de solucionar desafios, reduzir perdas e antecipar problemas. Então, não perca tempo e acompanhe!
Quais as 5 principais aplicações da IA na indústria de automóveis?
A Inteligência Artificial é uma tecnologia versátil justamente pela variedade de situações em que pode ser utilizada. Na indústria automotiva, a IA está presente em pelo menos dois cenários, que são a fabricação e o desenvolvimento dos veículos e a utilização destes por seus usuários finais, os consumidores. Dê uma olhada!
1. Experiência do usuário
Ao combinar IA e outras tecnologias, as montadoras estão criando veículos cada vez mais adaptáveis às vontades do usuário. Em modelos sofisticados, uma combinação criativa de IA e ML já oferece uma experiência de condução muito mais agradável, pois aprende os parâmetros favoritos de cada usuário em termos de comportamento dinâmico, ambientação e climatização.
Além disso, há o aspecto customer-facing da IA, em que existe a aplicação durante o desenvolvimento das interfaces e recursos. O objetivo, como em toda boa interface, é criar um caminho intuitivo para realizar as ações, com o menor atrito possível. Para chegar à interface perfeita, muitos testes são conduzidos tendo a IA como a principal ferramenta.
2. Cadeia de suprimentos
A fabricação automotiva é uma das atividades mais complexas do mercado, pois utiliza milhares de componentes diferentes para um único produto. Para lidar com a enorme diversidade de peças, fornecedores, demandas e metas, as montadoras investem em soluções aplicadas de IA para gerenciar as rotinas logísticas e extrair o máximo de previsibilidade do mercado.
3. Inspeções veiculares
Já aqui, a IA se apresenta tanto ao consumidor quanto aos profissionais que desenvolvem os veículos. Ao aplicar a IA nas rotinas de manutenção, as marcas conseguem extrair diagnósticos muito mais precisos sobre a “saúde mecânica” do veículo, o que diminui o tempo de resolução dos problemas e eleva a produtividade tanto das fábricas quanto das oficinas autorizadas.
4. Antecipação de falhas
Essa é a manutenção preditiva aplicada nas indústrias. Ao combinar IA, ML e Big Data, as montadoras ganham uma análise cristalina das suas máquinas, a ponto de conseguirem antecipar problemas na linha de produção. Para isso, analisam uma “tonelada” de dados sobre a performance desses equipamentos — o que é feito a todo momento e em tempo real.
5. Gestão de frotas
Por último, mas não menos importante, a gestão de frotas com Inteligência Artificial, que não é uma exclusividade das fabricantes, mas sim uma tendência em todo o setor de transportes. Com a IA, é possível melhorar a experiência de condução, educar os motoristas para uma condução mais econômica, definir as melhores rotas e por aí em diante.
Para finalizar, vale a pena vislumbrar o que a Inteligência Artificial pode oferecer ao futuro da indústria automotiva. Pelo que tudo indica, algumas tendências vão continuar ganhando força, como o aumento da automação no processo de fabricação, o aprimoramento das soluções de autonomia veicular e a popularização dos assistentes virtuais a bordo.
E então, você gostou deste artigo explicando o uso da IA na indústria de automóveis? Lembrou-se de alguma tendência importante sobre o tema? Aproveite para enriquecer a discussão, deixando o seu comentário abaixo!