Considerado um dos pilares da economia brasileira, o agronegócio enfrenta um grande desafio: acelerar a sua produtividade e ampliar os níveis de qualidade sem comprometer o meio ambiente. Nesse cenário, o uso de API na agricultura é uma importante iniciativa para incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a automação dessa área.
O trabalho no campo mudou. Já se foi o tempo em que as decisões do setor eram tomadas levando em consideração apenas o conhecimento do agricultor. Com o estabelecimento da agricultura de precisão, as tecnologias digitais e a análise de dados se tornaram indispensáveis para a administração das atividades do campo e a garantia de mais eficiência.
Quer modernizar os seus processos no agronegócio? Neste post, vamos mostrar como a API está sendo usada na agricultura e como a sua empresa pode aproveitar os benefícios dessa novidade. Confira!
Como as empresas do setor agrícola estão investindo em novas tecnologias?
A tecnologia está cada vez mais presente no campo. De acordo com uma pesquisa da Boston Consulting Group (BCG), aproximadamente 45% dos agricultores do Brasil almejam investir mais na automação de suas atividades depois da pandemia.
Como já mencionamos, a produtividade é um dos principais desafios na agricultura. Afinal, as empresas modernas buscam produzir mais e melhor, eliminar desperdícios e agregar valor aos seus produtos. Graças à transformação digital, os agricultores estão tendo acesso a ferramentas que possibilitam o alcance desse objetivo.
Entre as ferramentas tecnológicas que já são realidade no campo podemos citar o GPS, que fornece informações sobre latitude e longitude, ajudando a mapear áreas de plantio. É possível, ainda, utilizar softwares para monitorar as mudanças climáticas e mapear os períodos de chuva, o que permite definir as melhores épocas para plantar determinados cultivos.
Outra dificuldade na agricultura é o acompanhamento das plantações. Nesse sentido, muitas empresas estão usando as imagens de sensoriamento agrícola que possibilitam o monitoramento instantâneo de toda a área de plantio, a identificação de pragas e doenças nas plantas ou falhas na irrigação. Dessa forma, pode-se corrigir esses problemas rapidamente, antes que comprometam a colheita da safra.
Segundo o levantamento do Departamento Técnico do Sistema Famasul, a agricultura de precisão, que se baseia no uso de equipamentos tecnológicos na agricultura, permite um aumento de 29% da produtividade do setor, além de uma economia de até 23% dos insumos. Portanto, ela ajuda a produzir mais e economizar custos.
Quais são os benefícios da API na agricultura?
A Application Programming Interface (API) que, traduzida do inglês para o português significa Interface de Programação de Aplicativos, é definida como um conjunto de códigos e padrões de programação que pode ser acessado a partir de aplicativos de softwares e plataformas computacionais armazenados na internet.
Com o uso de APIs, os aplicativos da empresa podem ser integrados para que se comuniquem de forma automatizada e sejam utilizados em diferentes áreas dentro da agricultura. Veja, a seguir, quais são os benefícios da API para o agronegócio.
Permite a conectividade
A adoção de APIs facilita a conexão e troca de dados com companhias que se relacionam com a sua atividade. Se você tem um software de monitoramento de plantio, por exemplo, pode conectá-lo com uma API que reúne dados sobre controle de pragas e plantas invasoras.
Antes os dados eram coletados e transferidos manualmente. Agora, essas informações podem ser geradas e enviadas de modo totalmente automatizado, o que reduz a burocracia e acelera a tomada de decisão quanto ao cuidado e proteção dos plantios.
Possibilita a integração
Para as empresas que já utilizam um canal virtual para interagir com os seus fornecedores ou clientes, as APIs também são importantes aliadas. Com essas ferramentas, você pode integrar serviços, facilitando o fluxo de trabalho das organizações, como a reposição de insumos para o campo.
Melhora a experiência
As APIs são conhecidas por possibilitarem a automação, mas não é só isso, uma vez que também colaboram para a personalização de processos. Na prática, isso permite que os usuários tenham uma experiência fluida conforme transitam entre as plataformas digitais.
Se planejadas corretamente, as APIs são capazes de suprir todas as necessidades de seus usuários, de todos os departamentos, como o de gestão de cultivo e controle de pragas. Assim, os seus profissionais podem acessar dados oriundos de diferentes plataformas — fator que simplifica a interpretação de dados e amplia a produtividade das equipes.
Oferece novas oportunidades
A integração das plataformas e mais acesso a dados contribui para que os profissionais da agricultura possam analisar os diferentes cenários associados às suas atividades e, a partir daí, ter insights que dão origem a novas soluções e oportunidades de crescimento.
Com a adoção de APIs de previsibilidade climática e monitoramento das condições do solo, por exemplo, a empresa tem mais embasamento para entender quais cultivos são os mais apropriados nos próximos meses para cada solo, o que eleva o seu potencial de rendimento.
Ajuda a reestruturar processos no campo
As atividades mais trabalhosas do campo podem ser reestruturadas por meio da automação permitida pela união de APIs. Um exemplo disso é a integração entre softwares que analisam os dados climáticos e softwares de irrigação automática, considerando as necessidades de cada cultivo e região.
Como escolher uma boa solução para implementar na sua empresa?
Na hora de investir em APIs para uma empresa do agronegócio é fundamental levar alguns fatores em consideração. Em primeiro lugar, é necessário definir quais são os objetivos da organização, ou seja, o que você pretende obter a partir dessa tecnologia.
O próximo passo é buscar as APIs que atendam às necessidades do seu negócio. Faça uma lista de suas demandas para depois pesquisar quais são as APIs que mais se aproximam delas. Outro ponto relevante é entender quais são as mudanças no setor de agricultura e como uma API pode ajudar você a se adaptar a elas.
Referência em transformação digital, a Engineering oferece o DHuO, uma das melhores opções de API do mercado, que se destaca por ser simples, fácil e intuitivo. O produto fornece recursos para o design e governança de todo o ciclo de vida de APIs, protege de acessos indevidos, externaliza APIs para desenvolvedores e potenciais parceiros a partir de portais customizáveis, além de monitorar as APIs de forma centralizada e ativa.
Resistir ao uso da tecnologia é como fechar os olhos para uma invasão de pragas no seu plantio — é sinônimo de prejuízo. A implementação de API na agricultura abre portas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de soluções para o campo, o que impacta de maneira direta a produtividade e rentabilidade do setor agrícola. Afinal, as APIs ajudam desde a definição do que plantar até o acompanhamento das condições do solo, aspectos fundamentais para ter mais controle sobre o seu negócio.
Quer revolucionar as suas atividades no agronegócio? Entre em contato com a Engineering e conheça os benefícios das nossas soluções para o agronegócio!